• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como colocar a matéria atrasada em dia?

me tira uma dúvida

Me tira uma dúvida: como colocar em dia a matéria atrasada?

Você conhece o “Me tira uma dúvida”? Não? Então vem conhecer a nova série do canal do Descomplica no YouTube! Nesse espaço nós vamos te auxiliar com todos os problemas que você tem nessa reta final de estudos para o vestibular! E os seus estudos com certeza vão render muito!

Nosso primeiro episódio é sobre um tema que, tenho certeza, já te deu muita dor de cabeça: como colocar a matéria atrasada em dia?

Plano de Estudo

Você sabia que o Descomplica tem um Plano de Estudo? Pois é: nós te indicamos, semana a semana, o que você tem que estudar! O Plano de Estudos está disponível no site do Descomplica, na nossa página do Facebookaqui no nosso blog e sai todo domingo!

matéria atrasada

O Plano de Estudos é uma preparação para as aulas ao vivo regulares do Descomplica, que acontecem às 9h e às 18h30, de segunda a sexta. Para você não cair de paraquedas no assunto da aula ao vivo, nós publicamos o Plano de Estudos uma semana antes com os módulos de aula que você já deve assistir para não ficar boiando na aula. Seguir um plano de estudos é a melhor maneira de não deixar a matéria acumular!

Técnica Pomodoro

Uma outra ferramenta que você deve começar a usar a partir de agora, e que vai te ajudar com a matéria atrasada, é a Técnica Pomodoro.

matéria atrasada

Essa técnica, aplicada aos estudos, consiste em dividir o seu tempo de estudo da seguinte forma: estude teoria, faça um intervalo e resolva exercícios. Aqui está um exemplo de como aplicar a Técnica Pomodoro ao seu estudo de forma eficiente.

matéria atrasada

Dica para quem tem celular que faz download de aplicativos: você pode baixar na Google Play ou na App Store o aplicativo da Técnica Pomodoro. Vamos usar esse celular para estudar e não para procrastinar?

Programação e disciplina

Faça uma programação semanal de estudos e tenha mais disciplina. Você estuda de segunda a sexta, cinco dias por semana? Programe dez matérias para serem estudadas durante esses cinco dias. Você vai dedicar um dia da semana para estudar apenas duas matérias e não um carnaval inteiro de disciplinas. Misturar assuntos diferentes em um curto período de tempo pode te distrair e, no final das contas, você não vai fixar conhecimento nenhum.

matéria atrasada

Em cada dia de estudo você pode fazer a seguinte distribuição: colocar uma matéria de exatas e uma matéria de humanas. Essa é uma boa forma de equilibrar conteúdos e diminuir as chances de ficar cansado. Essa organização é você quem faz, de acordo com as disciplinas nas quais tem mais dificuldade e de acordo com o seu tempo. Por exemplo, se você tem um dia na semana que é muito cheio de tarefas, é melhor deixar para estudar coisas leves e com as quais você tem mais facilidade, certo?

Reserve um tempo dos finais de semana para dar uma revisada básica em tudo o que você estudou durante a semana. Sábado é um ótimo dia para você começar a simular o dia da prova do vestibular. Que tal separar esse dia para fazer um simulado ou até mesmo resolver uma prova antiga de vestibular? É uma ótima forma de verificar se a sua rotina de estudos está dando resultado!

Se quiser se aprofundar ainda mais nessas dicas para não deixar a matéria atrasada, dê uma olhada nessas dicas do professor Valladares:

E você, tem alguma outra dica para colocar a matéria atrasada em dia? Sentiu falta de alguma dica? Qual dúvida você quer tirar? Compartilhe seus sentimentos com a gente, aqui nos comentários! 🙂