Questões Sobre Sistema Digestório no Enem

16/03/2018 Bruna Maria

Elaboramos uma série de questões sobre sistema digestório no Enem para te ajudar a estudar para a prova de biológicas. Papel e caneta na mão? Comece a resolver os exercícios abaixo:

Simulado de questões sobre sistema digestório no Enem 

1. (UFRJ-2006)

A Figura 1 a seguir mostra as vilosidades do intestino de uma serpente após um longo período de jejum, enquanto a Figura 2 mostra a mesma região minutos após a ingestão de alimentos.

questoes sobre sistema digestorio no enem

Questões sobre sistema digestório no enem

Essa rápida alteração nas vilosidades é causada por um intenso aumento da irrigação sanguínea na porção interna dessas estruturas. Tal mudança após a alimentação é importante para o aumento da eficiência do processo de nutrição das serpentes. Por que a alteração nas vilosidades contribui para a eficiência da nutrição das serpentes? Justifique sua resposta.

2. (Mack-2007) 

I. Início da digestão de amido
II. Emulsionamento de lipídeos
III. Absorção de água
IV. Término da digestão de proteínas

Os eventos da digestão citados acima ocorrem,respectivamente,

a) no esôfago, no fígado, no intestino grosso e no intestino delgado.
b) na boca, no pâncreas, no duodeno e no estômago.
c) na boca, no duodeno, no intestino grosso e no jejuno-íleo.
d) no estômago, no fígado, no pâncreas e no intestino grosso.

Para reforçar o conhecimento

Separamos um exercício extra retirado de um dos vestibulares mais concorridos do país, a Fuvest, para ajudar no treino das resoluções de questões sobre sistema digestório no Enem. Pegue papel e caneta e prepare-se!

2. (FUVEST-2006)

A ingestão de alimentos gordurosos estimula a contração da vesícula biliar. A bile, liberada no:

a) estômago, contém enzimas que digerem lipídios.
b) estômago, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.
c) fígado, contém enzimas que facilitam a digestão dos lipídios.
d) duodeno, contém enzimas que digerem lipídios.
e) duodeno, contém ácidos que facilitam a digestão dos lipídios.

 

Gabarito das questões sobre sistema digestório no Enem 

  1.  Porque o aumento de tamanho das vilosidades aumenta a superfície de contato com o alimento, facilitando a sua absorção.
  2.  C
  3. E

Resolvendo passo-a-passo (2):

A digestão química se inicia na boca com a ação da amilase salivar ou ptialina, responsável pela digestão de amido em ph 7. Logo, as alternativas A e D estão incorretas, pois dizem que a digestão química ocorre no esôfago e no estômago, respectivamente. O emulsionamento de lipídios ocorre no duodeno, graças à liberação da bile proveniente da vesícula biliar, o que elimina a letra B, pois essa diz que o emulsionamento ocorre no pâncreas. O intestino grosso é responsável pela rápida absorção de água, formando o conteúdo fecal. O término da digestão de proteínas, que se iniciou no estômago, ocorre nas porções finais do intestino delgado, denominadas jejuno e íleo. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Resolvendo passo-a-passo (3):

As alternativas A e B estão incorretas, pois dizem que a bile é liberada no estômago. A alternativa C etá incorreta, pois diz que a bile é liberada no fígado. Na verdade, a bile é liberada no duodeno. Além disso, as alternativas A e C dizem que a bile possui enzimas que facilitam  a digestão, porém não existe conteúdo enzimático. Logo, a alternativa D também está incorreta, pois diz que a bile contém enzimas. A alternativa E está correta, pois a bile é composta por ácidos e sais biliares, água, pigmentos etc que atuarão na emulsificação das gorduras facilitando a atuação das enzimas digestivas no duodeno.

 

Conseguiu resolver todas as questões sobre sistema digestório no Enem? Continue estudando com nosso resumão sobre respiração celular e fermentação. Não deixe de acompanhar o blog do Descomplica para mais conteúdos!

Bruna Maria

Bruna Maria escreveu 37 artigos

1 Comentário para este artigo

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *