Embaixadora Explica: Como é calculada a nota do ENEM?, por Gabi Ritter

20/04/2020 Comunidades Descomplica

Ooi, gentes!

Sou a Gabi Ritter, Embaixadora do Descomplica 👑, e vim aqui para falar de um carinha conhecido como “TRI” – Teoria de resposta ao item. A teoria serve para calcular a sua média na prova do ENEM, porque, diferente do que muitos pensam, sua nota da prova não está diretamente relacionada com o número de acertos, mas sim com a qualidade deles. 

gabi ritter - post

Entender o TRI vai te fazer estudar do jeito certo, focar nas áreas ideais pra você e conseguir dominar melhor a prova. Nesse sentido, a ideia principal do recurso utilizado pela banca é valorizar quem sabe e quem obteve um raciocínio lógico coerente. Para isso, ela divide as questões de cada área em 3 diferentes eixos: fáceis, médias e difíceis. Assim, acertos nas questões fáceis garantem uma pontuação maior do que nas médias, que, consequentemente, asseguram mais pontos do que nas difíceis.

Para entender a lógica dessa estratégia é simples: uma pessoa que acerta muitas questões difíceis e poucas fáceis não tem coerência na resposta, isso faz a banca deduzir que esse candidato chutou boa parte da prova -logo, não merece uma boa pontuação. Da mesma forma, um candidato que acerta muitas fáceis, algumas médias e poucas difíceis comprova para o avaliador que ele seguiu a lógica da prova e não chutou as alternativas (ou o fez com pouca frequência). Resumindo: o ENEM valoriza o candidato que se esforçou para tentar resolver as questões e teve coerência na sua resolução.

Nesse viés, um candidato pode fazer menos acertos que outro e tirar uma nota muito maior (a diferença pode ser discrepante). Logo, a melhor estratégia é ter o básico de todos os conteúdos garantido, entender o conteúdo das médias e poder se dar ao luxo de saber somente as questões difíceis das áreas que valem peso maior para o seu curso. 

Outro aspecto importante para se destacar é que a redação é a única das 5 vertentes da prova em que é possível alcançar a nota 1000. Desse modo, é uma matéria que deve ser estudada e não negligenciada. É preciso focar nas matérias que garantem uma pontuação maior de acordo com o TRI (ordem crescente: linguagens, humanas, natureza, matemática e redação). Sendo assim, além da redação a matéria que mais podemos pontuar é matemática, portanto, devemos dedicar parte da nossa energia para compreender, pelo menos, o básico da área. 

De modo resumido, a ideia do TRI é valorizar o estudante que estuda. Para isso, cada estudante deve ter ciência dos pesos do seu curso e focar para obter um TRI melhor naquelas matérias que pesam mais e, para isso, é necessário garantir o acerto das questões fáceis, médias e algumas difíceis. O ENEM não quer que você gabarite a prova, ele quer que você tenha coerência e comprove que é um aluno dedicado e esforçado, que estudou muito para essa prova. 

Espero ter esclarecido um pouco sobre a metodologia utilizada pela prova para te avaliar.

Caso tenham ainda alguma dúvida sobre o TRI, posso tentar auxiliá-los pelo meu instagram @medbixo.

Bons estudos!

Comunidades Descomplica

Comunidades Descomplica escreveu 18 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *