• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Esta dúvida pode ser sua: Coesão e Coerência Textuais

Reveja agora os principais pontos da matéria de Coesão e Coerência Textuais, do professor Eduardo Valladares, na última aula ao vivo de Português. A partir das dúvidas dos alunos, a nova explicação foi registrada pelos nossos monitores, com auxílio das imagens do quadro.

 

Tema: Coesão e Coerência Textuais

 

1. O que é coesão?

Coesão é a habilidade de utilizar mecanismos linguísticos, estabelecendo uma ligação entre os termos. Os conectivos, como conjunções, pronomes e advérbios fazem essa relação de significação.

 

2. Que tipo de cargos os advérbios podem adquirir?

Os advérbios podem adquirir cargos neutros, ou sejam, não apresentam um cargo de opinião ou podem ser emocionais, implicando juízo de valor. Por exemplo, na oração: “Infelizmente” não fui à festa de Mariana. O advérbio referido, carrega características emocionais do emissor.

 

3. Quais são os tipos de intertextualidade?

A paródia é a recriação de um texto, fazendo uma crítica ou empregando efeito irônico, humorístico. A epígrafe é a colocação de um trecho de um texto antes de o outro começar. Já a citação, cita argumentos de autoridades e a paráfrase reescreve o texto com outras palavras, desde que continue com o mesmo sentido.

 

Clique na imagem para melhor visualização! Confira a explicação no quadro.

coesao