• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como estabelecer prioridades, traçar metas e concretizá-las

Lidar com a grande quantidade de conteúdos a serem estudados é um dos grandes desafios que todo estudante enfrenta. Organizar essas tarefas de um modo eficiente realmente não é fácil, mas também não é impossível.

Tendo passado pelo colegial, em especial pelo ano de vestibular, e estando hoje na faculdade e fazendo parte de alguns projetos, aprendi (e continuo aprendendo) a me organizar melhor, estabelecendo prioridades e traçando metas de forma que a concretização das mesmas não seja apenas uma ideia, mas sim uma das etapas do processo.

Para traçar essas metas é importante levar em consideração o tempo disponível para realizar atividades, portanto, estabelecer prioridades é uma necessidade, já que o tempo é limitado e dividí-lo de forma adequada, eficiente e realista é essencial. Lembrando que: se tudo é importante, nada é importante.

Existem várias formas de determinar essas prioridades, o método que eu considero mais eficiente é fazer uma lista com todas as atividades que desejo realizar e montar um ranking, pensando no objetivo que tenho em cada uma e colocando em ordem de importância.

Esse processo deve ser feito da forma mais racional possível, levando em consideração as coisas que você gosta, mas lembrando que nem sempre o que você quer fazer é o que você precisa fazer.

A partir dessa lista, é necessário analisar cada tópico e o que deve ser feito para alcançar o objetivo, pode ser completar os módulos de uma apostila, assistir certas aulas ou fazer simulados predefinidos, o importante é separar as etapas de cada uma das atividades (recomendo passar por esse processo de organização sempre anotando tudo).

Quebrar a meta em várias partes é essencial para aumentar o seu desempenho e tornar o avanço constante, de modo que você saiba exatamente o que fazer para evoluir, além de evitar a sensação de incapacidade que tarefas muito grandes podem gerar (sabe quando simplesmente parece impossível? é isso que queremos evitar).

Dica: Documente sua evolução nas atividades, pode ser em um planner, uma agenda ou um caderno, por meio de listas, trackers ou tabelas, independente do método, o ideal é acompanhar sua evolução e ter a certeza de que o avanço está acontecendo, mesmo que aos poucos.

Além disso, é essencial refazer essa análise ao longo dos dias, semanas e/ou meses (tudo depende de quais são suas metas), nem sempre a estratégia inicial continua eficiente com o passar do tempo, e isso não é um problema, na verdade é completamente normal e esperado, por isso é importante acompanhar seu desempenho, para que essas alterações possam ser feitas quando necessárias, garantindo a realização das tarefas que compõem a meta final.

Comece a estudar para o Enem 2020 com Cronograma personalizado e Aulas ao vivo todo dia no melhor cursinho pré-vestibular do Brasil! Plano Descomplica Top + Resumão por 12x R$26,80

Espero ter ajudado!
Júlia Almeida
@arquimanhas