Mapa Mental: Mitose e Meiose

11/12/2018 Anna Taborda

A Biologia é uma disciplina que costuma gerar muitas dúvidas entre os vestibulandos. O assunto de hoje é a divisão celular, um dos primeiros conteúdos que aprendemos na matéria. A divisão celular é um processo que as células de um organismo passam ao longo de toda a sua vida, desde a origem embrionária até os últimos segundos de sua vida. Existem dois tipos de divisão celular chamadas de mitose e meiose.

ORGANIZE SEUS MAPAS MENTAIS EM PLANNERS DE ESTUDO

O que é mitose?

A mitose é o tipo de divisão celular que ocorre desde a formação do embrião até a morte do organismo. No momento em que estamos sendo gerados no útero materno, é necessário que aconteça a duplicação da célula, a fim de formar um novo ser. Nós nunca paramos de realizar mitoses.

O processo acontece assim: uma célula origina duas com o mesmo número de cromossomos. Desse modo, acontece a regeneração dos tecidos multicelulares e a reprodução assexuada.

Como o processo da mitose é contínuo, dividimos ele em processos para melhor entendimento:

  • Prófase;
  • Metáfase;
  • Anáfase;
  • Telófase.


Enem Power R$ 19,90

O que é meiose?

A meiose, por sua fez, é um processo de divisão celular formado por duas etapas. Nela, há a formação de quatro células haploides e de uma única célula diploide.

Na meiose, uma célula se origina de quatro com metade do número de cromossomos. Assim, ocorre a formação de gametas (reprodução sexuada).

O processo é dividido em:

  • Prófase I;
  • Metáfase I;
  • Anáfase I;
  • Telófase.

Diferenças entre mitose e meiose

Uma das maiores dúvidas sobre o assunto é em relação às diferenças entre mitose e meiose.

A mitose e meiose contam com diversas semelhanças: formação do fundo mitótico, eliminação da carioteca e movimento dos cromossomos tanto para o meio quanto para os polos das células. Contudo, existem diferenças básicas que podem ser destacadas:

A mitose resulta de duas células geneticamente iguais, enquanto na meiose são células geneticamente diferentes. Além disso, na mitose não há redução do número de cromossomos, ao contrário da meiose. A mitose ocorre em células somáticas, já a meiose, acontece em células germinativas.

Para entender melhor todo o processo da mitose e meiose, confira no Mapa Mental os detalhes mais importantes!

mapa-biologia-mitose-meiose

Gostou desse artigo e do nosso mapa mental sobre a diferença entre mitose e meiose? Esperamos que esse conteúdo te ajude em seu dia a dia! Para saber mais, continue acompanhando o Desconversa.

Anna Taborda

Anna Taborda escreveu 839 artigos

2 Comentários para este artigo

  • karol
    20/05/2015

    adoro todas as aulas do descomplica

  • karol
    20/05/2015

    tenho uma duvida por favor me ajudem sou muito repetitiva na redaçao como posso melhorar rafa cunha ?

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *