• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Medicina na USP irá adotar cotas raciais e aderir ao ENEM ainda neste ano

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Fmusp) irá destinar uma parte das suas vagas para as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também irá implementar uma política de cotas raciais a partir do vestibular 2018. Na última quinta-feira, dia 29 de junho, um grupo de estudantes fizeram um ato reclamando por propostas de inclusão de estudantes de escola pública no corpo discente da universidade. Esse é um marco histórico e inédito na trajetória centenária da Fmusp.

QUER PASSAR EM MEDICINA? A GENTE TE DIZ COMO! <3

A informação foi confirmada pelo diretor da faculdade, José Otávio Costa Auler Júnior, após a Congregação da Fmusp divulgar a decisão na última sexta-feira, dia 30 de junho. O representante ainda garantiu que a medida também que os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, e Terapia ocupacional, vinculados ao instituto, terão uma porcentagem das suas vagas destinadas às notas do ENEM.

Todos os anos, a Fmusp oferta 175 vagas para novos alunos. Destas, 50 vagas serão destinadas para o Sisu, segmentadas da seguinte forma: 10 para ampla concorrência, 25 para candidatos que cursaram o ensino médio de escola pública e os demais 15, para estudantes da rede pública que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas. As demais 125  vagas ainda selecionarão os candidatos por meio do vestibular tradicional da Fuvest que utiliza uma política de bônus progressiva para estudantes de ensino público. Dessa forma, 8,6% das vagas serão destinadas para as cotas raciais.

Segundo José Otávio Costas, a Usp pretende destinar 50% das suas vagas para alunos da rede pública de ensino médio até 2021. Ainda ano passado, a universidade adotou parcialmente o Sisu para selecionar uma parcelas dos seus calouros, porém cerca de 45% das vagas não foram preenchidas e nem todos os cursos foram contemplados pelo sistema.

As novas medidas de inclusão da Usp são uma chance incrível de conseguir cursar um dos melhores cursos de Medicina de todo o país e a gente tá aqui junto com você em busca desse sonho! Vem com a gente rumo à aprovação? 😉