Blog Descomplica

Como estudar a dois meses do Enem?

Um passo a passo para quem vai começar a estudar agora
porDescomplica| 19/09/2017
Como estudar a dois meses do Enem

Compartilhe

“Como estudar a dois meses do Enem?”. Essa é uma pergunta que recebemos muito aqui porque sempre temos aqueles estudantes que chegam nos 45 do segundo tempo pra se preparar pra prova.

Mas isso significa que “acabou, boa sorte”? Nada! Com as estratégias certas, você consegue traçar o caminho ideal pros estudos e chegar arrasando no Enem 2022. Mas pra isso, é fundamental ser certeiro e não perder tempo.

Vamos saber mais a seguir! Bora?

Estude pra valer!

Vamos falar a real: desde já, esteja ciente de que dica nenhuma faz milagre. Só passa no vestibular quem estuda. E quem estuda de verdade! Se você tem apenas dois meses de estudo até a prova, faça uso desse tempo com muita sabedoria!

É preciso se dedicar horrores pra conseguir absorver a carga de conteúdo que cai no Enem, que é enorme. Encare esse momento como um intensivo pré-vestibular e considere fortemente dedicar a maior parte da sua carga horária pós-aula pra os estudos. 

Não é hora de fazer corpo mole! 💪

Faça um cronograma

Todo o tempo entre o momento de agora e a prova do Enem será precioso e você precisa estar preparado pra lidar com isso! Pra traçar todo o seu rumo a partir de agora, comece a criar um cronograma de estudos até próximo à prova.

Lembre-se que neste cronograma de estudos você precisa contar com os imprevistos! Afinal, temos dias em que tudo embola igual bola de neve e não conseguimos render como gostaríamos. Ter esses pontos de imprevisto no seu cronograma permite ter maior flexibilidade pra compensar este momento.

Foque em português e matemática

No momento de estruturar o seu cronograma de estudos, seja realista. É muito difícil conseguir dar conta de estudar toda a matéria em um período tão curto de tempo. Então, você precisa saber focar com o tempo que tem. 

Procure saber quais são as matérias que mais caem no Enem e priorize os conteúdos de Português e Matemática. Estas duas são as provas que mais contam na sua média total do exame.

Isso não é o ideal, mas diante das circunstâncias, essa é uma boa estratégia pra otimizar o seu estudo. Outro ponto que também pode ser muito útil: faça resumos e mapas mentais (vamos falar disso ainda!). 

Escrever o que você entendeu de um conteúdo é uma ótima forma de estudar. Além disso, isso organiza as suas matérias de uma forma que dá pra revisar depois. 

Já o mapa mental é um diagrama em que você une, de forma organizada, vários conceitos que se relacionam entre si.

Conte com mapas mentais e resumos

Agora é a hora, também, de priorizar todo o tempo que tem disponível pra absorver o máximo de conteúdo útil pra prova. E às vezes você não vai conseguir mesmo revisar os conteúdos completos.

Pra isso, os mapas mentais e resumos serão seus melhores amigos. Você terá em mãos mastigadinho todo o conteúdo que realmente cai na prova, direcionado pro que precisa estudar e turbinar seus estudos sem gastar tempo demais. Eles ajudam a ir direto ao ponto e turbinar as suas estratégias de estudo.

Treine sua velocidade

Se você já construiu uma boa base e agora está direcionando seus esforços pra potencializar os resultados na hora da prova, pode aproveitar este momento pra treinar sua velocidade. 

Isso porque temos alunos feras e que não conseguem ir bem na hora da prova justamente porque possuem tanto um ritmo de prova lento quanto uma dificuldade pra separar o tempo adequado pra redação.

Preparar-se pro Enem é, também, garantir esse treino pra dinâmica da prova. Por isso, cronometre o tempo que você demora por questão e trace estratégias pra otimizar tempo.

Como estudar a dois meses do Enem

Foque também na redação

Muitas pessoas focam o tempo de estudos pros conteúdos e deixam a redação de lado. E, principalmente, se você não tem facilidade de escrita, isso pode fazer com que você não dedique tempo adequado, bem como não desenvolva técnicas pra uma boa redação.

Saiba que a redação também é um ponto importante pra conseguir aquela nota maravilhosa que vai abrir portas pra sua vaga dos sonhos. Então treine com os temas de redação!

Aprenda a priorizar

Tá com pouco tempo e não sabe como estudar a dois meses do Enem? Ok, então é hora de priorizar seus estudos. Se você já tem estudado nos últimos meses e tem domínio sobre determinados temas, é hora de focar naquilo que é seu calcanhar de Aquiles.

Separe os conteúdos que você tem mais dificuldade e debruce sobre eles. Mas também tem outro ponto que é importante acompanhar: quais são os temas que caem mais na prova.

Nesses últimos dois meses antes do Enem, tire suas dúvidas sobre aquilo que tem mais chances de cair. Às vezes você tá desperdiçando energia com aquilo que raramente cai. Fique atento, pois esse é um dos pontos fundamentais pra aprender sobre como estudar a dois meses do Enem!

Bora começar a estudar pro Enem e chegar abrindo suas portas pro ensino superior? Então, acompanhe nosso blog, que separamos os melhores conteúdos pra arrasar na prova! Se você quiser uma ajudinha extra, vem conhecer os nossos cursos preparatórios para o Enem e vestibulares.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica