• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

As vantagens de não ser invisível e tirar uma boa nota no ENEM

Você provavelmente está se preparando para o ENEM para entrar nas melhores universidades do país. Mas você sabe quais são todas as vantagens que uma boa nota na prova te oferece?

As vantagens de tirar uma boa nota no ENEM

O ENEM é a principal porta de entrada para as universidades federais do país; a nota tirada no exame é usada pelo SISU (Sistema de Seleção Unificado), uma ferramenta classificatória que oferta as vagas de graduação das universidades que aderiram ao ENEM como vestibular. Além disso, a nota também pode servir para alcançar bolsas de estudo em universidades particulares. Enumeramos todas as possibilidades que uma boa pontuação pode te oferecer:

 

1. Uma boa nota no ENEM + SISU

As vantagens de tirar uma boa nota no ENEM

O Sistema de Seleção Unificada é uma ferramenta classificatória que contabiliza as notas dos estudantes que queiram se inscrever para determinados cursos de graduação em determinadas instituições federais. O SISU é acessado por meio da internet e o site é aberto semanas antes do semestre letivo começar. O candidato se inscreve em até duas opções de curso com seus dados do ENEM e têm acesso à sua classificação na busca da vaga desejada. O programa, que geralmente fica aberto durante 7 dias, produz um relatório diário com a sua posição dentro do número de vagas ofertadas – o que te dá a oportunidade de trocar o curso, caso não esteja dentro da nota de algum dos escolhidos -, assim como outras informações.

 

2. PROUNI

As vantagens de tirar uma boa nota no ENEM

O Programa Universidade para Todos concede bolsas integrais e parciais em instituições de ensino superior, para cursos de graduação ou de especialização. Para conseguir a bolsa, é necessário se inscrever no programa e utilizar a nota do ENEM, que será usada como elementos classificatório.

 

3. Certificado de conclusão do Ensino Médio

 

Você pode obter um Certificado de Conclusão de Ensino Médio prestando ENEM! Para isso, basta indicar em sua inscrição que pretende prestar a prova para tais fins e procurar as Secretarias de Estado de Educação e os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são oficialmente a participar desse processo.

 

4. Ciências Sem Fronteiras

As vantagens de tirar uma boa nota no ENEM

Já pensou em fazer um intercâmbio para uma universidade estrangeira e agregar muito conteúdo à sua graduação? Pois é, o ENEM também pode te possibilitar essa viagem. O Ciências sem Fronteiras é o programa que leva universitários brasileiros para universidades internacionais, com bolsas de estudo, para que façam estágios e aprendam mais sobre as tecnologias internacionais.

 

Sobre o ENEM

O exame de 2015 acontecerá em dois dias, 24 e 25 de Outubro. No dia 24, as provas aplicadas serão de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das 13h30 às 18h00. No domingo, dia 25, o dia de prova se estenderá por mais tempo: das 13h30 até as 19h00, pois além das provas de Linguagem, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, o candidato terá que produzir uma redação.

Nessa edição, transexuais e travestis poderão usar o nome social em suas inscrições e provas; a solicitação deve ser feita ao Inep pelo telefone 0800 616161. O edital e o site do ENEM também estão acessíveis para portadores de deficiências visuais.

São muitas as vantagens de tirar uma boa nota no ENEM, não é mesmo? E ainda dá tempo de estudar. Você pode conferir o gabarito das provas dos anos anteriores junto com o Descomplica, no site Gabarito ENEM, que é onde nós vamos disponibilizar também o resultado da prova desse ano.

Tá esperando o quê? :D