• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Como a educação online vai ajudar as escolas em tempos de Covid-19

Desde que a Covid-19 se espalhou, Governos vêm adotando o Distanciamento Social como medida de políticas públicas. Mas, seu impacto no sistema educacional gera grandes desafios. O que fazer quando os alunos não podem frequentar a escola? O que vai acontecer quando as aulas presenciais voltarem? Nesse texto vamos dar dicas de como as escolas podem atenuar os problemas causados pela suspensão compulsória das aulas.

Covid-19 e a necessidade do Distanciamento Social

A orientação para o Distanciamento Social vem sendo adotada desde que a pandemia da Covid-19 começou a se espalhar no final de 2019. Esse isolamento compulsório mantém a população, mesmo saudável, em casa para conter a rapidez de disseminação do vírus ao retardar o contágio entre as pessoas.

A ideia é:

  • Evitar aglomerados de gente
  • Cancelar compromissos sociais
  • Evitar viagens desnecessárias
  • Trabalhar de casa, quando possível
  • Usar transporte público e fazer compras fora dos horários de pico

Essas medidas de prevenção são absolutamente cruciais nesse momento para manter a integridade do sistema de saúde pública, que pode colapsar durante uma epidemia. Mas, nesse processo, as redes de ensino público e privado acabam precisando suspender as aulas e deixando alunos sem o conteúdo e pais ansiosos com o aprendizado dos filhos.

É importante nesse momento ter muita atenção às políticas públicas e anúncios oficiais. O Ministério da Educação recomenda que instituições de ensino adotem, no seu plano de contingência, a educação online como forma de evitar as aglomerações. E, desde que o Isolamento Social foi adotado, a educação online foi a saída de diversos países para contornar a impossibilidade de alunos e professores se encontrarem de forma presencial. Agora é a vez do Brasil.

Mas, o que é educação online?

Mais do que uma educação que acontece à distância, a educação online é a modalidade de ensino que acontece na internet, usando as tecnologias e mídias associadas a esse meio e permitindo que alunos e professores não precisem estar no mesmo ambiente físico. Essas tecnologias possibilitam formas mais eficazes de ensino, com grandes impactos na gestão escolar, no acesso equânime à educação, na contemporaneidade do conteúdo e, principalmente, na qualidade do ensino ofertado.

Sua adoção permite a customização da experiência de aprendizagem de alunos com diferentes ritmos e necessidades. Além da possibilidade de avaliações formativas mediadas por tecnologia, para monitorar, dar feedback imediato e acompanhar efetivamente a aprendizagem dos estudantes.

Como a educação online pode ajudar a escola hoje e na volta das aulas presenciais

Planejar e desenvolver atividades online é bem diferente de planejar atividades escolares presenciais. Ao longo dos quase dez anos de funcionamento o Descomplica se tornou  a maior empresa de educação online do Brasil. E é esse conhecimento que trazemos para sua escola hoje. O conteúdo, como em qualquer modalidade de educação, tem que ser a prioridade. Por isso é importante que o ambiente de aprendizagem digital, ou seja, a plataforma de ensino com a qual o aluno vai interagir seja intuitiva, simples de usar. Tudo para  que o aluno não perca o foco no que ele de fato precisa aprender!

Mas, a educação online é uma atividade que muitas vezes pode ser solitária, e por isso é que esse conteúdo tem que ser apresentado de forma estimulante, divertida. Tem que falar a língua dos alunos. Tudo para entreter e engajar o aluno, para que ele tenha vontade de voltar sempre! E é preciso também, poder avaliar o aluno no seu desenvolvimento. O uso de uma plataforma digital permite a avaliação individual, gerando registros que podem acessar o desempenho do aluno e oferecer o resultado instantaneamente.

Adicionalmente, a avaliação digital permite a geração de dados que podem ser usados por professores e gestores para avaliar os pontos que necessitam de mais atenção no conteúdo, planejando para propor atividades capazes de corrigir as lacunas de aprendizagem.

Veja alguns recursos que a educação online pode oferecer

  • Todo o conteúdo do Ensino Médio Gravado: força extra para os professores poderem aplicar metodologias como a Sala de Aula Invertida ou usar aulas como reforço do conteúdo, garantindo o aprendizado
  • Aulas ao vivo: Aulas em tempo real com chat permitem que o estudante interaja com o conteúdo, com o moderador do chat e com os colegas de maneira fluida e motivadora. Exatamente por serem ao vivo podem ser sempre pautadas na descobertas mais recentes, sendo atualizadas e contextualizadas.
  • Planejamentos de estudo: Aulas gravadas organizadas sequencialmente, permitem ao estudante acessar o conteúdo no seu próprio ritmo. Afinal, nem todo mundo quer ou pode seguir um cronograma fechado de aulas ao vivo, que acontecem em um horário e ritmo determinado. Alguns estudantes precisam de flexibilidade.
  • Monitorias: A tecnologia permite que monitores dêem aula e interajam com os estudantes, complementando o conteúdo e tirando dúvidas mais pontuais das matérias em que os alunos encontram mais dificuldade.
  • Criação, aplicação e correção de Listas de Exercícios Online: Listas de exercícios em uma plataforma online podem oferecer ao aluno tanto questões de vestibulares como questões inéditas, assim como mostrar o número de acertos e erros por disciplina, para que estudantes e professores saibam onde concentrar seus esforços
  • Correções de redações: Nos vestibulares a redação costuma ser uma das avaliações mais importantes, contando pontos em todas as carreiras. A educação online oferece ao estudante a oportunidade de ter acesso a uma variedade muito grande de temas de redação, pensadas sempre nos temas que podem ser abordados no ano.
  • Simulados com correção TRI: o ENEM – principal vestibular do Brasil – usa a TRI. Essa metodologia de correção só é possível quando ele é feito com um alto volume de dados de resposta a cada questão. O simulado online permite que escolas pequenas se beneficiem de uma grande base de alunos de outras escolas também respondendo à mesmas questões.

No momento atual, em que a educação online é uma necessidade, nós do Descomplica estamos aqui para apoiar sua escola a superar os desafios que a Covid-19 apresenta hoje e amanhã. Entre em contato com a gente!

Quer ser notificado sobre eventos e novidades do mundo da educação? Se inscreva aqui