• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Vestibular e Maternidade, como conciliar?

Olá, eu sou a Nathália Almeida, embaixadora do descomplica e mãe do Theo!

Nath

Estudar com crianças é algo difícil. Às vezes, você se sentirá tentado a procurar um emprego alternativo porque está muito cansado e com problemas demais ou até, muitas vezes sem foco e coragem.  Na verdade, não existe uma fórmula secreta para estudar com crianças – sair de perto do filho(a) para focar no que deve vai exigir coragem, perseverança e ajuste. Ao fazer esses ajustes, você aumentará a aposta em suas, já impressionantes, habilidades de vida de malabarismo ao desenvolver fortes habilidades de gerenciamento de tempo.

Tornar-se mães/pais provou que poderíamos superar novos mundos desconcertantes e desconhecidos. Um teste de cada vez, descobrimos, assim, como faremos com a universidade. Podemos perder o sono dos alunos clichês, mas nossas vantagens incluem nossos níveis de paciência evoluídos e resiliência fortalecida (fortalecida por nossas crianças pequenas) e, é claro, ser motivados por nossos filhos nos observando ter sucesso.

Assim, sem mais delongas, compartilho com você minhas estratégias de economia de tempo (e sanidade) para estudar, que espero que sejam úteis.

Maaaaaaaas…. antes de tudo, quero parabenizá-la!!

Primeiramente, se você já é mãe ou está grávida e decidiu prestar ENEM/Vestibular, quero desde já parabenizá-la pelo seu esforço.

Isso porque, naturalmente, estudar para vestibulares é uma escolha que, diariamente, envolve uma rotina de estudos pesada, além de angústias, busca por motivação constante etc.

Dito isso, seguem as dicas:

1. Planeje com cuidado suas prioridades no estudo.

Planejar quais matérias merecem mais atenção, vai fazer com que o aproveitamento do tempo que tem livre seja maior. O que vai te dar uma melhor dinâmica fazendo com que não se perca nos estudos e nem se sinta mal por estar tão afastada do filho(a)

 2. Estabeleça uma rede de apoio

Se você tiver condições financeiras de contratar uma babá, é uma opção muito válida.

De alguma forma, é imprescindível procurar apoio (mãe e marido, por exemplo) e dividir responsabilidades. Essa é uma dica importante e uma das maneiras de você conseguir mais tempo para estudar.

É importante lembrar que, quando se trata do pai, ele possui responsabilidades tão grandes quanto as suas com o filho.

Muitas vezes, principalmente no caso dos bebês, as mamães costumam bancar as super-heroínas, acreditando que são invencíveis nos cuidados com os pequenos.

No entanto, por mais que as mães sejam insubstituíveis às vezes (como na amamentação), há outras tarefas que o papai dá conta e, assim, você poderá ter sossego para estudar.

3. Opte por videoaulas e cursos à distância

Ao tentar estudar para vestibular com filho pequeno e conciliar maternidade e estudo para concursos, às vezes torna-se inviável fazer cursinho presencial.

Então opte por videoaulas como, por exemplo, o Descomplica, que com certeza se encaixa em sua maneira de viver. Com esse tipo de plataforma e conteúdo você pode estudar no horário que for possível e pelo tempo que estiver ao seu alcance.

Isso significa até mesmo enquanto a criança está brincando, tirando uma soneca ou fazendo as atividades escolares.

4. Respeite seus horários, mas também não se culpe

Em suma, você deve respeitar os horários que criou para estudar. Isso é um ponto decisivo para que você possa extrair ao máximo os assuntos que está estudando.

É preciso levar em consideração que para se ter uma boa aprendizagem, é de extrema importância ter uma boa concentração.

E que na condição de ser mãe e vestibulanda, organização é a palavra chave para conseguir ser efetiva nos estudos.

Não importa se só são 2 ou 3 horas por dia, o importante é estudar com qualidade durante essas horas.

Entretanto, imprevistos acontecem. Há dias em que seu filho ficará doente, seus pais precisarão de apoio e até mesmo você não estará nas melhores condições.

Logo, não se culpe se eventualmente seu desempenho não for dos melhores. O importante é dar a volta por cima e retomar o ritmo o quanto antes.

Esse conselho vale, também, para as mamães em fase de amamentação. Se o bebê chorar durante os seus estudos, não se desespere.

Primeiramente, acalme seu bebê e depois que ele parar de chorar e voltar a descansar, acalme-se também.

5. Respire prestando atenção na sua respiração por um minuto e volte a se concentrar.

Novamente, o método de ciclo de estudos pode ser a melhor opção para sua rotina corrida de como estudar para concurso com filho pequeno, afinal, com ele você estabelece metas de tempo de estudo, mas sem definir um horário rígido previamente. Isso ajuda porque se o seu filho não estiver se sentindo bem na parte da manhã, você pode trocar as horas de estudo desse período do dia por algumas horas na parte da tarde.

6. E Por último, porém não menos importante: torne o tempo que terá com seu filho(a) um tempo de qualidade.

Assim como os estudos que necessitam de qualidade e não quantidade, o mesmo deve ser feito com seu filho(a). Naquela uma hora que tiver com ele(a), torne essa hora a melhor do dia para ele(a). Desligue o celular, a televisão e tudo que possa te tirar desse momento, exista apenas para ele(a). Brinque de tudo que ele(a) quiser e adentre-se ao mundo dele(a) e verá como isso faz toda a diferença.
Seu filho terá orgulho de você e poderá seguir seu exemplo, acredite!!

É difícil acreditar, mas, por mais que seu pequeno te dê trabalho hoje, pode contar que, no futuro, quando ele souber a jornada que você enfrentou para ser aprovada, ele terá muito orgulho de você.

Além disso, você verá estampado no rosto dele a gratidão pela boa educação, pelos momentos de lazer e por outros confortos que você poderá oferecer a ele.

Dessa forma, o compromisso com os estudos e com as dicas de como estudar – para vestibulares, concurso etc. – com filho pequeno ou adolescente é capaz não só de gerar benefícios para você, mas refletir em uma postura mais madura para toda a família.

A melhor forma de se motivar é buscando inspiração nos pequenos.

Uma boa sorte para nós!

Até a próxima!

Compartilhe

Avatar

Eu estava precisando tanto ler isso. Aqui são 8 anos sem estudar, e resolvi retomar os estudos e assim migrar para uma nova carreira. Tenho um pequeno de 3 anos e não está sendo facil a nova adaptação, eu percebo uma evolução gradual bem lenta, mas mesmo assim sei que a evolução está aqui, paciência é a chave do processo !
Obrigada mais uma vez Nathalia e força para nós <3

responder
Avatar

Estamos aqui para provar que nós somos capazes de tudo! Foi uma longa trilha até eu entender isso e fico feliz por essa mensagem ter te alcançado! Siga firme nos seus objetivos e nunca, nunca desista de seus sonhos.

responder