5 séries para te ajudar a arrasar em Biologia no vestibular!

13/07/2017 Helio Fresta

Está prestando vestibular e adora assistir séries? Preparamos uma lista com alguns assuntos de Biologia que são a cara do Enem e você pode aprender assistindo seus programas preferidos! Nosso objetivo aqui é bem direto: consolo. Depois de ler a lista, você poderá dizer que as horas que você gastou assistindo suas séries foram apenas uma maneira não-tradicional de se preparar para gabaritar o Enem.

QUER SABER O QUE MAIS CAI NO ENEM? BAIXE O EBOOK COM OS ASSUNTOS MAIS RECORRENTES EM CADA MATÉRIA

Game of Thrones: Ned Stark, o pai da genética

Conheçam Mendel, o monge e botânico considerado o pai da genética. Ele e seus experimentos com ervilhas deram base às leis da Genética Mendeliana.

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Eis, então, que podemos fazer um link entre as leis criadas por Mendel e Game of Thrones, série de super sucesso que, com certeza, muitos de vocês são fãs!

Nosso herói Ned Stark começou a fazer certas investigações sobre a linhagem do rei Robert Baratheon e percebeu um certo padrão…

“Orys Baratheon, cabelos negros… Axl Baratheon, cabelos negros… Lyonel Baratheon, cabelos negros… Steffon Baratheon, cabelos negros… Robert Baratheon, cabelos negros… Joffrey Baratheon, loiro…”

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

“Deu ruim.”

Ned percebeu que toda a família Baratheon apresentava cabelos negros, caracterizando uma herança dominante, menos o personagem favorito de todos – só que não -, Rei Joffrey.

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Oh, não! Fui descoberto!

A partir dessa descoberta, Ned confrontou a Rainha Cersei quanto a discrepância na cor do cabelo de Joffrey e ela confirmou que os três filhos eram, na verdade, do irmão, Jaime Lannister.

É aí que entra a jogada biológica:

View post on imgur.com

Partindo da genética mendeliana, usando o alelo B como cabelos pretos (dominante) e b como cabelos loiros, vemos no cruzamento da imagem que o resultado entre Cersei (bb) x Robert (BB) daria sempre Bb, um heterozigoto de cabelos escuros. Agora, Cersei (bb) x Jaime (bb), daria 100% de chance de homozigotos de cabelos loiros, que é exatamente o que vemos nos seus três filhos.

The Big Bang Theory: a irmã nada idêntica de Sheldon

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Idênticos, só que não.

Em uma das temporadas de The Big Bang Theory, foi revelado que Sheldon tem uma irmã gêmea, diferente dele em todos os aspectos. Gêmeos são um dos tópicos favoritos do Enem! Eles podem ser originados de dois embriões,  levando a gêmeos não idênticos, inclusive como Cersei e Jaime Lannister, de Game of Thrones:

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Ou podem ser de um mesmo embrião, gerando gêmeos idênticos, que são praticamente clones.

Você pode estar se perguntando: “Ah, mas se a genética é a mesma, por que existem gêmeos idênticos que apresentam algumas diferenças na aparência?”

A resposta para isso é que o genótipo pode ser igual, mas o fenótipo é decidido não só pelos seus genes, mas pelo seu ambiente. Sua alimentação, exposição ao sol, entre outros fatores, afetam a sua aparência, levando a essas pequenas diferenças.

Aqui vai um resumão:

Gêmeos idênticos:

  • Univitelinos (um zigoto)
  • Material genético idêntico
  • Sempre do mesmo sexo

Gêmeos fraternos (ou seja, que são diferentes):

  • Bivitelinos (dois zigotos)
  • Material genético diferente
  • Podem ter sexo diferente

Breaking Bad: Walter White e a ricina

Breaking Bad é o tipo de série que se espera ver em uma lista de Química, certo? Mas, nesse caso, a ricina tem tudo a ver com Citologia, matéria de Biologia.

O veneno é recorrente desde a segunda temporada da série, quando Walt quis usar para matar Tuco. Ele volta a dar as caras na quarta temporada – quando ele queria matar Gus – e, por fim, na quinta temporada, ele finalmente consegue usar para envenenar Lydia.

O que alguns devem ter se perguntado é: “como funciona esse veneno e por que ele é tão adorado por Walt?”

A ricina age na inibição da produção de proteínas. Proteínas são fundamentais para o funcionamento das células, e, como tal, para a manutenção da vida em geral. O veneno funciona impedindo que os ribossomos sintetizem proteínas de acordo com as informações recebidas pelo RNA mensageiro. Os ribossomos podem ser encontrados em qualquer célula, seja essa célula procarionte ou eucarionte. Os ribossomos livres no citoplasma sintetizam as proteínas de uso próprio da célula, enquanto aqueles agregados ao Retículo Endoplasmático darão origem às proteínas que serão exportadas para fora da célula.

A toxicidade da ricina é bem menor via ingestão do que comparada à injeção ou inalação, sendo mais fácil tratar os sintomas neste primeiro caso.

House: as doenças por artrópodes

A série House M.D. acabou há alguns anos e deixou saudades…

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Não é nada pessoal, eu não gosto de ninguém.

Mas ainda pode ser útil nos estudos para o Enem!

Artrópodes não habitam apenas os pesadelos da maioria das pessoas – quem não se desespera quando vê uma barata voadora? -, mas também possuem certa relação com problemas de saúde, seja por toxinas próprias do animal ou por servirem de vetores para patógenos. Esses casos são tratados mais de uma vez no seriado (e também podem aparecer no seu vestibular)!

Para exemplificar, no episódio 16 da 2ª temporada, House diagnostica uma jovem com paralisia causada pela saliva tóxica de um carrapato. O aracnídeo foi encontrado em regiões não muito discretas.

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Um dos fatores que a série usa, com certa frequência, para eliminar possibilidades na hora do diagnóstico é perguntar se o paciente esteve em alguma zona tropical para descartar doenças como a dengue (que, por sinal, já foi o diagnóstico em um episódio).


Banner Enem 2018

Vestibulares adoram perguntar sobre a dengue! Você precisa saber que a maneira mais eficaz de combate contra a dengue é impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti, que é seu principal vetor. O desenvolvimento larval do mosquito ocorre em ambiente aquático, então é importante vigiar possíveis focos de água estagnada. Pesquisas de métodos alternativos na área estão ocorrendo, com resultados interessantes em um gene que atrofia a asa da fêmea do mosquito, minando seu sucesso reprodutivo. No entanto, ainda falta muito estudo nessa área para avaliar o impacto ambiental da eliminação da espécie.

Bones, CSI e qualquer série policial: análise de DNA

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Técnicas de análise forense de DNA são elementos chave na trama de séries policiais, como Bones e CSI. O que nos interessa aqui é uma técnica bem específica, que já foi cobrada em mais de uma prova do Enem: o DNA mitocondrial.

A mitocôndria é uma organela com grande participação na respiração celular, encontrada no citoplasma, e possui DNA próprio. Esse DNA é exclusivo da linhagem materna, portanto, apresentará ligação com o DNA mitocondrial da mãe do indivíduo. Diversas questões de vestibular já montaram cenários de acidentes nos quais o DNA nuclear não mostrou resultados conclusivos e a pergunta era: “No caso de análise de DNA mitocondrial, de qual membro da família deverá ser feita a comparação?”. A resposta seria que os parentes do lado paterno da linhagem deveriam ser desconsiderados. Deixando a dica, geralmente, é a mãe, a avó materna ou um irmão/irmã. Fique atento: não vá confundir tudo e marcar o avô materno, hein! A vítima recebeu o DNA mitocondrial da mãe, que recebeu da mãe dela, que recebeu da mãe dela, e por aí vai.

5 series televisivas que podem te ajudar a arrasar na prova de Biologia

Pode agradecer depois por essa dica de ouro.

Gostou de aprender com séries? É só ficar de olho que você pode encontrar várias relações entre suas séries favoritas e matérias que caem no Enem.  O Descomplica tem um método de ensino leve e divertido para você aprender sem sofrimento! Somos o curso pré-vestibular que mais aprova no Brasil! Pronto para conquistar sua tão sonhada vaga na universidade! Vamos juntos?

 

 

Helio Fresta

Helio Fresta escreveu 28 artigos

6 Comentários para este artigo

  • Izabela
    27/10/2014

    Muito bom !!

  • Isabela Lima
    27/10/2014

    Perfeito!

  • Brenda Nascimento
    28/10/2014

    :O Que post massa! Parabéns.

  • 30/10/2014

    Bateu uma leve (toneladas) saudade de assistir séries <3 Venha enem que depois de você vou passar uma semana só assistindo série kk

  • Glenda
    01/02/2015

    O episódio do carrapato em House kkkkkkkkkkk O mais engraçado foi o pai da menina: “Seu tarado desgraçado!” kkkkkkkkk

  • May
    02/02/2015

    Se tivessem mais oito temporadas de house eu formava em medicina hahaha aprendi muito sobre biologia e o corpo humano com a serie

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *