• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O guia definitivo sobre a Unicamp 2018

A Unicamp é uma universidade super importante no cenário acadêmico brasileiro. Para você que está se preparando para o vestibular 2018, preparamos um guia com todas as informações importantes sobre a universidade. Ninguém vai tirar seu título de bixo ano que vem! Bora conferir as dicas e partiu Unicamp 2018? 😉  

VEM CONFERIR UMA PREPARAÇÃO ÉPICA PARA A UNICAMP 2018

Unicamp? Como vive? O que come?

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é uma instituição de ensino superior público. A universidade é uma das três iniciativas mantidas pelo governo do Estado de São Paulo – assim como a Unesp e a USP – e uma das melhores do país. a Unicamp também é considerada uma das melhores instituições da América Latina.

Para você ter uma ideia, a Unicamp sozinha é responsável por 8% da pesquisa acadêmica no Brasil, além de corresponder a 12% das pesquisas de pós-graduação do país inteiro! Atualmente, a Unicamp oferece 70 cursos de graduação e outros de 153 programas de pós-graduação. Além disso, a universidade conta com 34 mil alunos matriculados em seus cursos.

Só tem Campi em São Paulo?

Sim! Da mesma forma que a Unesp, a Unicamp só tem campi no Estado de São Paulo em quatro cidades: Campinas, a sede, Limeira, Piracicaba e Paulínia.

Assim como no vestibular da Unesp deste ano, na Unicamp 2018 os interessados poderão fazer a primeira fase da seleção também em Belo Horizonte (MG), em Fortaleza (CE) e em Brasília (DF) – além das 31 cidades paulistas. Essa é uma oportunidade bem legal para quem mora fora do estado prestar a prova.

Como fazer a inscrição

Simples: basta entrar no site da Comvest – a fundação responsável por toda a logística dos vestibulares da Unicamp – e concluir o seu registro. Vale ressaltar que essa é a única forma de se inscrever no vestibular. Porém, as inscrições para a Unicamp 2018 já estão encerradas. O calendário deste vestibular já está bem adiantado, como você pode conferir no próximo tópico.  

Mas só para você ficar ligado: para o ano de 2018, a Unicamp irá ofertar 3.330 vagas – sendo 1.150 delas alocadas no turno da noite. Estas oportunidades serão distribuídas entre 70 cursos de graduação. Além disso, a taxa de inscrição do vestibular da Unicamp 2018 foi de R$165.

Calendário da Unicamp 2018

  • Inscrições: até dia 31 de agosto
  • Pagamento da taxa de inscrição: até dia 1º de setembro
  • Primeira fase: 19 de novembro
  • Segunda fase: 14 a 16 de janeiro de 2018
  • Provas de habilidades específicas: 22 a 25 de janeiro de 2018
  • Primeira chamada de aprovados – para matrícula não presencial: 8 de fevereiro de 2018

Têm isenção da taxa de vestibular?

Com certeza! A Unicamp tem três modalidades de isenção da taxa do vestibular:

  • Modalidade I: estudantes de baixa renda que cursaram o Ensino Médio em escola pública;
  • Modalidade II: funcionários da Universidade e da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp) são automaticamente isentos do pagamento;
  • Modalidade III: candidatos aos curso de Licenciatura Integrada Química/Física, Pedagogia e Matemática.  

O período de solicitar a isenção também já foi encerrado. Ao todo, 8650 candidatos foram contemplados com o recurso de 9.934 pedidos recebidos pela Comvest.

Como descubro o meu local de prova?

Simples: basta entrar no site específico da Comvest para a consulta de locais de prova. Os candidatos podem acessar seus dados de inscrição tanto pelo número de inscrição, quanto pelo nome próprio no site.

É super recomendável que você confira o seu local de prova o quanto antes. Assim, fica mais fácil de montar um planejamento para o dia 19. Não vamos perder vestibular nenhum por conta de atrasos, né? 😉

Notas de corte

Só será possível conferir as notas de corte iniciais depois do dia 19 de novembro – quando os candidatos farão a prova de primeira fase. Mas sempre é possível se basear nas médias do ano passado para ter uma estimativa dos resultados da Unicamp 2018. Dá para conferir estes números aqui.

E essa tal concorrência?

A Comvest também já divulgou a relação de candidato por vaga da Unicamp 2018. Medicina segue sendo, disparado, o curso mais procurado. Bem sabemos que os candidatos ficam ansiosos para saber como está a concorrência. Então, selecionamos as cinco formações mais procuradas na Unicamp. Se isso não for o suficiente para controlar sua ansiedade, dá uma conferida no levantamento comparativo entre a concorrência dos vestibulares 2018 e 2017.

  • Medicina – Integral: 279 candidatos por vaga
  • Arquitetura e Urbanismo: 97,6 candidatos por vaga
  • Ciências Biológicas – Integral: 51,8 candidatos por vaga
  • Comunicação Social – Midialogia: 48,5 candidatos por vaga
  • Engenharia Química – Integral: 34,8 candidatos por vaga

Como está a questão das cotas?

Em maio deste ano, a Unicamp deu início ao processo de implementar cotas étnico-raciais nos seus vestibulares. A decisão definitiva ainda não foi deliberada. Porém, a etapa final das discussões teve início no final de outubro e, caso aprovada, a Unicamp terá 25% das suas vagas destinadas a nova ação afirmativa a partir do vestibular 2019.

Enquanto aguardamos as novidades sobre a implementação do sistema de cotas, a Unicamp já trabalha com o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS). O sistema funciona da seguinte forma: 60 pontos são adicionados na nota da primeira fase dos candidatos que tenham cursado o ensino médio na rede pública brasileira. Para aqueles que tenham se autodeclarados PPI (Pretos, Pardos ou Indígenas), além dos 60 pontos iniciais, são somados mais 20 pontos.

Já na segunda fase, os participantes aprovados têm 90 pontos somados à nota da Redação e outros 90 às notas das provas discursivas, enquantos os candidatos considerados PPI tem 120 pontos acrescidos às suas notas – discursivas e Redação.

Tem gabarito?

Sim! Assim que a Comvest publicar o gabarito oficial, iremos divulgar nas nossas redes sociais para que você possa conferir suas respostas. Então, fica ligado!

Quando descubro se passei?

A previsão é que a primeira chamada dos candidatos aprovados – para a matrícula não presencial – seja divulgada em 8 de fevereiro de 2018!

Agora vamos com tudo nesta reta final de preparação para a primeira fase. Queremos garantir que você tenha a melhor preparação possível para as provas. Ninguém vai tirar seu posto de bixo ano que vem! 😀