• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

3 maneiras de estudar Redação no Ano Novo e tirar onda na UNICAMP com a piada do Pavê

Não deixe o Ano Novo passar em branco! Fique ligado que a UNICAMP vem aí!

giphy (3)

Réveillon tá aí e você achando que é hora de descansar, né? Que nada! Olha a UNICAMP chegando! Para te ajudar a aproveitar as suas festas de fim de ano e ainda aprender um pouco sobre redação, separamos 3 dicas de como a noite da virada pode te ajudar na prova da UNICAMP. Duvida?

 

1. “Pavê ou pacumê” não deveria estar presente nem nos jantares do fim do ano! Não de forma tão repetitiva, pelo menos.

Sabe quando aquele seu tio que se acha engraçado faz a famosa piada do pavê – repetida em todos os Natais da sua vida? Sim, ele tem problemas com redação. O fato é que o uso de frases batidas nas redações torna o texto também batido, chato, repetitivo. E mais: mostra uma absurda falta de criatividade por parte do autor (no caso, seu tio). Mas eu não estou te proibindo de utilizar tais frases não, tá? Usá-las de forma mais inteligente, aproveitando termos para fazer referências ou comparações pode ser interessante na sua prova. Mas muito cuidado com esses clichês, ok?

ano novo

 

2. Busque sempre novidades

Eu realmente espero que você não esteja naquele grupo de pessoas que aparece no Twitter com frases como “que 2015 traga o que não trouxe em 2014”. Ainda assim, preciso muito que você, da mesma forma que essas pessoas, procure trazer novidades para a sua redação, mas de forma menos chata, ok? Seja no vocabulário, no conteúdo ou no raciocínio, utilizar novos formatos e até adaptar formas já consagradas pode ser uma estratégia interessante em vestibulares que exigem mais dos alunos, como o da UNICAMP. Procure investir em ganchos semânticos, expressões que enfatizem partes do texto, paralelismo e criatividade vocabular. Todos, com certeza, passarão a curtir e retwittar o seu texto! 🙂

ano novo

 

3. Não esqueça de manter a forma!

Eu sei que você “enfiou o pé na jaca” no Natal. Eu sei. E te perdoo. Mas, como diria minha mãe, “ano novo, vida nova”: é hora de estar em forma! Sabe aquela academia básica de início de ano? Sim, ela está te esperando! Da mesma maneira, a sua redação, que já foi carta, artigo de opinião, relatório, manifesto, resumo, dissertação etc., precisa manter o seu formato. Dê uma grande revisada nos resumos do Descomplica, nos Temas de Redação, nas Redações Exemplares, nas monitorias e nas aulas ao vivo e relembre todos os pontos estruturais de cada tipo textual. Toda essa revisão vai ajudar muito na prova da UNICAMP, eu garanto! 🙂

ano novo

Gostou das dicas? Como eu já disse várias vezes, o conteúdo você já aprendeu. Agora é hora de revisá-lo (só mais uma vez) e partir pro texto! Treine mais um pouco, envie seu texto pra nossa correção e seja feliz com uma aprovação já no início de 2015!

Estamos com você! Vamos comemorar a aprovação juntos?

ano novo

Feliz ano novo, bom texto e bom 10! 🙂