• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Conselho de Graduação da USP aprova Enem como forma de ingresso

usp

Conselho de Graduação da USP aprova Enem como forma de ingresso

A Universidade de São Paulo (USP) procura, desde o ano passado, formas alternativas de ingresso nos cursos de graduação que não seja o tradicional vestibular da Fuvest. Na tarde de ontem (18), o Conselho de Graduação da USP aprovou a adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como uma dessas alternativas para preencher parte das vagas oferecidas. Espera-se que esta mudança seja aplicada ainda este ano, só falta a aprovação do Conselho Universitário, órgão máximo da universidade.

Durante o processo de votação, cada faculdade teve seu direito de decisão sobre o uso do exame e sobre o número de vagas a serem preenchidas na graduação por esta nova forma de ingresso. Isso significa que cada escola dentro da USP (como a Escola Politécnica, que tem os cursos de engenharia, e a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, a FEA) tem o direito de escolha quanto ao uso do Enem como vestibular para seus cursos de graduação. A Escola Politécnica e a FEA, por exemplo, decidiram que não vão adotar o Enem.

As carreiras que aceitaram o uso do exame terão suas vagas preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a maioria delas serão apenas para candidatos de escolas públicas, como proposto pela administração da universidade. A intenção da reitoria da universidade em adotar o Enem é aumentar o número de calouros da rede pública na USP, tornando-os metade dos ingressantes até 2018.

A reunião que trará o veredito final será na terça-feira, 23 de junho. Até lá, conte aqui nos comentários o que vocês esperam como decisão do Conselho Universitário e o que acham do Enem como forma de ingresso para a Universidade de São Paulo! 🙂

Compartilhe

Avatar

Meu Deeeeeeeeeeeus ! Que notícia boa o/ espero que seja aprovado. Eu moro em São Luís – MA e tenho muita vontade de entrar na faculdade de Medicina da USP, o Enem facilitaria isso pra mim 🙂

responder
Avatar

Acho que todas as universidades publicas deveriam ter de oferecer parte das vagas pelo ENEM..

responder
Avatar

AI MEU CORAÇÃO!!!! Essa seria uma ótima noticia para mim, porém o meu curso não será aceito (Economia)

responder
Avatar

É uma proposta bastante interessante. É mais educação na prática, oportunidades para os estudante da rede pública. Mas sendo assim quem mora em Manaus pode entrar na usp fazendo enem lá, confere?

responder
Avatar

Poxa tomara q seja aprovado.. só o nome FUVEST ja mete medo rsrsr.. e sou louca por uma vaga em medicina

responder
Avatar

Bom dia! adorei a notícia. pois nem todos tem condição financeira para ir para SP fazer a prova da fuvest. vou tentar UFMG E USP esse ano! que alegria.. mais tenho certeza que vai ser a maior nota de corte espero mais de 850 para MEDICINA. será? –‘

responder
Avatar

Muito boa a notícia, só acho que a Usp já deveria utilizar nota do ENEM como forma de ingresso a muito tempo, até por que é uma escola pública e não faz sentido não aderir o ENEM.

responder