Como usar o tempo livre para se tornar um estudante ativo?

04/04/2020 Comunidades Descomplica

estudantes
Olá, descoamigos! Prazer, somos os embaixadores do Renata Waléria e Bruno Santos.

Hoje viemos falar com vocês sobre como ser um estudante ativo e como usar o tempo a seu favor. Mas, antes de mais nada vocês precisam compreender qual a diferença entre o estudante passivo e o ativo.

Estudante passivo – É aquele que não se envolve com os estudos, ou seja, que só quer saber de assistir às aulas, mas que não faz exercícios, não anota nada, não grifa e nem se envolve com a leitura. Esse é o tipo de aluno que gosta de receber tudo “mastigado”, para não ter nenhum trabalho.

Estudante ativo – É aquele que interage com o conteúdo para além das aulas. Isso quer dizer que esse tipo de estudante não depende do professor, muito pelo contrário, ele corre atrás do seu conhecimento e consegue aprender o conteúdo de forma mais eficiente.

Tendo em vista a diferença entre ambos, em qual deles você se encaixa? Pare, analise e reflita. Nesse momento, autoconhecimento será o seu grande aliado. E se, diante dessa reflexão, você se identificou como um passivo, queremos te ajudar a mudar de postura e a experimentar a perspectiva do progresso. Desejamos que você deixe de ser um mero aluno e passe a ter o comportamento de um atleta. Como assim? Veja a imagem abaixo:

Não basta estudar ativamente, você precisa TREINAR e ter uma rotina de estudos, assim como um atleta tem a sua rotina de treinos. É preciso saber que para se dar bem em uma prova não basta ter conhecimento acerca dos assuntos, mas estratégia de prova e equilíbrio emocional. Por isso, resolvam exercícios, façam simulados, tenham foco e disciplina, sempre meça o seu desempenho – a fim de entender como está sua performance e, se preciso, mudar de estratégia – e cuidem da sua saúde mental.

À vista disso, vocês precisam entender de uma vez por todas que só assistir a aulas não vai te dar sua aprovação. Estamos dizendo que aula não é importante? Jamais! O que a gente quer falar é que vocês precisam largar o “vício” em aulas, ou seja, devem assistir àquelas de que realmente necessitam, afinal só assistir passivamente e excessivamente trará sérias consequências:

  • Perda de tempo: Quando se é um aluno passivo, a tendência é que tenha muita dificuldade de gravar todo o conteúdo. Sendo assim, terá que ver a mesma aula diversas vezes o que, de certa forma, aumenta o “vício” e o tempo gasto estudando um mesmo conteúdo.
  • Efetividade momentânea: Quando a aula termina, tem-se a impressão de que todo o conteúdo foi aprendido. Contudo, sem um estudo ativo, esse conteúdo se dissipará da sua mente em até 4 semanas e caso faça exercícios ou provas nesse período terá um resultado que não se repetirá dali em diante. Tal fato pode trazer frustração e impotência nos estudos, sentimentos nada desejados no ano de vestibular.

Já deu para perceber que não basta só assistir a aulas para aprender de verdade, né? É preciso ir além e buscar desenvolver o seu próprio estilo de aprendizagem. Dessa forma, listamos para vocês os três tipos de aprendizados existentes:

  • Auditivo – Você está sempre com fone de ouvido? Ama música e podcast? Tem costume de sussurrar as palavras que aparecem em apostilas ou aparelhos eletrônicos enquanto as lê? Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas anteriores, então provavelmente o seu estilo de aprendizado é o auditivo.
    • Você pode potencializar seus estudos por meio de podcast, e também gravando as aulas e escutando depois, além de ler o conteúdo em voz alta, explicando para você mesmo(a). Grupos de estudo também funcionam com esse tipo de aprendizagem, uma vez que você vai discutir e verbalizar suas ideias.
  • Visual – Você gosta de ler? Presta mais atenção no que está escrito na lousa ou nos slides do que no que o professor está dizendo? Gosta de fazer anotações escritas durante as aulas? Se as suas respostas foram positivas, o seu estilo é visual. Nesse aprendizado, as pessoas têm nas imagens um elemento de fixação do conteúdo, isso quer dizer que serve para pessoas que possuem memória fotográfica.
    • Você pode potencializar seus estudos por meio de mapas mentais, resumos, slides, fichas e
  • Cinestésico – Você gosta de ficar rabiscando o caderno enquanto assiste às aulas? Costuma ficar impaciente e inquieto na carteira durante as aulas? Se este for o seu caso, provavelmente o seu estilo de aprendizado é o cinestésico. Queremos te dizer que você não é hiperativo(a) por causa disso, só tem um método de aprender diferente do convencional. Nesse aprendizado, as pessoas preferem abordagens mais práticas para aprender coisas novas e possivelmente se saem melhor em disciplinas que requerem movimento e esforço físico, como fotografia, educação física e aulas em laboratórios.
    • Você pode potencializar seus estudos por meios de vídeos no youtube com experimentos relacionados ao assunto. Além disso, não fique sentado por muito tempo e procure usar diferentes elementos práticos.

É importante lembrar que não existe nenhum método correto, mas sim o método que tem êxito com VOCÊ. Por isso, é necessário autoconhecimento, a fim de que você compreenda qual desses estilos de aprendizagem tem mais a ver com o seu perfil. E cuidado para não se comparar com outras pessoas, pois às vezes o recurso que funciona para elas pode não funcionar para você e tá tudo bem! Ademais, vale ressaltar que você pode associar mais de um método, assim a eficiência dos seus estudos pode aumentar ainda mais (a depender das suas características interpessoais, claro).

Diante de todas essas dicas e configurações pessoais, agora você pode finalmente usar o tempo a seu favor, já que não ficará mais insistindo em algo que não é tão produtivo dentro da sua realidade e das suas limitações. É isso! Esperamos que vocês tenham gostado! Ah, e não se esqueçam de lavar bem as mãos e de ficar em casa 💚

Renata Waléria e Bruno Santos.

 

Comunidades Descomplica

Comunidades Descomplica escreveu 18 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *