Embaixador Ensina: Como melhorar a produtividade nos estudos?

23/03/2020 Comunidades Descomplica

Olá, eu sou o Bruno Santos, embaixador do Descomplica! Hoje eu participei de uma live no Instagram do Descomplica para falar sobre produtividade nos estudos, nela eu falei sobre a minha experiência e como  Descomplica fez parte do processo da minha aprovação para Medicina na UFSC.

embaixador - bruno

 

O que é produtividade nos estudos? É quando você alcança um resultado esperado através de um determinado esforço. Mas, como ser produtivo em um curto espaço de tempo? Alguns fatores internos e externos podem ajudar nesse processo?

São fatores internos:

  • Mentalidade positiva: ela aumenta sua auto confiança, permitindo melhor assimilação aprendizado. Vai começar a estudar uma matéria que considera mais difícil? Substitua o “eu não consigo” para “eu vou aprender esse assunto”.
  • Emocional o controle das emoções possibilita um olhar mais crítico da situação. Tal olhar é o que faz você pular uma questão na hora da prova ou falar “tudo bem” para a matéria atrasada, sem se desestabilizar e que permite melhor rendimento. Meditação guiada é um bom modo de trabalhar o emocional.
  • Sono: quando não descansamos, além de causar diversos riscos à saúde, diminuímos nossa capacidade cognitiva fazendo que não atinga 100% nas nossas atividades executadas.
  • Exercício Físico: a prática diária de exercícios físicos melhora a nossa capacidade de memorização, foco e resistência! Fatores fundamentais a todos os estudantes.

São fatores externos:

  •  Organização: tenha um cronograma de estudos específico para a SUA rotina.
    Quanto mais adaptado, mais chances de conseguir cumprir e melhorar seu rendimento/desempenho. Esse ano o Descomplica, além do GEP (Guia do Estudo Perfeito) que te ajuda a entender a estruturar um cronograma, disponibilizou um plano de estudo que você personaliza quando entra na plataforma. Assim que efetua o primeiro login, ele faz algumas perguntas simples que vão indicar sua necessidade e oferecer um planejamento adequado a sua realidade.
  • Estude (sempre que possível) em um ambiente livre de distrações.
  • Estabeleça metas de curto, médio e longo prazo e se esforce para cumpri-las. Quando temos um objetivo claro a ser atingido, não ficamos tão vulneráveis a procrastinação, por exemplo. Tenha filtro, saiba quando se deve investir muito ou pouco tempo em uma matéria.
  • Revise conteúdos periodicamente: muitas matérias do ensino médio são interdependentes, então, revisar matérias passadas não só a ajuda a lembra-las na hora da prova, mas também a aprender melhor as matérias subsequentes.

E pra você, o que funciona? Comenta aqui!
E não deixe de ver as lives da programação do “Guia da Quarentena Descomplica” que rola de segunda a sexta-feira, ao meio dia e às 17h.

Abraços,
Bruno.

Comunidades Descomplica

Comunidades Descomplica escreveu 10 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *