Exercícios Resolvidos: Reino Animal: De Poríferos a Moluscos

29/08/2016 Bruna Maria

Leia o resumo Reino Animal: poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos e moluscos e resolva os exercícios abaixo.

 

1. (PUC – SP-2007)

platelmintos
Na tira de quadrinhos, faz-se referência a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmações. Assinale a única correta.

a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita.

b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilíndrico e amplo celoma.

c) Várias espécies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, têm o porco como hospedeiro intermediário.

d) É o verme causador da esquistossomose no ser humano.

e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermediário, podendo apresentar cisticercose.

2. (UEMG-2007) Considere o esquema corporal de um animal representado na ilustração a seguir:

moluscos
São características do grupo representado por esse animal, exceto:

a) Ausência de segmentação corpórea.

b) Presença de revestimento formado pelo manto.

c) Tubo digestório incompleto.

d) Sistema circulatório aberto.

3. (UFSC-2007 – Adaptada) Com relação ao Reino Animal, assinale a(s) proposição(ões) correta (s).

01. Formado por animais sésseis e geralmente hermafroditas, a maioria das espécies do filo Poríferos são aquáticas, apesar de existirem algumas espécies terrestres.

02. A lombriga e a solitária (tênia), parasitas do intestino humano, pertencem aos filos Platelmintos e Nematelmintos, respectivamente.

08. O filo Cnidários é formado, basicamente, por dois tipos morfológicos de indivíduos, que são: pólipos, cujo principal representante é a água-viva, e medusas, representadas pelos corais.

16. No filo Moluscos existem indivíduos com concha externa, como é o caso das ostras e mexilhões, e também indivíduos sem ela, como é o caso da lula e do polvo.

GABARITO

1. E

Resolvendo passo a passo:

a) Incorreta: As tênias são vermes hermafroditas de corpo achatado (Filo Platyhelminthes).

b) Incorreta: Os vermes platelmintos são animais de simetria bilateral, corpo achatado e são acelomados (não possuem celoma).

c) Incorreta: Existe uma espécie de tênia que utiliza o boi como hospedeiro intermediário (Taenia saginata) e outra que utiliza o porco (Taenia solium).

d) Incorreta: A esquistossomose é causada por vermes platelmintos da espécie Schistossoma mansoni.

e) Correta: A teníase é causada pela forma adulta do parasita; o homem libera ovos destes animais juntamente com suas fezes, podendo contaminar a água ou mesmo alimentos ou mãos. Já a cisticercose é causada pela ingestão dos ovos do parasita, que se encaminham do trato digestivo para a corrente sanguínea e se alojam em diversos órgãos, como cérebro, olhos ou músculos.

 

2. C

Resolvendo passo a passo:

a) Correta: Os moluscos não apresentam metamerização (corpo dividido em uma série de segmentos).

b) Correta: Os moluscos possuem uma dobra da epiderme chamada de manto, que é responsável pela produção da concha em alguns grupos e forma a cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como um “pulmão”, um órgão de trocas gasosas.

c) Incorreta: Os moluscos possuem tubo digestivo completo (com boca e ânus).

d) Correta: A maioria dos moluscos possuem sistema circulatório aberto. Apenas o grupo dos cefalópodes (polvos e lulas) possui sistema circulatório fechado.

 

3. 16

Resolvendo passo a passo:

01. Incorreta: Todos os representantes do filo Porífera são aquáticos, podendo ser marinhos ou de água doce.

02. Incorreta: A lombriga e a solitária (tênia), parasitas do intestino humano, pertencem aos filos dos nematelmintos e platelmintos, respectivamente.

08. Incorreta: O filo dos cnidários é formado, basicamente, por dois tipos morfológicos de indivíduos: pólipos, cujos principais representantes são os corais, e medusas, representadas pelas águas-vivas.

16. Correta: No filo dos moluscos existem indivíduos com concha externa, como é o caso das ostras, mexilhões (concha bivalve) e caramujos (conha com espiral), e também indivíduos sem ela, como é o caso da lula, do polvo e das lesmas (perderam a concha).

Bruna Maria

Bruna Maria escreveu 37 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *