Amanhã vai rolar a primeira fase do vestibular da Fuvest 2018! Confira as informações mais importantes

25/11/2017 Cleo Silva

Amanhã (26) vai rolar a primeira fase da Fuvest 2018! Os candidatos concorrerão a vagas em 249 cursos da Universidade de São Paulo (USP) e também da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP), que estão distribuídas por sete campi em São Paulo – que estão localizados na cidade de São Paulo, Bauru, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga e Lorena.

SAIBA TUDO SOBRE O SISU 2018!

Como funciona o vestibular da Fuvest 2018?

O vestibular da Fuvest 2018 conta com duas fases e uma prova de Habilidades Específicas para quem está concorrendo a vagas em Artes, Música, Audiovisual ou Arquitetura. E apenas os aprovados na primeira fase realizarão a segunda, ok?

Na primeira fase – que vai rolar amanhã (26) -, os candidatos resolverão 90 questões objetivas de conhecimentos gerais. Ou seja, serão cobradas todas as matérias estudadas no Ensino Médio: Português, Inglês, Geografia, História, Biologia, Física, Química e Matemática.

Já na segunda fase – que acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de Janeiro -, os vestibulandos terão que encarar questões discursivas de todas as áreas do conhecimento e também produzir uma redação dissertativa-argumentativa.

O que será cobrado na primeira fase?

Na primeira fase, os candidatos deverão responder a 90 questões múltipla-escolha de Português, Inglês, Geografia, História, Biologia, Física, Química e Matemática.

A Fuvest costuma ser bastante conteudista, cobrando conhecimentos técnicos e aprofundados – ou seja, não rola acertar só interpretando o enunciado. Além disso, seus enunciados apresentam vários conceitos e tem mais de um comando, assim você deve associar diferentes conteúdos dentro do seu raciocínio e ainda responder diversas perguntas – tudo dentro de uma só questão!

Leituras obrigatórias

Leituras obrigatórias também caem na primeira fase, viu? E cuidado se você acha que vai dar pra acertar pelo contexto! Nos últimos anos, a Fuvest tem tido uma abordagem bem específica acerca das obras, com questões focadas nos livros e estabelecendo relações entre eles.

Esse ano, as leituras obrigatórias para a realização de ambas as fases do vestibular da Fuvest 2018 são:

  • Iracema, José de Alencar;
  • Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis;
  • O Cortiço, Aluísio Azevedo;
  • A cidade e as serras, Eça de Queirós;
  • Minha vida de menina, Helena Morley;
  • Vidas secas, Graciliano Ramos;
  • Claro enigma, Carlos Drummond de Andrade;
  • Sagarana, João Guimarães Rosa;
  • Mayombe, Pepetela.

Se você não leu todas as obras e agora bateu o desespero ou até se você só quer dar aquela relembrada nos aspectos mais importantes, clique aqui e baixe nosso e-book com resumos de todas as leituras obrigatórias para a Fuvest 2018!

E para saber mais sobre o que fazer na hora da prova, o que mais cai e que estratégia adotar, confira nosso artigo O que fazer na Fuvest 2018 e zere suas dúvidas!

Cleo Silva

Apaixonada por fotografia, esportes, café e comida.

Cleo Silva escreveu 242 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *