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Novas determinações do Conselho Nacional de Educação para o Ensino Médio

Em 28/04/2020, foi aprovado o parecer 5/2020 do Conselho Nacional de Educação, denominado: Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19.

O documento identifica alguns desafios que a educação brasileira vai enfrentar por causa da suspensão das atividades escolares presenciais como o retrocessos do processo educacional e da aprendizagem, danos estruturais e sociais para estudantes e famílias de baixa renda e o consequente abandono e aumento da evasão escolar.

Existe uma dificuldade para a reposição de carga horária, já que esse comprometimento pode se estender pelos calendários de 2021 e 2022 e lembrando que a extensão das aulas pelos próximos anos não é possível para os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.

Para atender aos objetivos de aprendizagem, é possível:

  • Reordenar o calendário escolar, reunindo em continuum com o próximo ano o conteúdo de 2020. Ou seja, reordenar a programação curricular, aumentando, por exemplo, os dias letivos e a carga horária em 2021
  • Computar a carga horária realizada por meio de atividades pedagógicas remotas para minimizar a necessidade de reposição de forma presencial.

As principais preocupações giram em torno de como garantir padrões básicos de qualidade, o atendimento aos parâmetros da BNCC e como mobilizar professores e dirigentes dentro das escolas para o ordenamento de atividades pedagógicas remotas.

São consideradas atividades remotas aquelas a serem realizadas pela instituição de ensino com os estudantes quando não for possível a presença física destes no ambiente escolar.

Educação à Distância no contexto de pandemia

Para garantir o atendimento escolar essencial  o desenvolvimento com os estudantes de é de atividades pedagógicas remotas  enquanto persistirem restrições sanitárias.

Estas atividades podem ser mediadas ou não por tecnologias digitais como:

  • Videoaulas ao vivo
  • Videoaulas gravadas
  • Listas de exercícios digitais
  • Atividades online
  • Consumo de conteúdos complementares

Ou não digitais quando o uso destas tecnologias não for possível.

É importante salientar que a realização das atividades pedagógicas não presenciais não é simplesmente a substituição das aulas presenciais e sim o uso de práticas pedagógicas mediadas ou não pelas TICs que possibilitem o desenvolvimento dos objetivos de aprendizagem e habilidades previstas na BNCC, currículos e propostas pedagógicas que possam ser alcançados através destas práticas.

Então, as atividades pedagógicas remotas podem acontecer por meios digitais, como conteúdos organizados em plataformas digitais, em redes sociais, vídeos online e blogs como também em programas de televisão ou rádio; materiais didáticos impressos com orientações pedagógicas e distribuído aos alunos e seus pais ou responsáveis; e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

A comunicação é essencial neste processo, assim como a elaboração de guias de orientação das rotinas de atividades educacionais não presenciais para orientar famílias e estudantes, sob a supervisão de professores e dirigentes escolares.

Neste período de afastamento presencial, o Conselho Nacional de Educação recomenda que as escolas orientem alunos e famílias a fazer um planejamento de estudos, com o acompanhamento do cumprimento das atividades pedagógicas remotas por familiares.

O direcionamento de estudos é também importante como registro e instrumento de avaliação, como um portfólio de atividades realizadas que podem contribuir na reconstituição da memória de trabalhos realizados pelos estudantes.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre como o Descomplica pode ajudar a sua Escola nesse momento acesse nossa página.

O Descomplica também disponibiliza gratuitamente para professores uma plataforma de exercícios que gera dados de performance dos alunos que podem ser utilizados como memória dos estudos dos alunos.

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