• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Aumenta o número de redações zeradas no Enem 2016

O número de candidatos que tirou nota zero na redação do Enem 2016 aumentou. Venha conferir!

Aumenta o número de redações zeradas no Enem 2016

Aumentou a quantidade de participantes que tirou zero na redação do Enem. As notas foram liberadas nesta quarta-feira, dia 18.

CALCULE SEU RESULTADO NO SISU 2017 CLICANDO AQUI!

Os temas das redações no Enem 2016 foram “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, na primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro, e “Caminhos para combater o racismo no Brasil”, na segunda aplicação, nos dias 3 e 4 de dezembro.

Ao todo, 291.806 redações foram anuladas ou receberam nota zero – a maioria, cerca de 200 mil, por falta do candidato no segundo dia ou apresentação da redação em branco. Das redações zeradas, os principais motivos foram, nesta ordem, fuga ao tema, parte desconectada, cópia do texto motivador, texto insuficiente, desrespeito aos direitos humanos e não atendimento ao tipo textual. O número de candidatos que tirou nota zero aumentou em relação a 2015: nesta edição, foram 84.236 redação zeradas, contra 53 mil no Enem 2015.

Além disso, dos 6,1 milhões de candidatos, apenas 77 obtiveram nota máxima na redação. O número também diminuiu em relação à edição passada: em 2015, foram 104 notas mil.

Segundo a secretária executiva do Mec, Maria Helena Guimarães de Castro, o motivo para ambos os resultados é que há “um desempenho mais insuficiente em linguagens do que nas outras áreas, o que reforça o que as avaliações nacionais já indicam, que é a enorme dificuldade de leitura e escrita dos nossos alunos”.

As inscrições no Sisu começam no dia 24 e vão até o dia 27. Você pode calcular seu resultado clicando aqui.