3 dicas para quem precisa correr atrás da matéria atrasada

26/05/2017 Cleo Silva

Livre-se da matéria atrasada em 3 passos

1. Responda essa pergunta: quão atrasado você está?

Você tem que saber o que precisa estudar ou pelo menos o que deveria estar estudando. Isso é beeeeem importante para se ter pla-ne-ja-men-to. O primeiro passo para um bom planejamento é fazer uma lista. Seu objetivo aqui é descobrir quais e quantos conteúdos já perdeu, para situar em que parte do planejamento anual está.

  • Faça uma lista de todos os conteúdos que você vai ver no ano por matéria. Esses esqueletos de tabela podem te ajudar a se organizar melhor 😉

materia-atrasada-1 materia-atrasada-2

 

2. Você vai precisar realocar seu tempo

Não se preocupe, isso é normal quando se sai do planejamento inicial. O planejamento, aliás, deve ser visto como um percurso que sempre deve ser readequado quando você sai da linha.

Você já sabe quantos e quais conteúdos você perdeu, certo? Tendo em mente a quantidade de matéria, pode definir quanto tempo precisa para dar conta de tudo.

  • Dilua as matérias atrasadas no fim de semana.
  • Você pode ter que diminuir seu tempo de leituras, simulados e produção de redação até conseguir dar conta.

Na prática, se você está seguindo um cronograma de estudos como esse:

imagem3

Ele passa a ser assim nos fins de semana (até você zerar as matérias atrasadas, claro):

imagem4

3. Não caia na asneira de empurrar ainda mais a matéria

Olha só, vamos conversar uma coisa importante aqui. Muitas vezes, matéria atrasada é consequência de procrastinação, ou seja, deixar tudo para depois. Então anota no seu coração: não pare de estudar a matéria do presente para colocar em dia a matéria atrasada do passado, porque isso só te ferra no futuro.

Continue estudando a matéria passada paralelamente à matéria que todo mundo da turma tá estudando. Não tenha medo, vai dar certo. Na dúvida, volte às dicas 1 e 2 para saber como organizar isso sem se perder 😉

UM CHECKLIST ANIMAL PARA QUEM QUER DEIXAR A MATÉRIA EM DIA:
BAIXE AGORA!

Vacina contra a matéria atrasada

Agora que você já deu conta da matéria atrasada, precisa saber como nunca mais acumular uma. A fórmula mágica da vacina contra a matéria atrasada é composta por Cronograma de estudos + Rotina. Fica tranquilo que não dói, viu?

1. Monte um cronograma de estudos perfeito para você

Não siga um modelo pronto, ou copie de alguém, faça o seu. Você pode usar esse abaixo como modelo, mas precisa adaptar os horários para a sua realidade. Por exemplo, não adianta nós falarmos que você deve estudar toda segunda 14:00, se nesse horário você tem que ir colocar ração pro gato da sua avó porque ela é uma pessoa muito esquecida. A palavra-chave aqui é autonomia. Você mesmo deve entender o que funciona para você. Estamos aqui para te dar as ferramentas para isso \o\

imagem5

Vamos combinar? Pegue uma folha de papel em branco e desenhe uma tabelona. Considere seus compromissos nessa ordem:

1) Horários das aulas do cursinho e/ou colégio

2) Horários de comer (Até isso? Sim, principalmente isso! Seja detalhista aqui!)

3) Horários de dormir (Aqui também!)

Sobrou tempo?

4) Horários de estudo

5) Horários de lazer

6) Horários para repor com imprevistos

7) Horários para fazer o planejamento da semana

Seu cronograma vai ficar mais bonito que o da concorrência, certeza <3

2. Siga uma rotina

Rotina de estudos eficaz é aquela que repete os processos que funcionam. Veja como você pode seguir uma rotina sem procrastinar:

  • Usar seu cronograma como lista de tarefas é ótimo. Cada tarefa feita é uma tarefa riscada. No fim do dia você acompanha seu progresso e ainda pode esfregar na cara dos seus pais que aqui não tem vestibulando preguiçoso, não 😛
  • Estabelecer metas é importante para guiar seu estudo. Você precisa ter claro até que parte da matéria vai estudar naquele horário, quantos exercícios vai fazer e quantos exercícios precisa acertar para saber que entendeu aquele assunto.
  • Planeje até o descanso. Parece estranho, mas você não precisa ser o zumbi do vestibular. Descansar é importante pra desestressar e garantir que você continue motivado e renovado a cada período de estudo.
  • Não deixe o bicho-papão da procrastinação te pegar, então evite distrações no seu ambiente de estudos. Celular com whatsapp cheio de notificação, cachorro, irmão mais novo, abas abertas no facebook, youtube no plano de fundo. Tudo isso tem que estar da porta do seu quarto pra fora e somente deve ser acionado nos tempos de intervalo, combinado?

Seu plano de estudos deve ser fluido e deve poder se adaptar à sua rotina. Imprevistos acontecem e você vai aprender com o tempo a lidar com eles. As duas coisas andam juntas, por isso é fundamental criar horários de tempos em tempos para rever se o que você estipulou está funcionando para você. Baixe os nossos checklists para manter todas as disciplinas em dia e deixar a sua rotina de estudos impecável.

Estamos aqui para te ajudar com isso, qualquer coisa, grita 🙂

Cleo Silva

Apaixonada por fotografia, esportes, café e comida.

Cleo Silva escreveu 242 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *