Vamos conversar sobre a quarentena? Com Thaís Albuquerque, do A Vida Medicina

16/04/2020 Comunidades Descomplica

Alô sobreviventes! Como vocês estão?
2020 veio com tudo, mas não era bem assim…

Eu tô me segurando por aqui, espero que vocês estejam se segurando por aí… 2020 veio com tudo mesmo, né? Tá rolando pandemia, vulcão entrando em erupção, asteroide passando perto, política instável, decisões que mudam constantemente, ENEM digital sem alteração de datas e a única certeza que temos até agora é QUE TÁ TUDO MUITO INCERTO. Aposto que lá nas suas resoluções de ano novo que você fez dia 31 de dezembro de 2019, não devia estar contando nenhum desses itens descritos acima… Daí o ano novo chegou dando rasteira em todo mundo e mostrando que: não temos controle sobre quase nada nas nossas vidas.

foto-avidamed

A gente até que tenta controlar, faz metas, estabelece planos, rabisca planejamento até a vida gritar na sua cara que nada disso adianta se você não levar em conta um dos maiores regentes das nossas vidas: o incontrolável. Ele é praticamente uma entidade absoluta e constantemente ignorada por nós reles mortais que insistimos em criar expectativas sem nos darmos contas que poderemos nos frustrar a qualquer instante. E no meio disso tudo ainda sobra uma baita dose de ansiedade que, apesar de ser um comportamento adaptativo e selecionado pra nos proteger em situações de fuga, às vezes mais atrapalha do que ajuda. Então como lidar e como continuar sobrevivendo a tudo isso e como não desistir ou desanimar pra conquistar sua vaga???

A primeira coisa que você precisa fazer é entender que estamos todos no mesmo barco, estamos todos aprendendo a lidar com tudo o que tem acontecido e que eu duvido muito que exista uma resposta concreta, uma fórmula mágica capaz de te trazer alguma certeza ou esperança no futuro próximo. A motivação é construída de maneira muito íntima, muito subjetiva e de dentro pra fora… Qual o tamanho do seu sonho? Qual a importância que ele tem na sua vida? Como você quer se ver daqui a um ano? Quem são suas maiores inspirações? O que faz seu olho brilhar? A resposta dessas perguntas serão seus guias, elas darão o norte pra que vc consiga chegar onde você deseja.

Entenda que tá tudo bem ficar mal, se sentir insegure, ansiose, lembre-se que estamos vivendo uma situação sem precedentes (e que estamos fazendo parte de um momento histórico, em breve estaremos nos livros e nas apostilas do Desco uhulll). Faça uma lista do que você tem controle hoje, seus estudos, suas leituras, suas pesquisas, sua responsabilidade de ficar em casa; e uma lista de tudo o que foge das suas responsabilidades: a rota do asteroide, o vulcão, o ministro da saúde, o presidente, a cura da vírus e volte sua atenção pro que vc consegue dar conta e lidar agora.

Ainda temos 8 meses pela frente, dá pra estudar, pra se cuidar, pra se fortalecer, pra se acolher e pra entender que por mais que as coisas fujam do nosso controle, se focarmos naquilo que está ao nosso alcance, dá pra tirar boas lições desse período todo e pra ser cada vez mais resiliente. Por mais que esteja difícil, não pare de estudar, o mundo vai precisar de vc 😉

Até mês que vem!

Com amor,

Thaís Albuquerque @avidamedicina

Comunidades Descomplica

Comunidades Descomplica escreveu 18 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *