#DesafioDescomplica: 6 coisas que você encontra no salão de beleza que podem cair no ENEM

06/10/2014 Camila Paula

1. Penteado e etnias africanas

Um penteado, definitivamente, não serve apenas para deixar mais bonita.O pintor Jean-Baptiste Debret nos mostra isso em algumas pranchas sobre a fisionomia dos negros africanos. Ele mostra em suas pinturas inúmeros penteados e enfeites usados por negras e negros, que serviam para identificar a etnia, a família a qual pertenciam e até mesmo o tipo de trabalho que realizavam. Duvida? Dá uma olhada na prancha “Escravas Negras de Diferentes Nações”, de Debret. O ENEM adora fazer questões com pinturas dele!

“Escravas Negras de Diferentes Nações”, de Debret. Esse pintor cai muito no ENEM!

 

 

2. Padronização do consumo

A globalização age em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na aparência. Muitas pessoas que vão ao salão de beleza querem o cabelo da atriz tal, o esmalte da cantora tal, tudo para seguir a moda, que nada mais é que uma padronização imposta pela cultura de massa.

Uma dica importante: você é tão linda(o) quanto sua artista(o) preferido ou concorrente do vestibular! Sim, até mesmo se for a Beyoncé!

 

 

3. Estética

A preocupação com a estética não está só nos cuidados com a aparência pessoal. Ela é também uma preocupação artística de muitos escritores. O Parnasianismo foi um movimento caracterizado por essa obsessão com a aparência do texto, em que as métricas eram milimetricamente calculadas e os textos trabalhados milimetricamente em suas formas, um verdadeiro trabalho de artesão!

gif-oda

 

 

4. Micoses

Cuidado quando for fazer as unhas! As micoses são infecções que podem ser causadas por fungos ou microorganismos, e podem atingir as unhas ou a pele. Os fungos aproveitam a umidade e a queratina para se desenvolverem, e acabam atuando como parasitas animais. Os fungos tem a capacidade de eliminar enzimas que digerem matéria orgânica e absorve-la.

Sem incômodos no dia da sua prova, certo? Mantenha os pezinhos bem cuidados para poder manter as mãos na prova e só na prova.

 

 

5. Corte de cabelo

As mulheres adoram ir ao salão de beleza levar uma “tesourada” nas madeixas, mas por que a tesoura corta? Observando uma tesoura, vemos que a lâmina é mais fina que o restante da tesoura e irá cortar de forma mais eficiente quanto mais fina for o “fio da tesoura”, isso porque mais intensa será a pressão de uma força aplicada sobre ela. Lembre-se de que a pressão é a resultante normal das forças aplicadas em uma determinada área, i.e., P=F˔/A e sua unidade no S.I. é o Pascal (Pa), que é o apelido para o N/m²!

Calma, amiga: o cabelo é o que menos importa em dia de vestibular!

 

 

6. Bônus: Tema de redação!

“O culto à beleza na sociedade contemporânea”

Esse é um tema bem recorrente nos vestibulares, galera! É bom saber dissertar e argumentar sobre a evolução do conceito de beleza durante a História e quais consequências a obsessão com o tema pode trazer para um indivíduo social. Um recorte interessante que você pode fazer é abordar como os jovens lidam com o assunto. Falar do que conhece é essencial para falar bem sobre qualquer coisa! ;]

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *