Mapa Mental: Circulação Comparada

18/07/2016 Larissa Coelho

Aprenda ainda mais sobre Circulação Comparada com a ajuda desse mapa mental super legal! 🙂

Circulacao Comparada

 

O sistema circulatório possui a função de garantir a distribuição de oxigênio e nutrientes a todos as células do organismo, manter o equilíbrio hidrossalino do corpo e transportar excretas. Para tanto, existe um coração que bombeia o líquido para as células com uma determinada frequência. O líquido circulante pode ser incolor, chamado de hemolinfa, presente nos insetos, ou colorido, graças à presença de pigmentos como a  hemoglobina, presente em muitos invertebrados e em todos os vertebrados.

Circulacao Comparada

Sistema circulatório humano

Quais são os tipos de sistema circulatório?

Nos animais existem dois tipos de sistema circulatório: o sistema aberto e o sistema fechado.

No sistema circulatório aberto, o líquido bombeado pelo coração abandona os vasos e cai em lacunas corporais. Nessas cavidades, as trocas de substâncias entre o líquido e as células são lentas. Posteriormente, o líquido retorna para o coração, que novamente o bombeia para os tecidos. Este sistema é encontrado em artrópodes e na maioria dos moluscos (cefalópodes são os únicos do grupo que apresentam sistema fechado).

Circulacao Comparada

Sistema circulatório aberto (gafanhoto)

TUDO SOBRE O SISTEMA RESPIRATÓRIO ESTÁ BEM AQUI, COM A CONTINUAÇÃO DESTE RESUMO.

Também não deixe de conhecer o coração de 5 vertebrados e saiba tudo sobre sua Circulação e muito menos de testar seus conhecimentos para o Enem e para os vestibulares com os exercícios resolvidos sobre este tema! :*

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

2 Comentários para este artigo

  • Alan Calvet
    10/07/2015

    Na verdade tenho vocês como meus parceiros,me ajudam muito em meu trabalho em minha cidade São Luís,e o Oda é meu parceiro de Biologia,sou professor e biólogo,abraços

  • Larissa
    18/07/2016

    Muito feio esse mapa mental. Poderia ter seguido o modelo dos outros anteriores – de digestão e respiração comparada – que ficaram muito mais didáticos.

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *