Exercícios Resolvidos: Sistema Excretor

25/07/2016 Bruna Maria

Leia o resumo Como funciona o sistema excretor e resolva os exercícios abaixo.

1. (UFSCar-2006) Do metabolismo das proteínas pelos animais resultam produtos nitrogenados, como a amônia, a uréia e o ácido úrico. Sobre a toxicidade, solubilidade e excreção desses produtos, pode-se dizer que:

a) A amônia é o mais tóxico deles, o que implica que deve ser eliminada praticamente à medida que vai sendo produzida, resultando em perda de grande quantidade de água pelo animal. Os peixes ósseos apresentam amônia como excreta nitrogenado.
b) A uréia é praticamente insolúvel em água, o que implica que o animal não precisa recrutar grande quantidade de água para promover sua excreção. Por ser pouco tóxica, pode ser retida pelo organismo por mais tempo. Aves e répteis apresentam excretas desse tipo.
c) O ácido úrico é o mais tóxico dos excretas nitrogenados, o que implica em ter que ser eliminado rapidamente do organismo. Contudo, por apresentar alta solubilidade, necessita de pequenas quantidades de água para ser eliminado. Essa economia hídrica mostra-se adaptativa ao modo de vida dos insetos.
d) A uréia apresenta o maior grau de toxicidade e a mais baixa solubilidade, o que implica na necessidade de grandes volumes de água para sua diluição e excreção. A excessiva perda de água representa desvantagem aos organismos com excretas desse tipo, tais como os mamíferos.
e) A amônia apresenta baixa toxicidade e é praticamente insolúvel em água, o que permite que seja mantida por mais tempo no organismo. Além disso, a amônia é compatível com o desenvolvimento do embrião fora do corpo materno e dentro de um ovo fechado, o que ocorre nas aves e répteis. Esse embrião morreria caso produzisse uréia ou ácido úrico.

2. (Vunesp-1998) Considere as funções do rim humano.

a) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?
b) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substância tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.

3. (Unicamp-2008) Na tabela abaixo são apresentados os resultados das análises realizadas para identificar as substâncias excretadas por girinos, sapos e pombos.

excrecao

a) Identifique, na tabela, qual amostra corresponde às substâncias excretadas por pombos. Explique a vantagem desse tipo de excreção para as aves.
b) Identifique, na tabela, qual amostra corresponde às substâncias excretadas por girinos e qual corresponde às dos sapos. Explique a relação entre o tipo de substância excretada por esses animais e o ambiente em que vivem.

 GABARITO

1. A

Resolvendo passo-a-passo:

A alternativa A está correta. A amônia é uma substância altamente tóxica e solúvel, que demanda grande quantidade de água para ser eliminada. Por isso esse tipo de excreta ocorre apenas em animais aquáticos, para os quais obter água não é um problema.

A alternativa B está incorreta. O erro dessa alternativa está em dizer que a uréia é o excreta nitrogenado das aves e répteis, quando na verdade é o ácido úrico.  Esse é eliminado juntamente com as fezes, na forma de uma pasta de cor esbranquiçada, altamente concentrada.

A alternativa C está incorreta. O ácido úrico é o excreta nitrogenado menos tóxico, além de apresentar baixíssima solubilidade. Graças a isso, necessita de pequenas quantidades de água para ser excretado.

A alternativa D está incorreta. De fato, mamíferos excretam uréia, mas essa não constitui o excreta mais tóxico  e menos solúvel. O excreta mais tóxico é a amônia e a menos solúvel é o ácido úrico.

A alternativa E está incorreta. A amônia é o excreta mais tóxico e com alta solubilidade, por isso demanda grande quantidade de água para ser excretada. Portanto, não pode ser compatível com o desenvolvimento do embrião fora do corpo e dentro de um ovo, como em aves e répteis. Esses animais dependem de um excreta pouco tóxico, que pode ser armazenado e concentrado dentro do ovo sem prejudicar o desenvolvimento do embrião, além de necessitar e pouca água para ser eliminado. Por isso, o ácido úrico é o principal excreta desses animais.

 

2. Resolvendo passo-a-passo:

a) No glomérulo, localizado na cápsula de Bowman, ocorre a filtração do sangue, que consiste no extravasamento de parte do plasma sanguíneo do glomérulo renal para a cápsula glomerular. O líquido extravasado é chamado filtrado. Esse filtrado contém substâncias úteis ao organismo, como água, glicose, vitaminas, aminoácidos e sais minerais diversos. No túbulo do néfron ocorre a reabsorção de alguns elementos contidos no filtrado renal. Desta maneira, há o retorno ao sangue das substâncias úteis ao organismo presentes no filtrado. Essas substâncias úteis que retornam ao sangue são retiradas do filtro pelas células dos túbulos renais. Daí passam para os vasos capilares sanguíneos que envolvem esses túbulos.

b) A substância orgânica filtrada e reabsorvida pelo sangue é a glicose. A principal substância tóxica presente no filtrado e posteriormente eliminado pela urina é a uréia.

3. Resolvendo passo-a-passo:

a) A amostra 2 (ácido úrico) corresponde ao excreta dos pombos. O acido úrico é pouco tóxico e pode ser eliminado com pouca água. Portanto, as aves podem produzir uma urina pastosa e altamente concentrada com pouco desperdício de água, o que constitui uma importante adaptação para a sobrevivência em ambientes terrestres.
b) A amostra 1 (amônia) corresponde ao excreta dos girinos e a amostra 3 (uréia) corresponde ao do sapo. O tipo de substância excretada está relacionado com o ambiente em que os animais vivem.  Os girinos vivem em ambientes aquáticos e excretam amônia, que, apesar de ser altamente tóxica, é facilmente dissolvida na água e por isso não é prejudicial para esses animais. Já os sapos vivem em zonas terrestres e excretam uréia, que é menos tóxica que a amônia e pode ser eliminada de forma mais concentrada, diminuindo a perda de água pelo organismo.

Bruna Maria

Bruna Maria escreveu 37 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *