Como fazer um simulado e usá-lo a seu favor

25/05/2017 Marina Mairos

Fazer simulados é uma parte super importante da sua rotina de estudos para o Enem – ou para qualquer vestibular. Só com eles você conseguirá conhecer a fundo a prova, testar seus conhecimentos pra valer e descobrir possíveis desafios que você terá que enfrentar nos dias do exame, como:

SE INSCREVA NO SIMULADO ENEM 2018 DO DESCOMPLICA

  • Nível de dificuldade das questões;
  • Tempo para resolver cada problema;
  • Concentração;
  • Fome;
  • Vontade de ir ao banheiro;
  • Entre muitas outras coisas.

O que a gente recomenda é que você faça vários simulados ao longo do ano para que, no fim do ano, arrase nas provas. Aqui o lance é progredir e ganhar confiança! Mas como se superar a cada simulado? Como aproveitar ao máximo essa prova? Vem que a gente te conta agorinha mesmo:

Faça como se fosse o dia da prova!

O simulado nada mais é do que um reconhecimento de terreno. Mas para reconhecê-lo, você precisa reproduzir o terreno do jeito mais fiel possível, certo? Por isso, é super importante que você faça a prova como se fosse no dia, como se realmente tivesse valendo a vaga na universidade dos seus sonhos! Ou seja:

  • Sem consulta;
  • Sem celular, computador, tablet, TV ou qualquer outro eletrônico;
  • Sem conversar com seus pais, irmãos, amigos, papagaio, periquito;
  • Coloque uma roupa confortável, mas nada de pijama ou roupas que você não poderá usar no dia;
  • Controle suas idas ao banheiro.

Sem distrações

Escolha um local para fazer o simulado que seja silencioso e sem pessoas ao redor. Também é importante que você faça a prova sentado à mesa – nada de fazer o simulado deitado na cama ou no sofá, já que isso não vai rolar de jeito nenhum no dia, né?

Se você é uma pessoa que se distrai facilmente com qualquer coisa, uma boa é tirar de perto objetos que chamem muita atenção (coloridos, cheio de imagens, que se movimentam, que façam barulho). Com certeza você ficará mais entretido com eles do que com o simulado.

Prepare o lanche!

O Inep permite que você leve lanches e água no dia da prova, então você pode – e deve – fazer isso no simulado! Mas ó, nada de levantar pra ir buscar na cozinha! Separe comidinhas leves e gostosas e uma garrafona d’água antes de começar o seu simulado, caso ele seja online, e se limite a eles. Se acabar, acabou – assim como no dia.

Fazer simulado também é estudo!

Assim como eu disse lá no início, você está estudando ao fazer um simulado – ele é uma forma super importante e essencial de estudo. Por isso, nada de se sobrecarregar estudando além do simulado! Não é recomendável que você faça isso nem no dia da prova de verdade, ok? Dê o seu máximo durante o simulado e depois tire o resto do tempo para descansar 😀

Cheque o gabarito depois

Olhar o gabarito é um momento super tenso e que muita gente evita ao máximo pelo medo de ver um resultado ruim. Quando isso acontece, vem aquela sensação de frustração e é um saco mesmo. Mas para progredir e se superar a cada prova feita, você precisa saber exatamente em que matérias e questões você está mandando mal. 

E que tal colocar todas essas dicas em prática entre os dias 25 de maio e 10 de junho com o simulado 100% grátis do Descomplica? Você não paga nada (nada mesmo, juro) pra fazer uma prova com 60 questões inéditas, nos moldes do Enem, só que online, pelo seu computador ou celular!

Não vai deixar essa oportunidade passar né? Clique aqui e se inscreva!

Marina Mairos

Marina Mairos escreveu 45 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *