• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Esta dúvida pode ser sua: Internet, Cybergrupos e os Manifestos Populares

Revise a matéria dada na última aula ao vivo, do professor Claudio Hansen, sobre Internet, Cybergrupos e os Manifestos Populares. Através das perguntas dos alunos, a gente esclarece pontos importantes da matéria, evitando cair no senso-comum e nas pegadinhas que existem em alguns enunciados. Veja aqui as principais dúvidas e tire todas as suas sobre este assunto tão atual em Geografia.

 

Tema: Internet, Cybergrupos e os Manifestos Populares

 

1. O que a internet mudou na forma como os Estados fazem Guerra?
O surgimento da internet criou um espaço público global, com regimes de visibilidade onde agora, em maior ou menor grau, os cidadãos conseguem acessar informações de todos os cantos do mundo. A guerra agora lida com um custo político exorbitante, pois a opinião pública interna é bombardeada diariamente com relatos de civis que estão vivendo o cotidiano da guerra.

 

2. A internet é global?
Apesar da tendência em se falar sobre globalização, é preciso ter cuidado. Há sem dúvidas uma globalização das informações, produtos e culturas, mas de maneira alguma podemos citar globalização e democratização do acesso à rede de computadores. Ainda é tudo muito desigual, assim como todos os recursos distribuídos pelo tecido sócio-espacial.

 

Confira a explicação no quadro! 

image (8)

 

E aí, ficou com mais algum ponto martelando na cabeça? Se ainda tem dúvidas, compartilhe com a gente nos comentários. Sempre passamos para os monitores responderem o mais rápido possível! 😀