• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

4 problemas que todo vestibulando de Medicina enfrenta (e como resolvê-los!)

1. E esse psicológico, como é que tá?

“É………….. Tá………..Tá indo…………….”

Medicina é, sem dúvida, o curso mais concorrido dos vestibulares. Isso significa que os vestibulandos dessa área precisam se dedicar muito aos estudos e ainda batalhar pela tão sonhada vaga com outras pessoas que também estão se dedicando muito para entrar na universidade.

Só de pensar nisso, já dá pra sentir aquela pressão e responsabilidade pesando nos ombros, né? Isso pode acabar deixando o vestibulando de MED ansioso, pouco produtivo e até mesmo desmotivado. Além da concorrência, outros fatores externos podem contribuir para que o psicológico fiquei abalado: pressão familiar, pessoas que deveriam te apoiar e acabando te desmotivando, anos de tentativas para passar no vestibular…

Xô, negatividade! Aqui a dica é: encare o vestibular como o seu projeto de felicidade. Se o seu objetivo é passar em Medicina, ninguém melhor do que você para focar em um cronograma de estudos cuidadosamente elaborado e se comprometer em segui-lo. Você não deve se preocupar com os concorrentes, mas sim em estar suficientemente preparado para a sua prova.

Quanto à pressão familiar, converse e seja sincero com seus parentes. Diga que você está se esforçando, sabe das suas responsabilidades e que cobranças ou falta de incentivo só te atrapalham na sua jornada de sucesso.

 

2. O que é que eu priorizo na hora de estudar?

É difícil entender o que você deve priorizar nos estudos, ainda mais quando tudo é cobrado no vestibular. O que é importante para quem quer medicina: conhecer o tamanho do seu desafio (dica: é gigante!). Sabendo quais são as matérias que tem mais peso no vestibular, você pode definir um cronograma de estudo eficaz. Por exemplo: não dá para abrir mão do estudo de História e Filosofia, e nem da resolução de exercícios, mas que tal deixar um maior tempo de estudo para Biologia, que tem peso maior na nota da maioria das universidades?

 

3. Como conciliar vida social e estudos?

“Um pezinho na balada, o outro nos estudos: isso é possível?”

Uma coisa bem difícil para os xóvens é conciliar vida social e estudo. Para conquistar Medicina no vestiba, temos que encarar os fatos: você vai ter que abrir mão de muita coisa e nem sempre as pessoas que estão à sua volta vão entender sua escolha de se dedicar aos estudos. Pode ser que você chegue numa roda de amigos, quando tiver tempo livre, e não consiga falar de outra coisa que não assuntos relacionados às disciplinas, vestibular e medicina. Tudo bem, você não está ficando louco; afinal, isso é o que preenche a maior parte da sua rotina.

Ter autoconhecimento te ajuda na organização do tempo. Se você precisa e pode tirar um final de semana de folga porque estudou a semana inteira no modo hard, tente se livrar da carga pesada da semana e, de fato, se distrair. Veja quanto tempo você tem disponível para estudar e relaxa (esse último também é necessário, mesmo para estudantes de medicina!), organize-se e você vai ter o melhor dos dois mundos, na medida do possível.

 

4. São muitas universidades, muitos editais, não consigo me organizar!

“MINHAJUDAAAAA”

Respira, não tem motivo para entrar em colapso: tudo pode ser resolvido com organização. Se você vai prestar medicina em mais de uma universidade, vai se deparar com vestibulares e editais diferentes. Lembre-se que você tem um ano inteirinho para se preparar para todos eles: o importante é conhecê-los com antecedência.

Faça um top 5 das universidades para as quais você deseja prestar, em ordem de preferência. Procure o edital de cada uma delas e veja o peso atribuído a cada disciplinas na nota da prova. Isso é importante para que você saiba o que priorizar no cronograma de estudos; quais matérias você precisa estudar com mais intensidade, quais você pode pegar mais leve.

A ideia é: meça seu desafio, monte sua estratégia e rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade de horário e mande ver! Você consegue e nós estamos aqui para te ajudar! 🙂