• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Enem 2017 não emitirá Certificação de Conclusão do Ensino Médio

Ao contrário dos anos anteriores, o Enem 2017 não poderá ser usado para obter uma Certificação de Conclusão de Ensino Médio. Saiba mais.

Inscrições-para-o-Enem-2017

Está confirmado: o Enem 2017 não poderá ser utilizado para se obter uma Certificação de Conclusão de Ensino Médio. O comunicado foi feito nesta terça-feira, dia 17, pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

SEJA O PRIMEIRO A CALCULAR SEU RESULTADO DO SISU CLICANDO AQUI!

Agora, o Enem e o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) serão completamente separados. O Encceja é outro exame aplicado pelo Inep todos os anos, com um meio de se obter um Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental; agora, será ampliado e passará a servir para também obter uma Certificação de Conclusão de Ensino Médio a partir do segundo semestre de 2017.

Segundo o ministro Mendonça Filho, essa separação vai acontecer porque o Enem acabaria exigindo muito mais do que o necessário de candidatos que apenas querem uma Certificação de Conclusão do Ensino Médio. Segundo ele, é “uma imposição de um ônus, de ter conhecimento a mais”.

Também nesta semana, na quarta-feira, dia 18, o Ministério da Educação lançou uma consulta pública sobre mais algumas possíveis alterações no Enem, levando em consideração a reforma do Ensino Médio. Para acessá-la, basta clicar aqui.

O Enem 2017 ainda não tem data para acontecer, e as inscrições no Sisu abrirão no dia 24 de janeiro.