• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como se informar em meio a tantas Fake News?

Olá gente, me chamo Dayane, sou embaixadora do Descomplica (@resumos.e.enem), e hoje vim trazer uma matéria extremamente importante. Como todos sabem, a internet é repleta de fake news, mas como se informar em meio à elas? É sobre isso que iremos falar hoje.

Com um mundo carente de visualizações e curtidas, muitas pessoas aproveitam algum assunto do momento para espalhar notícias falsas que desinformam a população. Um exemplo é a pandemia do novo coronavírus, onde vários sites e perfis divulgam receitas caseiras para se prevenir da doença, que até o momento não tem nenhuma comprovação científica. Portanto, é preciso separar a informação verdadeira da informação falsa.

Para isso, é importante realizar os seguintes passos:

1) Antes de ler a matéria sobre determinado assunto, certifique-se que você sabe o significado do tema em foco. Exemplo: se a notícia é sobre as manifestações nos EUA, pesquise o motivo das manifestações e o porquê delas estarem acontecendo.

2) Procure outras fontes. Mesmo se o site for confiável, pode ser que falte alguma informação, então, para ter conhecimento total sobre a informação, é necessário verificar em outros sites confiáveis.

3) Se for um assunto mundialmente debatido, ou que tenha algum Ministério do governo ou ONG envolvido, provavelmente existe um site oficial só sobre o assunto, este então será a forma mais segura e completa de se obter informação.

4) Confira também, a data da notícia, pois muitas vezes uma publicação é compartilhada de anos atrás, o que não faz a notícia ser falsa, apenas desatualizada.

5) E por último, leia todas as matérias que for compartilhar, não ajude a disseminar a desinformação.

Fiquem atentos às notícias falsas e siga os passos acima para a verificação, principalmente se sua pesquisa for para enriquecer sua redação do Enem com informações.

Espero que tenham gostado da matéria, e que ela seja útil para sua vida e para seus estudos.

Beijos e até a próxima!