• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

ENEM como porta de entrada para a Universidade de Coimbra

Universidade de Coimbra

Universidade portuguesa usa ENEM como processo seletivo para estudantes brasileiros

O ENEM é considerado o maior vestibular do país: aproximadamente 7,17 milhões de pessoas prestaram a prova em 2013. Agora além do processo seletivo te colocar dentro das maiores faculdades do Brasil, também servirá como porta de entrada para o exterior. A Universidade de Coimbra anunciou em seu site oficial que estudantes brasileiros com o Ensino Médio concluído poderão se inscrever para os cursos de graduação da universidade com as notas do  ENEM de 2011, 2012 e 2013. Coimbra, considerada patrimônio mundial pela UNESCO em 2013, é um destino muito procurado pelos estudantes brasileiros em formação acadêmica, mesmo com sua ausência nos principais rankings de qualidade educacional do mundo. Recentemente, a Universidade da Beira Interior, também de Portugal, anunciou que aceitará alunos brasileiros por meio do ENEM, assim como Coimbra.

Universidade é pública, mas cobra mensalidade.

É possível se inscrever nos cursos de graduação nos anos de 2014 e 2015. Cada curso possui uma nota baseada no peso das matérias, mais ou menos como ocorre nos moldes do Sisu: para passar em Direito, por exemplo, a nota da redação vale 45% da nota final; os outros 45% restantes são preenchidos pela nota em Ciências Humanas e suas Tecnologias, e os 5% finais com a nota geral do ENEM. No site da universidade é possível verificar todos os pesos que compõem as notas de cada curso e também quais cursos são oferecidos.

Vale lembrar dois pontos sobre cursar a graduação na Universidade de Coimbra: é necessário pagar uma mensalidade de, aproximadamente, 700 euros (o equivalente a R$2,1 mil); a universidade é pública, mas para estudantes estrangeiros é necessário o pagamento da taxa mensal – maior do que a taxa cobrada para estudantes nacionais, já que, segundo a própria universidade, esses últimos pagam impostos que também sustentam a universidade. Outro motivo a ser ressaltado – dessa vez, de modo positivo – é o de que, por ser uma das universidades mais antigas do mundo, Coimbra possui em seu portfolio de estudantes nomes renomados da literatura portuguesa: Luís de Camões, Eça de Queirós e Gregorios de Matos, por exemplo, já estiveram na universidade. Já imaginou que maneiro estudar no mesmo lugar em que esses mestres das letras estudaram? 🙂