Mapa Mental: Engenharia Genética

17/10/2016 Rebeca Khouri

Não sabe nada sobre Engenharia Genética? Dê uma olhada neste mapa mental e descubra tudo para garantir o gabarito na sua prova de biologia! :3

mapamental-biologia-engenharia-genetica-2016

CONFIRA NOSSO GABARITO ENEM 2016!

A biotecnologia consiste em um conjunto de técnicas que permitem a seleção, a manipulação e a modificação de organismos ou de parte destes. A seleção e utilização de organismos com características interessantes para nós ou para grandes produções ocorrem desde tempos mais antigos, como, por exemplo, a utilização de fungos para produção de pães ou a seleção artificial para a escolha de frutas com melhor sabor.

Com o avanço da biotecnologia, surgiram importantes técnicas de engenharia genética que possibilitaram a modificação de materiais genéticos. Essas técnicas têm como objetivo melhorar ou criar produtos e organismos, procurando sempre um melhoramento genético.

A partir das enzimas de restrição, é possível cortar pedaços de uma molécula de DNA e, com a DNA ligase, uni-los a uma outra molécula. Com isto, é possível manipular geneticamente os organismos, criando os organismos geneticamente modificados, também conhecidos como transgênicos.

Os transgênicos, com objetivo de melhorar a produção, causam diversos debates sobre sua influência na saúde humana e no meio ambiente

Os transgênicos podem ser utilizados na agricultura, como, por exemplo, no tomate, em que é colocado o DNA de uma bactéria resistente a predadores. Com isso, o tomateiro expressa essa característica e sofre menos com o ataque de predadores.

Outro exemplo da utilização dos transgênicos é a inclusão de um gene capaz de produzir insulina no DNA de uma bactéria. Com isso, a bactéria transgênica produz altas quantidades de insulina, que são utilizadas no tratamento de diabéticos.

QUER SABER MAIS SOBRE ENGENHARIA GENÉTICA? CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO!

Estamos na metade de outubro, o ENEM está chegando e a tensão só aumenta… Mas estamos aqui pra te ajudar, não é? Que forma melhor de estudar do que se divertindo?

Juntamos alguns memes que vão te fazer entender sobre engenharia genética de uma forma como você nunca imaginou! Não sabe o que é Engenharia Genética? Simples! Vamos ler a lista e acabar com suas dúvidas!

CLIQUE AQUI E DESCUBRA 4 MEMES QUE VÃO TE FAZER VER TODO O SENTIDO EM ENGENHARIA GENÉTICA!

Rebeca Khouri