• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Esta dúvida pode ser sua: Resolução de Problemas

Na aula de hoje (16/10/2014) de Matemática, sobre “Resolução de Problemas”, o professor PC Sampaio respondeu às perguntas mais frequentes, feitas pelos alunos, sobre o tema – e que dizem respeito aos tópicos mais importantes abordados em aula. Aproveite para revisar pontos importantes sobre a matéria!

 

Tema: Resolução de Problemas

 

  1. Como achamos o desvio padrão?

É a raiz quadrada da variância. Sendo a Variância padrão o somatório do quadrado das diferenças entre os valores e a média da amostra, dividido pela quantidade de termos da amostra menos um, ou:

mat 1

 

  1.  Máximo e mínimo da função cosseno:

 

Você deve sempre se lembrar que as funçoes senos e cossenos são funções que oscilam entre os valores de -1 à 1.

 

  1. Equação da circunferência:

 

A equação da circunferência é uma decorrência do teorema de Pitágoras. Imagine que o qualquer triângulo dentro dos eixos cartesianos pode ser escrito como: x²+y²=1², pois o raio é 1, neste caso.

mat 2

 

  1. Função quadrática com raiz dupla:

 

A raiz de uma função é onde a função corta o eixo x. Nas funções quadradas teremos sempre duas raízes fazendo esse papel de encostar no eixo x, porém nem sempre isso é verdade! Podemos ter também uma função onde a parábola(desenho que identifica a função de segundo grau), encoste somente uma vez no eixo x, tendo assim somente uma raiz. Chamamos esta raiz de Raiz Dupla.

 

Obs.: Toda vez que tivermos uma raiz dupla, teremos o delta da função igual à zero!

 

 

E aí, entendeu tudo sobre Resolução de Problemas? Quer perguntar mais coisas? Mande a sua dúvida nos comentários! =)