• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Dicas para um estudo de qualidade

Olá, eu sou a Gabi Ritter – embaixadora do Descomplica – do #studygram @medbixo.
post gabi 1
Aos que ainda se perguntam “como render mais” ou “qual a melhor maneira de estudar”: a ferramenta a ser usada, vc escolhe, mas separei os passos que eu considero indispensáveis.

post gabi 2
1- Olhar aulas pra mim é a parte mais tranquila de todo o estudo, é a parte em que absorvemos o conteúdo. Durante as aulas, eu anoto tudinho e depois uso esse material para revisar/aprofundar. Mas só vc pode se conhecer para entender se é melhor vc ver a aula e dps anotar, anotar enquanto o prof fala ou se consegue absorver tudo tirando somente print do quadro.

post gabi 3

2- É importante, após assistir as aulas, ler sobre o conteúdo e, se necessários, fazer resumos. Muitas vezes, para aprofundar a matéria, eu leio minhas anotações durante a aula e destaco o mais importante (ou aquilo que eu sei que tenho mais chances de esquecer). Sobre os resumos, devem ser uma síntese do conteúdo e não uma obra de arte kkk – se vc tiver memória fotográfica, enfeitar os resumos pode ajudar muito, mas não devemos gastar tanto tempo e energia para a elaboração deles (é só uma parte do estudo e não o todo).

post gabi 4

3- Hora de colocar em prática o que você estudou e perceber se você realmente aprendeu! É a parte mais necessária de todo o processo e mais negligenciada. Não se esqueça que a prova é feita de questões, por isso é essencial que saibamos resolver exercícios (pq sim, com a prática vc começa a observar padrões das provas).

post gabi 5

4- De nada adianta vc resolver exercícios e simulados se não fizer diagnóstico deles (tem post sobre).. Na parte do diagnóstico, além de avaliar o que vc errou, é necessário saber tbm o pq do erro – isso pode ser feito olhando resolução de provas em vídeos, ler e aprofundar aquele conteúdo, chamar um amigo para discutir a questão.

post gabi 6

5- O vestibular exige o conteúdo do Ensino Médio inteiro – coisa pra caramba-, logo, é normal se esquecer de conceitos ou não conseguir lembrar de alguma fórmula. Para isso, é importante que revisemos com certa frequência. Eu gosto de revisar através de provas (fazendo questões e me forçando a lembrar o conteúdo), mas é possível fazer isso também através de aulas (o Descomplica tem o plano resumão com revisões mensais das matérias) e através da leitura de resumos.
Os passos são comuns para todos, mas é você que escolhe o caminho (que será aquele que mais funciona).

Espero que gostem e até o próximo!