• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Gabarito ENEM 2014: Questões polêmicas de Humanas e Natureza comentadas!

Oi, gente! O Descomplica já divulgou o Gabarito ENEM 2014! Confira agora os comentários das questões mais polêmicas. Nesse post, estamos nos guiando pela prova azul. Confira:

Gabarito ENEM 2014

BIOLOGIA:

Questão 47
Resposta: D

Assunto: Bioquímica (proteínas)
Nível: Fácil
Alimentos de origem animal são as principais fontes de proteínas. Os aminoácidos essenciais são aqueles somente adquiridos através da alimentação.

Questão 49
Resposta: D
Assunto: Ecologia (lixo)
Nível: Médio
A decomposição anaeróbica nos aterros sanitários produz o biogás (metano) que pode ser utilizado na geração de energia elétrica.

Questão 53
Resposta: A
Assunto: Evolução (conceito)
Nível: Fácil
A questão aborda o conceito clássico de evolução, processo no qual as espécies se modificam ao longo do tempo.

Questão 60
Resposta: C
Assunto: Ecologia (Relações ecológicas)
Nível: Difícil
Fungos e bactérias competem de forma interespecífica pelo ferro presente no solo. Alunos podem ter confundido com o distrator ¨D¨ que indica a produção de substâncias pela bactéria inibindo o crescimento do fungo. Se isso ocorresse seria uma relação de amensalismo ou antibiose.

Questão 63
Resposta: E
Assunto: Ecologia (Ciclos Biogeoquímicos)
Nível: Fácil
Desnitrificação é a conversão de nitrato NO3 em nitrogênio gasoso realizada por bactérias desnitrificantes (Pseudomonas denitrificans).

Questão 66
Resposta: A
Assunto: Ecologia (Fontes de energia)
Nível: Fácil
A fissão de material radioativo (ex: Pastilhas de urânio) libera calor em excesso. A água é utilizada no processo de resfriamento do reator.

Questão 69
Resposta: E
Assunto: Genética (Engenharia genética/Biotecnologia)
Nível: Fácil
Organismos transgênicos são aqueles que recebem genes de outras espécies através da engenharia genética.

Questão 71
Resposta: E
Assunto: Ecologia (Desequilíbrio ecológico)
Nível: Médio
Esqueletos calcáreos são desfeitos com o o aumento da acidez dos oceanos, diminuindo assim as formações coralíneas.

Questão 73
Resposta: D
Assunto: Citologia (Organelas)
Nível: Médio
A presença de autoduplicação, DNA circular, ribossomos 70s, membrana dupla, bem como a ausência de íntrons suportam a teoria endossimbiótica de mitocôndrias e cloroplastos (Lynn Margulis)

Questão 74
Resposta: D
Assunto: Genética (Herança ligada ao sexo)
Nível: Difícil
Embora o heredograma não permita certeza na definição do tipo de herança, ela aparentemente é dominante e ligada ao sexo uma vez que homens afetados (XAY) sempre tem filhas afetadas (XAX_).

Questão 75
Resposta: B
Assunto: Fisiologia (Sistema digestório)
Nível: Fácil
Proteases gástricas digerem proteínas em meio ácido. Logo a carne (proteína) deverá ser digerida em pH baixo como o expresso na alternativa (pH=5).

Questão 78
Resposta: D
Assunto: Ecologia (Sustentabilidade)
Nível: Médio
O uso de biopolímeros facilita a degradação de embalagens uma vez que estas substâncias são biodegradáveis (podem ser decompostas por bactérias e fungos).

Questão 79
Resposta: B
Assunto: Genética (Sistema ABO)
Nível: Médio
Sabendo que o soro anti-A reage com o aglutinogênio A e o soro anti-B reage com o aglutinogênio B, o sangue A refere-se ao lote II, único lote que aglutina com o anti-A e não aglutina com o anti-B.

Questão 81
Resposta: B
Assunto: Ecologia (Cadeia Alimentar)
Nível: Fácil
A partir da construção da seguinte cadeia alimentar: Plantação (produtor) – Lagarta (Consumidor primário ) – Larva parasitoide (Consumidor secundário). Observa-se que as larvas parasitoides desempenham este papel na cadeia alimentar.

Questão 85
Resposta: D
Assunto: Programa de Saúde (Imunização)
Nível: Fácil
A inoculação do imunobiológico I (vírus/bactérias) e imunobiológico II (veneno de cobra) consistem em imunizações artificiais pois inoculam antígenos visando a produção de anticorpos.

Questão 89
Resposta: D
Assunto: Embriologia (Células-tronco)
Nível: Fácil
Células-tronco são pouco diferenciadas e possuem alta taxa mitótica. Sua grande vantagem é a possibilidade de diferenciação em outros tecidos.

 

Geografia:

Questão 1
Resposta: E
Comentário: A charge e o texto evidenciam a nova possibilidade de comunicação entre as mais diversas regiões brasileiras, mostrando como a técnica permitiu o aumento da integração regional

Questão 3
Resposta: B
Comentário: A queda do volume de água dos afluentes a partir do uso de suas águas, faz com que o Mar de Aral conte com menor volume e peso de água, essa diferença criar uma maior concentração de sais na água. Esse processo de salinização acelera o processo de desertificação da área e por isso é o gabarito da questão.

Questão 5
Resposta: A
Comentário: A charge mostra uma situação de domínio e superioridade das máquinas em relação ao homem, já obsoleto e marginalizado funcionalmente, pelo avanço tecnológico. Tal contexto nos leva a questionar o próprio progresso.

Questão 7
Resposta: A
Comentário: O texto deixa clara a insatisfação do trabalhador rural que “divide” o produto com quem “não planta nada” (dono da terra – meio de produção). Mesmo com o bom momento climático, o trabalhador pensa em migrar pelo caráter concentrado de terras no Nordeste brasileiro.

Questão 9
Resposta: E
Comentário: Os textos mostram a concentração populacional no Sul-Sudeste da Ásia e o uso intensivo da mão de obra não qualificada na Índia. Esse contexto se encaixa na lógica global de distribuição espacial da indústria e do aproveitamente de vantagens comparativas.

Questão 10:
Resposta: C
Comentário: Entre as maiores consequências da crise na Zona do Euro está a crise do desemprego, gravíssima no caso espanhol. A nova situação tem levado muitos espanhois qualificados para espaços que estejam em momentos de crescimento econômico e demanda por mão de obra qualificada.

Questão 13
Resposta: B
Comentário: Ao comparar Eua e França, a questão pediu uma diferença longitudinal (sentido Leste-Oeste) em relação ao Sol. Assim como na lógica dos fusos horários, a rotação (movimento em torno do próprio eixo) gera dias e noites, assim como cria diferentes períodos de insolação

Questão 20
Resposta: E
Comentário: A região do Sahel na África, marca o encontro do deserto do Saara com as regiões tropicais. O crescimento da vegetação provocado pela ação conjunta de países, visa impedir o crescimento das áreas de deserto na região.

Questão: 26
Resposta: D
Comentário: O mapa mostra a enorme concentração de pessoas que se deslocam de municípios vizinhos até Belo Horizonte (centro mais importante na hierarquia local). Tal fenômeno é incentivado pela contiguidade de municípios colados ou conurbados.

Questão 27
Resposta: E
Comentário: O governo JK (1956-1961) marcou a opção brasileira pelo rodoviarismo e a enorme chegada de transnacionais, tal cenário enfraqueceu o setor ferroviário e diminuiu a sua atuação no Brasil.

Questão 34
Resposta: C
Comentário: A questão pediu um conhecimento específico de atividades desenvolvidas em três pontos do espaço brasileiro, a única diretriz é que são atividades que utilizam tecnologia. A partir dos espaços marcados a resposta fala sobre a questão energética , com as produções hidroelétricas no Pará (Belo Monte) e Rondônia (Jirau), e as usinas nucleares de Angra no Rio de Janeiro. Todas essas atividades geram impactos como o alagamento das hidroelétricas, além do aquecimento das águas e os riscos de acidentes radioativos.

Questão 35
Resposta: E
Comentário: A convecção (movimento de subuda do ar) na Amazônia está ligada a sua alta temperatura e a sua posição na ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), colocando como único gabarito possível aquele que fala dos fluxos de ar da região.

Questão 36
Resposta: D
Comentário: A cadeia Meso-Atlântica (maior cordilheira da Terra) foi formada no processo de rifteamento (separação) e do movimento divergente das placas Africana e Sulamericana, que por sua vez, gerou intensas liberações de magma que formaram a imensa formação montanhosa submarina.

Questão 37
Resposta: C
Comentário: O mapa destaca os BRICS e a questão nos leva a crescente integração econômica que o grupo possui, permitindo que as economias emergentes aumentem o seu poder de influência no mundo. No campo político, os BRICS ainda possuem grandes diferenças internas, por exemplo, a democracia brasileira e o fechado regime chinês.

Questão 38
Resposta: C
Comentário: A ideia de sustentabilidade pressupõe que um recurso será utilizado mas o seu uso não implicará no seu esgotamento para as gerações futuras. O caso do aquífero Alter do Chão demanda uma gestão combinada por causa de sua extensão, assim o uso de suas águas seria melhor fiscalizado e controlado.

 

Química:

Questão 59
Resposta: Letra D
Comentário:
Questão que envolve o tema eletroquímica com subtópico pilha. Nela, a questão objetiva identificar uma espécie capaz de recuperar a prata e, para isso, ela precisa sofrer redução segundo a semi-reação exposta na tabela de potenciais de redução. O aluno precisa ter muita atenção, pois é comum imaginar que a melhor substancia que irá reduzir a prata será a que apresenta o maior potencial de oxidação. Seguindo este raciocínio, nota-se que o alumínio faria o melhor papel de espécie a ser oxidada, mas nas opções utilizam o cátion do alumínio e não o alumínio metálico. Isso ocorre com o zinco também! Logo, a única espécie que tem o maior potencial de oxidação ou menor de redução nas opções listadas pelo ENEM é o estanho metálico sólido e não como cátion.

Questão: 48
Resposta:  A
Nível: Difícil
Comentário: É importante observar que a pergunta da questão refere-se a causa da quebra da molécula de ozônio. Os CFCs recebem a incidência de radiação que sofrem uma cisão homolítica produzindo um radical livre (reação radicalar) de cloro. Este ataca o ozônio e então a reação inicia.

Questão: 51
Resposta: A
Nível: Difícil
Comentário: O carvão ativado, por ser poroso, retêm o clorofórmio e outros compostos orgânicos presente na água. Embora não tenha sido exigido de vocês, é válido saber que este tipo de carvão também é utilizado para retirar odor da água.

Questão: 52
Resposta: D
Nível: Médio
Comentário: Enantiômeros são uma classe de isômeros (compostos diferentes com a mesma fórmula) espaciais (a diferença entre os isômeros  está na sua fórmula estrutural espacial).
Com estas explicações excluímos a letra A, pois isômeros espaciais não reagem entre si.
Para excluir a segunda opção percebemos que, por serem moléculas distintas, haverá um método para separá-las.
Sobre a terceira opção, o texto diz que há uma mistura racêmica entre os isômeros, o que implica em dizer que os dois estão com a mesma concentração.
Os isômeros espaciais tem as mesmas função orgânica, o que elimina ultima opção.

Questão: 54
Resposta: B
Nível: Médio para difícil
Comentário: Quanto mais saturado é o composto, maior é a estabilidade frente a oxidação. Para entendermos melhor, vejam como ficou a representação feita pela questão:

*C numero de  carbonos : numero de instaurações.

Entendendo esta representação, fica mais fácil perceber que os ácidos graxos que devem estar em maior concentração devem ser o Mirístico, Palmítico e Esteárico; enquanto os ácidos graxos mais insaturados devem estar em menor concentração, são eles: Linolênico, Linoleico e Oleico.

Questão: 58
Resposta: B
Nível: Fácil
Comentário: Sabões são sais orgânicos (grupo funcional –COONa) gerados a partir da reação de ácido graxo (cadeia carbônica longa) com uma base forte (fornece o Na para o composto). Com estas características teremos como resposta o C17H33COONa

Questão: 59
Resposta: D
Nível: Difícil
Comentário: Questão que envolve o tema eletroquímica com subtópico pilha. Nela, a questão objetiva identificar uma espécie capaz de recuperar a prata e, para isso, ela precisa sofrer redução segundo a semi-reação exposta na tabela de potenciais de redução. O aluno precisa ter muita atenção, pois é comum imaginar que a melhor substancia que irá reduzir a prata será a que apresenta o maior potencial de oxidação. Seguindo este raciocínio, nota-se que o alumínio faria o melhor papel de espécie a ser oxidada, mas nas opções utilizam o cátion do alumínio e não o alumínio metálico. Isso ocorre com o zinco também! Logo, a única espécie que tem o maior potencial de oxidação ou menor de redução nas opções listadas pelo ENEM é o estanho metálico sólido e não como cátion.

Questão: 65
Resposta: A
Nível: Fácil
Comentário: Para o fármaco estar bioativado, sua cadeia não pode ser planar. Para carbonos, apenas os híbridos sp3 não são planares. Como esse tipo de híbrido ocorre quando apenas ligações simples existem, a única opção será a letra indicada no gabarito.

Questão: 66
Resposta: B
Nível: Médio
Comentário: a desoxigenação ocorre na condensação (ultima etapa do processo). São dois circuitos diferentes, a água é aquecida a partir de reações nucleares (circuito 1) que se mantém dentro do reservatório sem haver contato com a água do mar. A água do mar é utilizada para resfriar o vapor d`água produzido dentro da usina e depois jogada de volta no mar (circuito 2). O aquecimento dessa água que percorre pelo circuito 2 na condensação para resfriar o vapor d`água produzido e, depois, é jogado no mar novamente que terá seu oxigênio perdido. Isso acarretará no problema citado no texto.

Questão: 70
Resposta: D
Nível: Médio
Comentário: A questão diz que a concentração de OH é igual a 1,0 x 10-10 mol/L. Com isso teremos:

pOH = – log 10-10

pOH = 10

pH + pOH = 14

pH = 4

Pra atingir as normas da legislação (5<pH<9) teremos que elevar o pH de 4 para a faixa permitida. O aumento de pH é gerado a partir de uma base ou uma substância que, por hidrólise, produz um meio básico. Entre as opções teremos o sal K2CO3. Veja sua hidrólise:

K2CO3 + H2O à KOH (base forte) + H2CO3 (ácido fraco)

Como a base forte prevalece, ela será utilizada para elevar o pH.

 

Questão: 77
Resposta: B
Nível: Médio
Comentário: O composto que segue as prescrições que ele pediu foi

quimica1

 

Questão: 80
Resposta: E
Nível: Médio
Comentário: A mistura fenol + acetona é uma mistura de líquidos miscíveis e o melhor método para separá-los é destilação fracionada.

Questão: 83
Resposta: B
Nível: Médio
Comentário: A questão diz que para solos agrícolas, a legislação limita a utilização a até 30mg/kg e para água subterrânea o limite é de 0,14mg/L. Apenas o solo II precisa de bioremediação. Veja os cálculos:

2 x 10-2 x 103 mg — 0,5 kg

X                               — 1kg

X = 40mg/kg (acima do recomendado pela legislação)

 

Questão: 86
Resposta: E
Nível: Fácil
Comentário: A piridina é uma substância básica por apresentar a função amina. Para consumi-la, utiliza-se um ácido (ácido acético) para consumir a amina numa reação de neutralização. Sendo a piridina (substância mau cheirosa) consumida, o odor reduz.

Questão: 88
Resposta: C
Nível: Médio
Comentário: A partir do acerto dos coeficientes da reação 2 (dividir por 2 toda equação) com relação a equação 1, teremos a mesma quantidade de CaSO3 sendo produzido e consumido nas equações. Esse acerto estabelece a relação:

1 mol SO2 — 1 mol CaSO4 (136g)

136g — 100 %

X        — 90 % (rendimento)    X= 122,4g

Filosofia:

Questão 02
Resposta: C
Nível: médio
Comentário: No período medieval, a estética era utilizada para fins didáticos através da estilizacão. A arte utilizada nas igrejas tinha por objetivo angariar fiéis. Portanto, a resposta é letra C.

Questão 04: nível difícil
Resposta: D
Nível: Difícil
Descartes defende que a dúvida nos leva a um método para gerar conhecimento (como se fosse uma meta), uma vez que há eliminacão de falsos conhecimentos, que leva a uma verdade.

Questão 11: nível fácil
Resposta: A
Nível:  fácil
A democracia, iniciada na Grécia, buscava a participacão política e o tratamento dos indivíduos como iguais de acordo com o princípio da isonomia.

Questão 12: nível médio
Resposta: A
Nível: médio
A bioética é uma vertente que busca a compreensão da moralidade da vida humana no campo da ciência da vida.

Questão 14
Resposta: B
Nível: médio
De acordo com Habermas, uma norma só pode ser considerada válida quando há um consenso entre as partes de forma racional.

Questão 19: nível fácil
Resposta: C
Nível: fácil
Para ambos (Tucídides e Aristóteles), a cidadania estava intimamente ligada a participação política.

Questão 24
Resposta: A
Nível: difícil
Para Epicuro há uma busca pelos prazeres a fim de de gerar determinado conhecimento.

Questão 25
Resposta: B
Nível: Médio
Platão assume que alcancamos a verdade através do que é apreendido pelo conhecimento inteligível (razão) em concordancia com a dialética, que é a forma de gerar o conhecimento verdadeiro.

Questão 29
Resposta: C
Nível: difícil
O período retratado marca a transicão do período medieval para o moderno. Desse modo, há a oposicão entre os pensamentos advindo da ciência com o que era defendido pela igreja na escolástica.

Sociologia: 

Questão 05
Resposta: A
Nível: fácil
A organizacão do trabalho em conjunto com o avanco tecnológico gerou uma troca de mão-de-obra humana por máquinas, o que mostra a insatisfacão em relacão ao progresso ao progresso, como exposto na charge.
 
Questão 08
Resposta: D
Nível: médio
A questão trata da ideia de como alguns costumes que possuímos podem relacionar-se a valores encontrados em outras culturas.

Questão 16
Resposta: C
Nível: fácil
É considerado patrimônio cultural imaterial, todo aquele que busca a abrangência de expressões culturais de determinadas sociedades.

Questão 17
Resposta: B
Nível: médio
Na Constituicão de 1988 são considerados os direitos sociais garantidos a todo cidadão: moradia, saúde, educacão, transporte, seguranca… São aqueles que visam garantir o uso dos direitos que são fundamentais, em condicão de igualdade.

Questão 30
Resposta: A
Nível: médio
Entende-se por identidade cultural o sentimento e relacão entre os indivíduos e os valores de uma sociedade. Para compreender esse termo, basta analisar as manifestações culturais existentes.

 


 

A partir de agora, estamos falando da prova amarela do ENEM, ok? Vamos lá:

História:

Questão 2
Resposta: A

Nível: médio
Questão faz associação da memória histórica com a constituição do espaço público, apresentando inclusive culturas diversificadas, como a egípcia, na composição de sua identidade patrimonial.
Questão 03
Resposta: D
Nível: médio
Ao impedir que a multidão se aproximasse do palácio, o trecho evidencia a defesa do poder vigente e o medo de que tal manifestação abalasse ainda mais os pilares do Império. Além disso, o autor destaque interesses diversos fundidos na Revolta do Vintém, citando políticos que se aproveitariam da ação popular como forma de desestruturar o governo.
Questão 09
Resposta: E
Nível: fácil
Temos o destaque ao período colonial brasileiro e a intensa disputa entre colonos e jesuítas quanto ao domínio do indígena, quando o Estado metropolitano decreta a proibição a escravização do índio, deixando o nativo a cargo da Igreja para a ação da catequese. O principal mecanismo para possibilitar a conversão dos mesmos foi a comunicação utilizando-se o tupi.
Questão 10
Resposta: A
Nível: Difícil
O caráter ditatorial do Estado Novo de Vargas (1937-1945), teve por método a proibição de toda forma de contestação ao governo e até aquelas agremiações que não explicitamente contestatórias, mas que poderiam representar alguma ameaça. Neste contexto, a FNB acabou sofrendo o cerceamento com os demais partidos políticos e organizações consideradas politizadas.

Questão 12
Resposta: B
Nível: fácil
A corrida imperialista teve por marca a intensa disputa entre as nações europeias por mercados consumidores e fontes de matérias prima, de modo que algumas foram beneficiadas frente outras que se sentiram desprestigiadas no processo. O principal resultado foi a eclosão da Primeira Guerra Mundial no iniciar do século XX.

Questão 18
Resposta: D
Nível: fácil
Com a Crise de 1929 e crise do café no Brasil, a Revolução de 30 levou Getúlio Vargas ao poder no país e dentre as medidas emergenciais para diminuição à dependência da agrário-exportação foi a industrialização de base.

Questão 19
Resposta: B
Nível: fácil
O trecho constitucional e a charge destacam o caráter social dos direitos garantidos pela Carta de 1988, a Constituição Cidadã, evidenciando o direito à educação, trabalho, proteção à maternidade e à infância, figuras de destaque na imagem.

Questão 20
Resposta: C
Nível: médio
Vencer o medo, o chamado “Mar tenebroso”, era uma das metas do empreendimento das navegações. O trecho destaque o temor quanto ao desconhecido, que entretanto não impedia o projeto expansionista marítimo do período. O próprio trecho é retirado da obra História do medo no Ocidente.

Questão 28
Resposta: E 
Nível: médio
Comentários: Motivada por outros países que sofreram com regimes militares e que estão revendo seus crimes políticos, a Comissão Nacional da Verdade no Brasil tem trazido à tona casos do período ditatorial militar esquecidos por muitos, com a proposta de não deixar impunes líderes que promoveram ações de desrespeito aos direitos humanos.

Questão 29
Resposta: C
Nível: médio
Comentário: A Revolução Científica do século XVII destaca a ciência matemática como principal forma de compreensão do universo, promovendo intenso questionamento às imposições da filosofia escolástica, como era conhecido o conjunto de doutrinas imposta pela Igreja Católica. Quando o autor afirma que sem o conhecimento do universo mediante estudo da ciência vagamos num obscuro labirinto, lembramos o intenso desejo dos intelectuais do período em se livrarem de vez do que conhecemos como “Idade das Trevas”, numa referência à Idade Média.

Questão 30
Resposta: B
Nível: fácil
Comentário: A questão faz menção ao Período Joanino (1808-1821) iniciado com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Dentre as primeiras medidas tomadas por D. João VI tivemos o decreto de abertura dos portos às nações amigas, representando a quebra do pacto colonial facilitando a introdução de produtos ingleses no Brasil. Tal fato pode ser considerado como marco inicial do processo de independência política brasileira, que somente se concretizaria em 1822.

Questão 31
Resposta: C
Nível: médio
Comentário: Momento do 2º Reinado (1840-1889) na Monarquia do Brasil que, inicialmente até obteve êxito no tocante a consolidação imperial, todavia, a parti de 1870 começamos a estudar elementos questionadores à Monarquia, a exemplo do fortalecimento das mobilizações em defesa do Federalismo no país. Com isso, os ideais republicanos acompanham os conceitos federalistas de inspiração Norte-americana, ratificados na Convenção de Itu na mesma década, levando à formação do Partido Republicano Paulista (PRP) e Partido Republicano Mineiro (PRM).

Questão 32
Resposta: A
Nível: fácil
Contexto da Guerra do Paraguai (1864-1870) da Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) contra o Paraguai e em que no Brasil do Segundo Reinado tivemos a mobilização dos “Voluntários da Pátria”, negros escravos combatentes em troca da alforria. Todavia, a questão enfatiza pelo texto e imagem a contradição existente no fato dos soldados escravos serem libertos enquanto seus familiares continuam sob os castigos da escravidão negra.

Questão 33
Resposta: B
Nível: médio
Comentário: Governo do Presidente Campos Sales (1898-1902) na Primeira República do Brasil, destacando-se a Política dos Governadores, caracterizada pela troca de favores entre o poder Federal e dos Estados do país, assegurando-se o controle sobre as eleições e sobre as manifestações de massas, a partir do apoio das oligarquias regionais, explicitado no fenômeno do Coronelismo.

Questão 35
Resposta: B
Nível: fácil
Comentário: A questão destaca a utilização dos meios de comunicação como mecanismo de mobilização política em diferentes instâncias de poder e regimes governamentais, como na França do presidente Charles de Gaulle nos anos 1960 e nos discursos do aiatolá Khomeini nos anos 1970. Atualmente tivemos inúmeros casos de mobilizações populares a partir da utilização das tecnologias da informação, a exemplo dos protestos no Brasil e Primavera Árabe.

Questão 37
Resposta: C
Nível: fácil
Comentário: O queijo minas enquanto patrimônio cultural brasileiro enfoca a chamada cultura imaterial, ou seja, aquilo que se produz constantemente, assim como o ofício das paneleiras de Goiabeiras. Os demais itens tratam da cultura material do patrimônio histórico brasileiro.

 

 


E você, o que achou da prova do ENEM? Deixe o seu comentário contando um pouco sobre o seu desempenho na prova e não deixe de conferir o seu gabarito na página Gabarito ENEM! 😀