• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Esta dúvida pode ser sua: Correção do Simulado – Linguagens

Na aula de sexta-feira, sobre a “Correção do Simulado – Literatura”, o professor Diogo Mendes respondeu às perguntas mais frequentes, feitas pelos alunos, sobre o tema – e que dizem respeito aos principais tópicos abordados em aula. Aproveite para revisar pontos importantes sobre a matéria!

Tema: Correção do Simulado – Linguagens

 

1. Porque a escola modernista dessacralizava o tema amoroso?
O modernismo, rompia com o tradicionalismo exercido nas anteriores escolas literárias. A temática romântica se desvinculou da idealização do período romântico e é retratada de forma mais irreverente e simples.

 

2. Que aspectos em comum podemos identificar entre o Barroco e o Arcadismo? 

 

A lírica satírica desenvolvida no barroco por Gregório de Mattos e no Arcadismo, identificadas nas “Cartas Chilenas” constituem os primeiros ‘traços’ de brasilidade, voltado para questões locais e proporciona um nativismo crítico, com um viés de denúncia. Logo, adquirem uma posição crítica com relação à realidade.

 

3. Como devemos analisar a literatura de Álvares de Azevedo?

Álvares de Azevedo foi um dos principais autores da 2ª Geração Romântica,que predominava o sentimentalismo, idealização de amada e também fazia uma relação com a aproximação da morte. Mas, da mesma maneira que Álvares incorporava essas características, em alguns poemas é possível perceber que o mesmo satiriza da geração a qual ele faz parte. Por isso, é preciso ler seus textos com cuidado.

 

Confira os prints da aula ao vivo!

print 1 linguagens print 2 linguagens

E aí, quer perguntar mais coisas? Mande a sua dúvida nos comentários! =)