• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos

No início de março de 2020, nos deparamos com uma nova forma de levar a vida. Isso incluiu, especialmente, a forma de ensinar e aprender.

Apesar de o ensino online ser reconhecido há muitos anos, só neste momento de crise global, a modalidade deixou de ser complementar e se tornou essencial. As vantagens existentes são muitas, desde oferecer conteúdos diversificados, flexibilidade e conveniência à proporcionar economia nas áreas de infraestrutura e transportes.

Entendemos que o processo de adaptação não é fácil, principalmente levando em consideração a emergência em que as atividades precisaram ser realizadas, por isso queremos continuar compartilhando o conhecimento que temos e ajudando escolas em sua jornada.

Em parceria com a Imaginie, o Descomplica desenvolveu um o e-book exclusivo “Como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos” que busca entender e solucionar as principais preocupações referentes à aulas efetivas e o engajamento dos alunos.

Como as principais preocupações são referentes à aulas efetivas e o engajamento de alunos, produzimos o e-book exclusivo “Como preparar e dar aulas online mantendo o foco dos alunos”

Dá uma olhada em alguns dos temas que abordamos:

  • É possível adaptar uma aula “normal” para o ambiente online?
    Com os desafios atuais, os primeiros pensamentos tem sido em como reproduzir algo que funcionava anteriormente, mas há frustração ao perceber que não é exatamente possível – e isso se aplica muito à aulas que eram realizadas presencialmente, mas precisaram ir para o digital. No entanto, a palavra-chave é realmente adaptação estando aberto ao novo. Com o desafio, ganhamos a chance de nos colocar no lugar de aprendizado novamente e tirar lições valiosas com soluções criativas para um novo formato.
  • Como preparar e dar aulas online?
    Conversamos com professores que queriam realizar aulas online excelentes para entender suas principais dúvidas, e, então responder com nosso conhecimento nos tópicos seguintes! Dentre elas, as principais foram justamente “o que funciona melhor em um ambiente online?”, “o que eu preciso fazer para mandar bem?”, “como eu posso enriquecer a aula com recursos digitais?”, “como eu posso manter a aula dinâmica e o foco dos alunos”. 
  • O que funciona melhor em um ambiente online?
    O raciocínio indutivo é considerado o melhor método para realizar aulas online, visando estimular seus alunos para depois conectá-los ao sentido universal. Para a aplicação deste método, no entanto, é necessário que um planejamento seja estruturado para que a aula ocorra de uma maneira estimulante dentro do tempo adequado! Mas não se preocupe, nós damos todas as dicas necessárias para isso.
  • O que eu preciso para mandar bem?
    Além do planejamento e das habilidades de ensino inerentes ao professor, apresentamos os equipamentos e ferramentas necessárias. Por conta do momento, muitas dessas ferramentas estão sendo ganhando visibilidade e sendo exploradas (como Zoom, o Google Hangouts, o Microsoft Teams e o Skype) e nós trazemos dicas super importantes para você usufruir ao máximo das funcionalidades de cada um em suas aulas.
  • Como enriquecer a aula com recursos digitais?
    Com a internet, existem infinitos conteúdos à disposição da escola. Para complementar suas aulas, indicamos materiais de referências que são fáceis de serem aplicados e efetivos, como: mapas mentais, modelos em 3D, vídeos, ilustrações.
  • Como manter a aula dinâmica e manter o foco dos alunos?
    Os principais fatores que influenciam no foco e na dinâmica da aula são a autenticidade do professor e a curiosidade dos alunos. Como pessoa, entenda suas particularidades, seus gostos, suas aptidões. Utilize com criatividade sua própria personalidade para desenvolver aulas que tenham uma conexão com você de fato, para, então, ganhar maior interesse dos alunos.

Dentro do e-book, todos os temas foram aprofundados e abordados com dicas práticas para ajudar sua escola na implementação. Para acessar o conteúdo, é só clicar no link abaixo e aproveitar!

 Quero baixar o e-book gratuitamente

Para saber mais sobre as ações incríveis que estamos fazendo, é só acessar o site Descomplica e da Imaginie.

A educação não pode parar!