• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Saiba como aplicar a Lógica Digital na sua escola

É fato que os tempos têm mudado. Todos sabemos e estamos vivenciando em nosso dia a dia a expansão da tecnologia em todos os âmbitos.

Recentemente, o mundo precisou acelerar ainda mais esse processo. A chegada da pandemia despertou em todos a necessidade de sentir segurança, mas continuar em movimento. Nada poderia parar completamente de forma indeterminada – fosse trabalho, cuidados pessoais e, principalmente, a educação. Mas como poderíamos resolver essa situação?

Nos encontramos em um lugar de volta ao aprendizado e nos abrimos para o novo. A tecnologia e sua evolução foram responsáveis pela adaptação de atividades cotidianas que muitos não imaginavam ser possível. Buscamos soluções imediatas e as encontramos. 

O quanto essas soluções atendem a educação? A mudança constante pode ser benéfica para escolas e seus métodos de ensino?

Queremos mostrar que sim! Por isso, neste post vamos analisar a Lógica Industrial x a Lógica Digital para que você relembre os dois métodos e possa desenvolver a sua escola pensando no futuro!

Lógica Industrial

Para entender a lógica industrial, é só remetermos à linha de montagem em uma fábrica. O processo é previsível, se tratando de um modelo completamente linear e repetitivo. A forma de produção não se altera e o fim é sempre o mesmo, justamente por se tratar da base do funcionamento da indústria.

Nesse modelo, o funcionário sempre sabe o que vai fazer. Não existe abertura para uma integração com outras áreas e não há a possibilidade de inovação. Todos os dias são iguais.

A repetição das mesmas tarefas é atribuída à lógica do especialista – quanto maior a prática, melhor a habilidade. Porém, esse modelo de desenvolvimento apresenta problemáticas, principalmente se aplicado nos dias de hoje.

Considerando a realidade em que estamos inseridos atualmente, tendo presenciado a tecnologia em diferentes níveis, ao não acrescentar inovação nas atividades e integração entre as pessoas, o resultado será inevitável: pessoas desmotivadas e sem propósito.

Em uma escola, isso pode se aplicar de diversas formas, de colaboradores à alunos. Vemos um cronograma se complementa, assim como esteiras, em indústrias. Além disso, horários, sinos para indicar intervalo, horário de entrada, saída, entre outros. Se o formato de gestão e ensino é rígido a ponto de não incentivar a inovação, novas soluções, experimentação e não apresentar transformações, adaptações e personalizações de acordo com a identidade criada a partir da presença de todos, a escola fica estagnada e não se desenvolve como unidade formadora de indivíduos pensantes.

Lógica Digital

A lógica digital é recente e, atualmente, é aplicada à muitas empresas no Brasil e no mundo. Cada vez mais, esse modelo não-linear tem sido implementado por conta de suas características. Criatividade, integração, automação, agilidade, transformação. O foco é sempre na inovação e na melhoria de resultados de forma inteligente. O que isso pode significar?

Com a tecnologia, as informações não somente podem, como se misturam a cada segundo. Isso representa mais possibilidades na expansão de conhecimento e desenvolvimento. Dessa forma, as pessoas e as tarefas se tornam multidisciplinares, como resultado das integrações e se tornando uma parte ativa desse fluxo.

As infinitas soluções que surgem através da tecnologia permitem que o trabalho repetitivo se torne automatizado. A partir disso, sobra mais tempo para focar na melhoria da empresa e da equipe. A definição de um modelo que seja ágil e integrado, permite que o uso da criatividade e da inteligência sejam aplicados de forma a estudar e interpretar resultados, personalizá-los e adaptá-los pela melhoria contínua. Tudo isso culmina em uma unidade inteligente e funcional, que oferece além mais do que produtos, mas experiências.

Em escolas, o uso da lógica digital não era tão comum quanto em empresas. No momento atual, a necessidade de soluções, levou gestores a se depararem com o incerto e aplicar esse modelo como essencial para manter a educação funcionando. 

A implementação das características pertinentes à lógica digital pode criar um ambiente escolar mais motivador, dinâmico e efetivo. Ao começar a entender a visão de quem participa ativamente, independente da posição, a escola passa a oferecer a experiência completa do aprendizado – além de se colocar no lugar de aprender e se desenvolver constantemente. 

Ao explorar as possibilidades, dar poder pensante aos alunos, ouvir o que alunos e colaboradores dizem, é possível personalizar a experiência de cada um e realmente impactar a educação de forma extremamente positiva.

Comece a nova lógica digital escolar via Metodologias Ativas de Ensino

O Descomplica é a maior empresa de educação online da América Latina e tem quase 10 anos de experiência na junção de educação e tecnologia. Somos especialistas em oferecer educação de qualidade de forma dinâmica e efetiva!

Nós entendemos o quanto o processo de aplicação da tecnologia na educação pode ser desafiador, principalmente quando envolve toda a instituição em um período curto de tempo. 

Mas nós podemos ajudar! O Descomplica para Escolas oferece soluções personalizadas e digitais para expandir o ensino na sua instituição. Confira as funcionalidades que temos:

  • Biblioteca de videoaulas gravadas com todas as disciplinas do Ensino Médio e dos principais vestibulares do país;
  • Materiais de apoios auxiliar seus alunos a absorver o conteúdo;
  • Listas de exercício personalizáveis com correção automática em tempo real;
  • Relatórios de desempenho dos alunos;
  • Planejamento de aulas focadas nas provas dos Vestibulares com chat para dúvidas ao vivo;
  • Muito mais!

Incrível, né?

Para saber mais, é só acessar nosso site e entrar em contato com a gente!