• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Alerta vermelho: a correção da redação do ENEM 2015 deve sair em janeiro!

A justiça acabou de decidir que a correção da redação do ENEM 2015 deve sair em janeiro (e o Inep vai recorrer!)

correção da redação

É isso mesmo! Após um julgamento realizado na última quarta-feira, dia 2, o TRF determinou que o espelho da prova de redação do ENEM 2015 deverá ser divulgado juntamente às notas individuais dos concorrentes, em janeiro de 2016.

correção da redação

Calma! A correção da redação ainda nem saiu!

Mas o que isso quer dizer? Bem, até então, as notas individuais de cada aluno eram divulgadas separadamente da correção da redação, que seria liberada alguns meses depois. O espelho da redação serve para que o estudante possa verificar seu desempenho em cada uma das cinco competências (que, como você deve lembrar, valem 200 pontos cada) e comparar sua nota com a dos outros candidatos. Nos anos anteriores, o acesso ao espelho de correção tinha somente fins pedagógicos, já que os alunos não poderiam mais recorrer para alterar as notas de suas provas.

Com a mudança, os candidatos terão mais tempo para solicitar revisões em seus textos. Entretanto, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já anunciou que irá recorrer à determinação da justiça. Segundo o Instituto, o espelho da redação do ENEM costuma demorar mais para ser divulgado por questões de segurança pedagógica, já que a avaliação da prova é geralmente feita por dois corretores; em caso de diferença de mais de 100 pontos na nota dada por eles, o texto é corrigido por mais um corretor, e, se mesmo assim a nota permanecer muito diferente, a redação passa por outra banca, com mais três corretores.

correção da redação

Não se desespere, vai dar tudo certo!

Bem, seja como for, você tem que ficar ligado no site do INEP para saber quando sua nota irá sair. Para acessar a correção, basta inserir seu CPF e senha de login no site do INEP para os resultados do ENEM! Agora é só esperar! Boa sorte!