• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Áreas da Engenharia: quais são e qual seguir?

Basta dar um Google pra descobrir que a engenharia está entre as profissões com maior taxa de empregabilidade no Brasil, sendo considerada uma das profissões mais promissoras para 2022. Dentre as diversas áreas, como saber qual é a mais adequada ao seu perfil? Primeiramente, você precisa saber que existem mais de 30 tipos de habilitação em engenharia no país, sim, a lista é gigante! É uma área com muita oferta de trabalho e com possibilidade de altos ganhos de salário. Essa é uma carreira ideal para quem busca segurança em relação à colocação no mercado de trabalho.

🔍 Engenharia tem origem do latim ingenium, que significa “talento ou inteligência (gênio)”, mas você não precisa ser nenhum gênio para iniciar nessa área. Em geral, o enfoque da engenharia está em proporcionar melhoria na qualidade de vida da sociedade atual e futura

A Faculdade de Engenharia

Todas as áreas possuem uma carga horária intensa de disciplinas de Ciências Exatas, com muito Cálculo, Matemática e Física. Tem duração média de cinco anos. Nos dois primeiros anos acontece o ciclo básico, com matérias comuns a quase todas as áreas da engenharia, e os 3 anos seguintes estão ligados à formação específica na modalidade escolhida.

Engenharia da Computação: comece hoje mesmo!

Algumas áreas da Engenharia:

 Ambiental /  Civil / de Software /  da Computação /  Elétrica /  de Controle e Automação /  Mecânica /  de Petróleo /  Química /  de Produção /  Florestal / de Telecomunicações /  Biomédica /  de Alimentos /  Agrícola /  de Transportes /  Metalúrgica /  de Materiais /  Naval /  de Energia /  Nuclear /  de Minas /  Têxtil.

As 8 áreas da Engenharia mais promissoras

1. Engenharia de Controle e Automação

É a área voltada para o projeto de máquinas automáticas e controle de processos industriais. Com a evolução da tecnologia, há cada vez mais demanda do uso de máquinas e equipamentos inteligentes. Portanto, essa área acaba por se tornar uma das mais promissoras por utilizar técnicas de Elétrica, Mecânica, Eletrônica e Computação para criar sistemas produtivos mais eficientes.

Os três primeiros anos de formação estão voltados para disciplinas de Matemática, Física e Química, depois o foco é em disciplinas mais específicas como robótica, microprocessadores e etc.

2. Engenharia de Produção

Nessa carreira, o profissional fica responsável por dimensionar e gerenciar os processos produtivos, garantindo sua eficiência, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria ao utilizar técnicas de administração de recursos financeiros, humanos e materiais.

3. Engenharia Civil

É uma das áreas da engenharia mais procuradas. Essa área é a responsável por planejar, projetar, executar e gerenciar obras e empreendimentos, envolvendo desde o estudo do terreno até a execução da obra. O profissional de engenharia civil também pode atuar prestando consultoria.

4. Engenharia de Computação

O engenheiro da computação cria programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins. Essa área aqui é pra quem curte projetar e construir hardware e software, ela combina a Engenharia Eletrônica com a Ciência da Computação. Um outro caminho é o gerenciamento de redes, inclusive pode até atuar na área da Robótica e Automação Industrial.

5. Engenharia Agronômica

Essa área capacita os profissionais para trabalhar no agronegócio, aplicando técnicas que melhoram a produtividade e a qualidade dos produtos agrícolas.
O profissional pode atuar na comercialização e administração de propriedades, assim como também nas fases dos processo produtivo em lavouras e na pecuária.

6. Engenharia Elétrica

Já nessa área o profissional atua em atividades ligadas à geração e distribuição de energia elétrica. O profissional pode:

– desenvolver componentes eletroeletrônicos;
– operar aparelhos elétricos;
– projetar e dar consultorias em usinas;

Pode também estar ligado a projetos de acionamentos de máquinas, sistemas de medição e de instrumentação eletroeletrônica, de iluminação e proteção contra descargas atmosféricas de aterramento.

7. Engenharia Química

É a área responsável por transformar matérias-primas em produtos para o mercado, em escala industrial. Aqui você pode trabalhar envolvido em análises de impactos ambientais e idealizar novos produtos.

É uma área muito ligada a pesquisas, projetos, criação e melhorias de todo tipo de material químico em busca de produtos úteis para a sociedade.

8. Engenharia Mecânica

Aqui, o profissional fica responsável pela projeção e manutenção de sistemas mecânicos, termodinâmicos e eletromecânicos, que envolve a concepção, produção e operação de máquinas e ferramentas para todo tipo de indústria.

Nota de corte no SISU

Um dos cursos com maiores notas de corte no SISU, sem dúvidas, é a Engenharia, a queridinha que está sempre marcando presença. Ela está entre os cursos mais procurados para 2022, sendo a Engenharia Civil, de Produção e Química o top das mais procuradas da área.

Saiba mais sobre o SISU clicando aqui

A Engenharia trata-se de um vasto campo do saber, que tem a finalidade de inventar novos produtos, aperfeiçoar processos ou solucionar problemas.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as áreas da Engenharia, fica mais fácil descobrir com qual delas mais se identifica, né? Agora é partir pra cima e mandar ver na graduação!

Conquiste seu diploma, dê o primeiro passo hoje!