• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Redação ENEM: como fazer uma boa redação no ENEM?

Já está pronto para o combate? Saiba como fazer uma ótima redação ENEM!

redação enem

Falta pouco agora! E você, se garante na redação ENEM? Confira aqui dicas indispensáveis para mandar bem na sua redação!

Conheça os temas anteriores

redação enem

O primeiro passo é o mais básico! Corra atrás das provas anteriores! O ENEM não costuma repetir temas (na única vez que isso aconteceu, as abordagens foram diferentes), mas é bom conhecer o padrão de temáticas que a banca pede.

O movimento migratório para o Brasil no século XXI

redação enem

Em 2012, a redação ENEM investiu nos movimentos migratórios como tema para dissertação. A proposta buscava contextualizar desde as migrações dos séculos XIX e XX até as mais recentes, como as dos haitianos e dos bolivianos. A ideia era que o aluno abordasse este tema de maneira ampla, conseguindo problematizar as causas e as consequências para esses movimentos, oferecendo soluções práticas que fossem positivas para ambos os lados.

Com isso, podemos perceber que, para a redação ENEM, temas sociais são muito importantes. Por isso, é bom sempre estar atento a notícias atuais, como a regulamentação do trabalho doméstico ou a legalização do casamento LGBT nos EUA, com impacto social. Vai que aquele problemão que virou notícia no início do ano cai na sua redação?

Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil

redação enem

Já em 2013, a redação ENEM surpreendeu. Todo mundo apostava em temas voltados para atualidades, como a crise da água ou a questão indígena; entretanto, a banca acabou optando pelos impactos da Lei Seca. O vestibulando deveria analisar os avanços obtidos desde a implementação dessa lei, sem esquecer de sugerir propostas para possivelmente melhorá-la.

Portanto, conhecer os direitos e deveres de todos é muito importante para fazer uma boa redação ENEM! A banca costuma cobrar muito temas voltados para a ética e para leis. Em 1999, o candidato deveria escrever uma dissertação sobre “Cidadania e participação social”; já em 2002, o assunto da redação foi “O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?”. E lembre-se: respeite os direitos humanos!

FICOU CURIOSO? CONFIRA TUDO SOBRE A REDAÇÃO ENEM 2013 AQUI!

Publicidade infantil em questão no Brasil

redação enem

Em 2014, foi a vez da publicidade infantil. Na proposta da redação ENEM, o aluno encontraria um texto discutindo se a publicidade infantil deveria ou não ser proibida no Brasil, um infográfico sobre a publicidade para crianças no mundo e um texto sobre a criança como futuro consumidor.

Novamente, os temas éticos são essenciais para uma boa redação. Conhecer as pautas atuais também é indispensável! Quem já estava por dentro do tema com certeza se deu bem, já que este não era um assunto muito fácil.

QUER CONFERIR UMA REDAÇÃO EXEMPLAR SOBRE ESTE TEMA? CLIQUE AQUI!

E aí? Quer mais?

redação enem

Para resumir todos os pontos importantíssimos falados aqui, preparamos um mapa mental em vídeo:

Baixe aqui o mapa mental e revise sempre que quiser!

Partiu arrasar na Redação do Enem?