• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Guia definitivo para entender o ENEM, Sisu e ProUni em 2015!

O resultado do ENEM, para o vestibulando, é quase tão esperado nesse final de ano quanto a Mega Sena da Virada pela maioria dos brasileiros – depois de comer muito nas festas de dezembro e aproveitar um pouquinho o descanso desses dias preguiçosos, bate aquela ansiedade para saber quando é que sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio vai sair, não é?

VEJA COMO SE INSCREVER NO SISU PASSO A PASSO

Para você não ficar perdido e tirar todo o proveito possível das informações sobre o ENEM e o Sisu, preparamos o “Guia definitivo do vestibulando que quer entender o ENEM e o Sisu de uma vez por todas”, que reúne o melhor das notícias sobre esses assuntos e descomplica tudo para você. Ufa! Está preparado para conferir, passo-a-passo, as datas, procedimentos e novidades desses sistemas? Vamos nessa!

Guia para entender o ENEM, Sisu e ProUni em 2015!

Chega de livros e sites complicados para entender o ENEM, o Sisu e o ProUni. Vamos descomplicar essa pra você!

 

 

1. Quando serão divulgadas as notas do ENEM?

O resultado oficial do ENEM 2014 (ou seja, a sua nota!) será disponibilizado no dia 13 de janeiro, terça-feira. Portanto, anote na agenda que nesse dia você já tem compromisso: ficar em frente ao computador atualizando a página do ENEM a cada cinco segundos para conferir o seu tão esperado resultado!

 

2. Quando poderei me inscrever no Sisu?

O Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, é aquele site no qual o aluno que prestou o ENEM 2014 pode se inscrever e concorrer a um curso na graduação. Nesse ano, o sistema estará disponível entre os dias 19 e 22 de janeiro e é durante essa data que você, vestibulando, deverá escolher o curso e a universidade onde quer estudar. Durante essa data você estará concorrendo com outras pessoas para ocupar a vaga ofertada e você pode verificar se está dentro da nota de corte ao fim de cada dia.

 

3. Por que as notas do ENEM não foram divulgadas na primeira semana de janeiro?

As notas, esperadas para a primeira semana de janeiro, atrasaram por conta do aumento de inscritos no Exame e do atraso da aplicação da prova (que geralmente é feita no mês de Outubro e, excepcionalmente em 2014, foi aplicada em Novembro para não coincidir com as Eleições).

 

4. É verdade que o Sisu terá apenas uma chamada?

Sim. A partir desse ano, o Sisu terá uma única chamada em seu site para convocar os alunos que conseguiram manter-se acima da nota de corte. Mas calma, isso não significa que, se você não passou na primeira, não terá mais chance. A segunda chamada ainda vai ocorrer, mas não pelo site do Sisu: deverá ser acompanhada, por total responsabilidade do candidato, na universidade pela qual está concorrendo. Fique de olho!

 

5. Quando sai o resultado do Sisu?

O resultado da primeira chamada sai no dia 26 de janeiro de 2015 e você poderá consultá-lo no site do Sisu.

 

6. Quais são as datas importante relacionadas ao ProUni?

As inscrições para o ProUni, programa do governo que oferece bolsas em universidades particulares, ocorrerão entre os dias 26 e 29 de Janeiro. O resultado será divulgado no dia 2 de fevereiro. Atenção para algumas novidades: apenas alunos com notas acima de 450 e que não tenham zerado a redação poderão concorrer ao programa.

 

Tirou todas as suas dúvidas sobre como o ENEM, Sisu e ProUni vão funcionar nesse começo de 2015? Você ainda pode conferir passo a passo como se inscrever no Sisu aqui no Descomplica! Deixe também o seu comentário! 😀