6 dicas para estudar na véspera da prova

26/06/2017 Larissa Coelho

A nova música da Anitta.
As stories dos seus amigos nas redes sociais.
O crush que te deu bola na hora do intervalo.

A gente sabe que é difícil conciliar os estudos com tudo que acontece na sua vida social e que, às vezes, não tem jeito. Você vira a noite na véspera de uma prova importante, estudando a matéria que acumulou no bimestre. A gente vai te ajudar com algumas dicas para você lidar com essa situação da melhor forma possível. Mas, aprender o conteúdo que seus professores deram em meses em apenas algumas horas, nunca é a melhor ideia do mundo, né? Isso sem falar que a falta de sono prejudica muito o aprendizado. Existem até pesquisas que comprovam essa ideia. Imagina para fazer uma prova virado? Seu rendimento não vai ser o mesmo de quando você está descansado, com certeza!  

Lembre sempre que, mesmo sendo difícil, mas dá para conciliar estudo, amigos e atividades extracurriculares, como esportes. Uma boa ideia é criar um cronograma para manter organizado exatamente o que você vai estudar a cada semana. Na véspera da prova, você já vai saber de tudo e só vai precisar revisar a matéria. Vamos nessa? 😉

Vá para um local tranquilo

Estudar sempre exige muita concentração. Ainda mais agora que você está estudando de véspera, a concentração precisa ser redobrada! Então, procure a parte mais silenciosa da sua casa e prepare um cantinho de estudos. Deixe água e um lanche por perto, além de deixar o ambiente bem iluminado. A luz “engana” o cérebro, dando a impressão que ainda está dia. Assim, você fica com menos sono e consegue estudar por mais tempo.

Priorize os assuntos mais importantes

Sabe aquele assunto que seu professor repete várias vezes durante a aula? Ou então aquela fórmula que ele faz questão de criar vários macetes para que fique mais fácil de lembrar na hora de fazer algum exercício? Pois essas matérias são as que você deve focar na hora de estudar antes da prova. Como o tempo é pouco, é importante aprender os conteúdos mais importantes que com certeza vão ser cobrados!

Faça leitura dinâmica

A leitura dinâmica é uma técnica usada para ler mais em menos tempo. Ao invés de ler uma palavra sílaba por sílaba, o método orienta a leitura para compreender as informações por blocos. Por exemplo, ao invés de ler “Antonio Conselheiro fundou o Arraial de Canudos” parte por parte, você entende que um determinado parágrafo conta o começo do que originou a Guerra de Canudos. É uma técnica que exige treino, mas essa é uma boa oportunidade para praticar.  

Anote tudo em fichas

Apenas ler um texto não é a melhor forma de estudar. Organizar a matéria em tópicos, ou da forma que você preferir, faz com que a seu cérebro trabalhe duas vezes para guardar aquela informação. Entender com a leitura e repetir para escrever. Além disso, uma estrutura visualmente agradável ativa a sua memória fotográfica, o que facilita na hora de lembrar de várias informações ao mesmo tempo e não apenas de uma.

“Cante” o conteúdo

Quando você lê em voz alta algum conteúdo, essa é mais uma forma do seu cérebro memorizar aquela informação. Aproveite essa técnica para revisar as anotações que você fez nas fichas. Se você tiver algum amigo que também esteja passando pela mesma situação, uma boa forma de fixar o conteúdo é discutir sobre a matéria para avaliar se vocês entenderam o conteúdo da forma correta.

Vá dormir!

Não adianta, ir para prova sem ter dormido absolutamente nada não vai garantir uma boa nota. Procure dormir, no mínimo, três hora antes do exame. Esse é o tempo de um ciclo completo que garante um sono reparador. Você pode ler as fichas que você preparou na noite anterior no caminho até a sua escola, lembra delas? É uma forma de manter a matéria fresca na memória,  mesmo estudando de véspera. Não esqueça também de tomar um bom café da manhã, beleza?

Curtiu? Acha que essa estratégia daria certo em uma madrugada de estudos? Essas são as nossas dicas, que devem ser usadas apenas quando em casos emergência! Cuidado para não tornar disso um hábito e ter resultados negativos no final do ano! Se você já tiver passado por essa situação, fala pra gente aqui nos comentário o que você fez que a gente ama saber como os nossos alunos resolvem problemas. 😉

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3183 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *