• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estudar para o ENEM faltando um mês para a prova?

Estudar para o ENEM não precisa ser difícil! A gente descomplica 😉

estudar para o ENEM

“Já volto, estou tendo um ataque”

Falta menos de 1 mês para o ENEM! Quem aí está surtando?

estudar para o ENEM

Ok, não precisa se desesperar. Ataques de pânico não te garantem uma vaga na faculdade, mas o Desconversa sim! Separamos 5 dicas de como estudar para o ENEM em cima da hora, tanto para quem se dedicou o ano todo quanto para quem só abriu os livros agora (não estamos julgando!) <3

Confira abaixo, e não se esqueça de ficar de olho nas novidades do Desconversa!

JÁ DEU UMA OLHADA NO NOSSO GABARITO ENEM 2015? CONFIRA!

1. Investigue e certifique-se de que você sabe todos os assuntos que caem na prova

estudar para o ENEM

Não vá fazer o ENEM às cegas! Sabemos que é uma prova extensa e que é difícil prever tudo que vai cair, mas também sabemos que, ao longo dos últimos anos, o ENEM tem demonstrado preferência por temas muito específicos, como as Ditaduras Militares no Brasil e na América Latina em geral, os conflitos no Oriente Médio, o uso de conectivos e concordância verbal e nominal, questões de lógica, etc.

2. Estude com provas anteriores

estudar para o ENEM

Então, já terminou sua investigação? Agora que você sabe quais assuntos se repetem no ENEM, está na hora de estudá-los! Mas de nada adianta saber a teoria e não pôr em prática. Por isso, não se prenda apenas a livros e cadernos: exercite na marra! Não apenas é importante pra pôr a matéria em dia, como também para ficar por dentro da linguagem específica das questões do ENEM, que costumam ser bastante rebuscadas. Se você souber disso, nunca mais vai precisar botar na mão de Deus e marcar D!

VEM DAR UMA OLHADA NAS PROVAS ANTERIORES DO ENEM E MATE ESSE TÓPICO DE UMA VEZ POR TODAS!

3. Procure temas de redação que já caíram no ENEM

estudar para o ENEM

Com certeza, você já deve ter ouvido que a redação é a alma do ENEM. E não é para menos: na maioria das vezes, ela garante mais pontos para sua nota do que todas as outras matérias! Não é preciso dizer que sua atenção tem que ser redobrada para garantir uma nota 1000.

O histórico dita que o ENEM costuma preferir temas sobre ética, atualidades, leis e causas sociais. Por exemplo, o uso da internet e de redes sociais virou tema no ENEM 2011; em 2012, foi a vez dos movimentos migratórios para o Brasil no século XXI; já em 2013, o tema tratou da Lei Seca. Por isso, é sempre bom ficar alerta ao que está acontecendo a sua volta e no seu cotidiano. Vai que você encontre alguma coisa que possa virar tema?

4. Aquecimento de Redação para treinar!

estudar para o ENEM

Te ajudamos a fazer uma redação quente!

Aqui, no Desconversa, nós levamos a redação muito a sério. Muito, mas muito mesmo. Que tal você dar uma olhada em nossos vários Aquecimentos de RedaçãoTemas de Redação e Redações Exemplares? Toda semana, postamos temas e modelos de redação para te ajudar a garantir seu 1000!

5. Prepare-se para a batalha!

estudar para o ENEM

Prontos? Errr…

Acima de tudo, o ENEM é uma prova de resistência. Então, de nada adianta você saber toda a matéria e chegar na hora h feito um cadáver. Descanse bem, mantenha-se bem alimentado e, se for preciso levar o supermercado inteiro para a prova, leve! Fazer 180 questões em 4 horas não é fácil, por isso, é importante estar confortável e preparado fisicamente. Além disso, não se deixe abalar por matérias mais difíceis! Tudo vai dar certo, desde que você mantenha a calma.

6. E onde o Desconversa entra nisso?

estudar para o ENEM

Nós estivemos aqui este tempo todo <3 Ao longo do ano, postamos vários materiais que vão te dar aquela força para conseguir sua vaga na faculdade. Se você tem dúvidas em algo, basta procurar em nosso arquivo e ler nossos resumos e nossas listas, conferir nossos mapas mentais e resolver exercícios comentados para ficar por dentro de tudinho e arrasar no ENEM!