• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

O que levar para a prova do Enem 2021?

O Enem está chegando e acreditamos que já tenha estudado bastante. Imaginamos o quanto foi intenso para você chegar nessa reta final com todo conteúdo em dia. Mas você sabe como se preparar e o que deve levar para os dias de prova?

Evitar os imprevistos já é um grande passo para a realização de uma prova tranquila. Para te ajudar nessa caminhada preparamos esse artigo com conteúdos incríveis desde do formato da prova do Enem até o que levar no dia da prova para comer. Bora dar uma olhadinha?

Como vai funcionar o Enem 2021?

As provas do Enem 2021 irão acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, ou seja, em dois finais de semana seguidos, e aos domingos. E os conteúdos por dia são divididos dessa forma:

21 de novembro: Humanas, Linguagens e Redação.
Nesse dia serão 90 questões objetivas, divididas da seguinte forma:

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • A redação dissertativa-argumentativa

28 de novembro: Matemática e Natureza
Já nesse dia serão 90 questões objetivas, divididas da seguinte forma:

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Lembrando que o Enem Digital também será aplicado nas mesmas datas das provas impressa, diferentemente do ano passado que foram em datas diferentes. Já para os estudantes isentos de 2020 e PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) serão aplicadas nos dias 9 e 6 de janeiro de 2022.

Como otimizar os estudos na reta final para o Enem.

Quais os horários da prova do Enem?

Tanto no primeiro domingo de prova do Enem 2021 (21/11) quanto no segundo (28/11), os portões abrem ao 12:00 e fecham pontualmente às 13:00 para inicio da aplicação das provas. Lembrando que é para seguir o horário de Brasília, hein!

No primeiro dia de prova, os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para finalizarem todas as questões. Já no segundo dia, serão 5 horas para conclusão.

Fique de olho para chegar ao local de prova com antecedência. Também não deixe de checar o fuso horário da sua região, lembrando que a prova segue o horário oficial de Brasília.

O que devo/posso levar nos dias de prova do Enem 2021?

Sabemos que o seu pensamento agora é acertar o máximo de questões para conquistar a sua tão sonhada vaga na faculdade que você deseja e seguir a sua carreira dos sonhos, né?

Mas antes disso, você ainda precisa passar pelo processo de organizar tudo o que precisa levar, principalmente quando estamos falando de documentos de identificação:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho e Previdência Social, CNH, Passaporte, Cédula de Identidade Estrangeira, Carteira de Registro Nacional Migratória, Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Carteira de Ordem ou Conselho de Classe);
  • Caneta esferográfica preta com tubo transparente;
  • Garrafa de água transparente e sem rótulo;
  • Número de inscrição (decorado ou anotado);
  • Declaração de comparecimento impressa, caso você precise justificar ausência no trabalho;
  • Máscara de proteção facial;
  • Álcool em gel;
  • Lanche energético para a prova (frutas, chocolates, barra de cereais e etc)

O que não devo levar nos dias de prova do Enem 2021?

Alguns itens são proibidos na prova, e obviamente, não podem ser utilizados durante a prova correndo risco de acarretar a eliminação do candidato:

  • Canetas de outras cores que não sejam pretas ou com tubo não transparente;
  • Relógio;
  • Lápis, borracha, lapiseira, corretivo e afins;
  • Toucas, bonés ou óculos escuros;
  • Celulares, tablets, calculadoras e outros aparelhos eletrônicos;

4 dicas para se preparar para as provas do Enem 2021

Esse é o momento para descansar, estar com a cabeça no lugar é de extrema importância para essa altura do campeonato.

1. Descanse o corpo e a mente:

Pode não ser a melhor ideia curtir aquela noitada antes da prova para se “distrair”. Antes de dormir, separa tudo que você tem que levar para o dia da prova, faz aquela última revisão e coloque tudo dentro da sua mochila ou sacola. Separou tudo? Chegou o momento de dormir cedo pra poupar sua energia para arrasar nas próximas horas.

2. Alimentação leve

Nada de ir naquele rodízio de massas super pesado ou comer aquela feijoada antes da prova, não é mesmo? Priorize uma alimentação menos gordurosa pra evitar desconfortos que podem te tirar a concentração na hora da prova. Você pode levar, por exemplo,  barrinhas de cereal, frutas, sanduíche integral, castanhas ou nozes.

3. Se antecipe

Em hipótese nenhuma deixe para conhecer o local da sua prova no dia que você for realizá-la. O lugar é longe da sua casa? Pesquise no Google e veja quais são as melhores formas de chegar, os meios de transporte e o tempo de trajeto. Sempre saia com antecedência. O pneu do seu carro pode furar, o seu ônibus pode demorar para passar e entre outros fatores que infelizmente não podemos fazer nada, mas sim, se precaver e sair com bastante antecedência. Sugestões da Descomplica: utilize o aplicativo Moovit para ver o trajeto até o seu local de prova.

4. Faça uma revisão completa

A Maratona #EnemSemDistancia já começou a todo vapor. Você pode garantir um curso 100% grátis com aulas de revisão do conteúdo Enem apenas fazendo sua inscrição aqui. Além disso, no nosso canal do Youtube, você também pode acompanhar um show de programação ao vivo com muito mais conteúdos de reta final.

Ainda não é nosso aluno e já tá pensando na preparação para os próximos vestibulares? Corre aqui pra garantir desconto nos novos planos de 2022.

E aí, o que achou do conteúdo? Compartilhe com mais amigos que também vão fazer o Enem 2021. 💚