• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2021, por que começar a estudar agora?

De repente já estamos no começo do ano e você deve estar se perguntando: Será que devo me atentar ao Enem 2021? E a nossa resposta é sim! Por isso, nós separamos 7 justificativas excelentes para você começar a estudar agora para o Enem 2021. Bora lá?

1. Planejamento antecipado para o Enem 2021

Esta é uma das maiores vantagens: poder montar um planejamento antecipado e começar a estudar antes de todo mundo. Isso pode ser extremamente positivo para você, caso tenha dificuldades básicas em algumas disciplinas, como Matemática, Química ou Física. Que tal começar a estudar o conteúdo básico dessas disciplinas, nivelando, assim, a sua base e se preparando melhor para as aulas ao vivo?

Outro ponto é se adequar lentamente à plataforma. Estudar on-line envolve disciplina e conhecimento, ao mesmo tempo que passa por um processo de aprendizagem sobre os recursos disponíveis para isso. Assim, você já vai se adequando à plataforma para não enfrentar dificuldades quando as aulas começarem.

Sugestão de exercício

Dobre uma folha de papel ao meio. Em um lado, coloque as boas práticas de estudo que você possui ou que gostaria de desenvolver. Anote, no outro lado da folha, as práticas ou hábitos que você gostaria de eliminar da sua rotina de estudos. Se você já fez o Enem, busque realizar uma avaliação do que funcionou e do que você precisa melhorar.

Por exemplo, Matemática foi uma grande dificuldade? Então, que tal começar um planejamento de estudos pelo básico dessa disciplina? A partir disso, utilize esse começo antecipado para se preparar para 2021, que será um ano de muita evolução.

2. Descobrir seus pontos fortes e administrar seus pontos fracos

O segredo para conquistar um grande desempenho na sua vida, trabalho ou estudos é focar seus esforços nos seus pontos fortes. Ao mesmo tempo, não significa abandonar seus pontos fracos. É preciso administrá-los. Se você tem muita dificuldade em Matemática, isso não significa que precisa estudar até ser o próximo Leonhard Euler. Melhore dentro do possível, fazendo exercícios e assistindo às aulas.

Sabia que é muito mais fácil aumentar sua nota no Enem acertando questões de Matemática do que o mesmo número em outra disciplina? Então, administre seus pontos fracos e desenvolva ao máximo seus pontos fortes. Um planejamento antecipado possibilitará trabalhar isso com mais calma, começando pelas aulas básicas, como falado anteriormente.

Veja como estudar exatas para o Enem

Sugestão de exercício

Vamos usar os exercícios a nosso favor? A ideia é que você identifique, durante a semana, seus pontos fortes e fracos em cada disciplina. Está acertando poucas questões em Linguagens? Será por causa da interpretação? Então, dedique um pouco mais de tempo para melhorar a interpretação. Está gabaritando a lista de Biologia? Então, use essa motivação para fazer mais exercícios dessa disciplina.

Por que não devemos ignorar os erros?

3. Criar uma rotina de estudos para o Enem 2021

É a partir da rotina que você conseguirá adquirir o hábito de estudo. Imagine a rotina como uma série de instruções que devem ser executadas de forma encadeada. À medida que executa essas instruções repetidamente, você cria um determinado hábito.

  • Sugestão de rotina
  • Desligue as notificações do celular e guarde-o na gaveta;
  • Silencie o máximo possível o seu ambiente de estudos;
  • Pegue seu caderno de anotações e se prepare para a aula;
  • Reveja seu cronograma e o quadro de objetivos diários;
  • Ligue o cronômetro e BANG!! Foi dada a largada!!

Com o passar dos dias, seu cérebro será condicionado a sempre repetir essas mesmas tarefas, executando-as de forma mais natural e menos cansativa. Com o tempo, você irá desenvolver o hábito de estudar e diminuir a procrastinação. Você também pode fazer isso para as aulas e exercícios, por exemplo:

  • Assistir aos módulos gravados.
  • Produzir um resumo.
  • Resolver a lista de exercícios.
  • Fazer o diagnóstico da lista.

Use esse planejamento adiantado para criar, aos poucos, uma rotina de estudos.

4. Adiantar conteúdo para o Enem 2021

Adiante os conteúdos assistindo aos módulos gravados. Você já pode, inclusive, ir fazendo as anotações das dúvidas para as aulas ao vivo e monitorias. Nesse caso, pode até usar as futuras aulas ao vivo como uma revisão ou para responder àqueles vídeos em que você teve mais dúvidas.

O que fazer para mandar bem no Enem.

5. Planejar melhor o descanso e o lazer

Ninguém é uma máquina de estudar. Por isso, é importante adicionar períodos de descanso e lazer na sua semana de estudos. Por exemplo, no final do seu dia, você pode determinar no seu cronograma, após o jantar, um período para acessar a internet, assistir a um episódio de uma série de comédia ou alguma outra coisa que te ajude a relaxar.

No final de semana, programe um período maior para sair, se encontrar com seus amigos, ir ao cinema. Com um planejamento adiantado, fica muito mais fácil encaixar isso na sua vida, podendo separar uma ou duas semanas, no meio do ano, para relaxar por completo. Uma vez que o conteúdo estará adiantado, é como se fosse um período de férias para recarregar a bateria e voltar com tudo.

6. Facilidade para contornar imprevistos

Outra dica interessante é sobre imprevistos. Eles acontecem e você não precisa ficar mal por isso. Aqui no Descomplica, sempre comentamos a importância de alocar na semana períodos para compensar os imprevistos que possam ocorrer durante a sua semana de estudos. Se eles não acontecerem, é um prêmio, um momento de descanso para você. Por exemplo, se você não conseguiu assistir à aula naquela semana, teve dificuldade de pegar o ritmo, com um planejamento adiantado, é possível recuperar isso com muito mais facilidade.

7. Testar diferentes métodos e estratégias de estudo para o Enem 2021

Você está conhecendo diferentes métodos, técnicas e estratégias para aperfeiçoar seus estudos. Conseguir conjugar todo esse aprendizado, de acordo com suas demandas e com autonomia, significa estudar menos e aprender mais. Abaixo, estão algumas técnicas e estratégias que você pode seguir para aumentar seu rendimento.

a. Técnica Pomodoro

Essa técnica divide seu fluxo de estudo em blocos de concentração (Pomodoros). Você pode usar um cronômetro para essa tarefa.

⦁ Crie um período de concentração, que pode ser de 25 minutos ou mais.
⦁ Durante esse tempo, faça sua tarefa completamente concentrado. Evite qualquer interrupção.
⦁ Descanse 5 minutos entre um bloco de concentração e outro.
⦁ No final de 4 blocos seguidos, descanse 30 minutos.

Esse tempo deve ser adaptado de acordo com a sua rotina. Você pode utilizar os Pomodoros com 30, 35 e 40 minutos. Se você sentir que é possível, continue.

b. Acelere a velocidade de produção

Aumente a velocidade com que você assiste às aulas. Cada módulo disponível no plano de estudos é composto, em média, por 6 vídeos de 5 minutos cada. Isso significa que, ao aumentar a velocidade de reprodução, você consegue assistir a um módulo em até 15 minutos.

c. Faça diagnósticos

O objetivo de se avaliar é melhorar seu desempenho nos estudos. Nesse sentido, é importante mensurar sua produção e descobrir onde você precisa evoluir.

  • Faça simulados ou provas anteriores e descubra seus pontos fracos.
  • O erro faz parte do processo e te ajuda a descobrir onde você precisa estudar mais.
  • Quais disciplinas são mais importantes para seu curso? Entre essas disciplinas, você precisa estudar as com maior percentual de erro.

d. Top-Heavy

Coloque o mais pesado no início da semana para, quando chegar no final da semana, você não ficar desmotivado e não realizar a tarefa.

e. Reduza o multitasking

Concentre-se em uma tarefa durante seus estudos. Nada de fazer um exercício de Biologia, enquanto está tentando rever um assunto de História. Execute aquela tarefa, finalize-a e vá para uma nova.

f. Controle seus pensamentos

Esqueça o grupo do WhatsApp e outros pensamentos aleatórios. Foco no que importa.

Colocando os estudos em prática para o Enem 2021

E aí, curtiu as dicas? Saiba que aqui no Descomplica, nós montamos um esquema especial que pode te preparar pra esse Enem e o Enem que vem depois. Tem preparação pra todo mundo, seja para os treineiros, pra quem está estudando na reta final ou pra quem só vai fazer o Enem em 2021.

Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o plano Descomplica Top. Lembrando que se você já é nosso aluno, fique ligado nas semanas de Megarrevisão até o Enem 2021.