Blog Descomplica

O que mais cai no Enem em História? Confira 15 tópicos importantes

Vai perder a chance de se dar no ENEM?
porDescomplica| 27/09/2014

Compartilhe

Imagem de uma menina segurando um libro e usando um óculos para ilustrar o texto sobre o que mais cai no enem em historia

Milhões de estudantes se preparam o ano inteiro pra uma das provas mais concorridas: o Enem. É uma época onde o estudo é fundamental, mas buscar entender o que o exame trará é vital pra ir bem. Saber o que mais cai no Enem em História, por exemplo, ajuda muito na hora da prova.

E por mais que as questões mudam todo ano, dá pra focar em uma série de estudos que provavelmente vai cair. Assim, você economiza tempo e esforço lendo o conteúdo que realmente importa. Os assuntos da História são vastos, então você precisa otimizar o seu tempo conhecendo o que provavelmente vai cair.

Quer saber os 15 tópicos que definitivamente caem no Enem quando o assunto envolve questões de História? Acompanhe neste post tudo sobre o assunto, prepare o material e bora estudar!

O que mais cai no Enem em História?

As provas do Enem serão em 2022 nos dias 13 e 20 de novembro, mas a preparação do aluno começa nos primeiros dias do ano. Além disso, existe a grande expectativa em duas situações: assuntos de História e o tema da redação.

A História entra no Enem como Ciências Humanas, que conta com 45 perguntas no total. Em média, pelo menos 15 são questões de História. Milhões de estudantes buscam adivinhar o que vai cair na prova pra ganhar tempo nos estudos, ainda mais em História, disciplina em que a leitura é fundamental e o tema é vasto.

Vale destacar que a História no exame conta muito também a interpretação de texto do aluno. O estudante tem de se preparar, isso porque os assuntos que mais caem abrangem um universo muito grande, desde a história do Brasil, até a história geral do mundo.

Confira, a seguir, os 15 tópicos de História que devem cair no Enem!

Da Idade Média à Idade Moderna

Não tem como falar de História sem citar a Idade Média até a Idade Moderna, pois é um período com mais de 330 anos. Essa época teve início com a queda do Império Romano até a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-otomano, isso no século XV. Na verdade, segundo os historiadores, a Idade Moderna começou com esse último fato, indo até à tomada da Bastilha, em 1789.

Expansão marítima é questão de História

Outro tema que costuma ter questões no Enem é a Expansão Marítima, nome dado pras inúmeras expedições das potências europeias pra conquistar terras no Oriente. Nessa época, o feudalismo deixou de ter importância pra surgir as transações comerciais. Com isso, os europeus foram pro Oriente em busca de especiarias, metais nobres, enfim, tudo que fosse mercadoria valiosa.

Renascimento e Reforma

O aluno que quer ir bem no Enem precisa entender que o Renascimento e a Reforma Protestante são assuntos de história que sempre caem. Ambas ocorrem no século XVI e são determinantes pras mudanças na Europa na Idade Moderna.

A Reforma Protestante é o fim da Igreja Católica como unidade, tendo o surgimento de novas religiões cristãs. Já o Renascimento foi um movimento científico, literário e filosófico, talvez o primeiro na história.

Colonização da América

Assim como na Europa, a colonização da América costuma ser assunto no Enem. Não só a colonização feita na América do Sul, mas também na América Central e do Norte, abordando os tipos de colonização que foram feitas nessas regiões.

Idade Moderna à Contemporânea

Além da Idade Média até a Moderna, no Enem também costuma cair assuntos sobre a Idade Contemporânea, que vai da Queda da Bastilha, isso em 1789, dando início à Revolução Francesa e se estende até os dias de hoje.

Brasil: da Mineração à Independência

Quando o assunto é o Brasil, o Enem costuma pegar várias etapas na nossa história, indo desde a Mineração até a Independência. O processo de mineração se deu no século XVII, ainda na época colonial, tendo em Minas Gerais o seu grande centro. Além disso, o Exame também costuma ter questões sobre a Independência do Brasil.

Questões de História têm Revolução Francesa

Durante 10 anos, o ciclo revolucionário na França deu novos ares pro país e também pra todo o mundo. Por isso, as três fases da Revolução Francesa são sempre questões pertinentes no Enem.

Independência da América Espanhola

Além da colonização da América citada acima, o Enem também tem questionamentos sobre a Independência da América Espanhola, isso no início de 1800. Todas as guerras que envolveram esse período de enfraquecimento da Espanha por perder suas colônias na América são importantes.

Século XIX: Itália, Alemanha e EUA

As unificações da Itália, Alemanha e dos Estados Unidos são sempre assuntos que caem no Enem. Isso, porque esses processos envolvem os conflitos, como nos EUA com as guerras entre os estados do norte e do sul.

Brasil: do 2º Reinado à República

Os estudantes devem também focar na história do Brasil logo após a Independência até a República. Período em que o país era uma monarquia parlamentarista até se tornar realmente uma república.

Início do Século XX

Esse período da humanidade é o que mais cai no Enem em História. Isso, porque envolve muitos fatos marcantes, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a grande Crise de 1929, a Guerra Fria, a queda do muro de Berlim e muitos outros momentos que alteraram o curso da humanidade.

Brasil: República Velha e Era Vargas

Voltando ao Brasil, os assuntos de História que também costumam cair no Enem são os que vão da República Velha até a Era Vargas. É um período que vai de 1889 até 1930, com o início do golpe de 15 de novembro até a Revolução de 1930, liderado por Getúlio Vargas.

Fascismos, 2ª Guerra Mundial e Período pós-1945

Falamos sobre o tema Início do Século XX, mas o Enem também costuma dar recortes específicos sobre a Segunda Guerra Mundial e o período após o conflito, falando da ascensão econômica pós-guerra.

Brasil: da Democracia à Ditadura

Para encerrar o tema sobre a história do Brasil, o Exame não deixa de fora questões sobre a democracia e a ditadura. Principalmente, os anos entre 1945 a 1964, com um período de democracia entre duas ditaduras severas.

Mundo Atual

Por fim, vale destacar também que o Enem sempre traz perguntas recentes da nossa história, podendo, inclusive, entrar no tema da pandemia, sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia ou até mesmo a saída da Inglaterra da União Europeia. 

mulher encostando um lápis na boca e com uma feição de pensativa para ilustrar o texto sobre o que mais cai no enem em historia

Descomplica te ajuda com a História no Enem

Percebeu que o Exame é uma caixinha de surpresa pela nossa lista com o que mais cai no Enem em História? Então, você já conhece a fundo todos esses temas? No cursinho preparatório da Descomplica você terá acesso ao maior cursinho online do Brasil. São diversas aulas gravadas, aulas ao vivo, correção de redações, conteúdos extras e muito mais.

Comentários

Ingrid Paloma
Ingrid Paloma
27/04/2015 às 19:32

Eu ameeeei! Continuem postando sobre os assuntos que mais caem no ENEM de cada matéria, tem ajudado muito. Um abraço :*

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Ingrid Paloma
Ingrid Paloma
27/04/2015 às 19:32

Eu ameeeei! Continuem postando sobre os assuntos que mais caem no ENEM de cada matéria, tem ajudado muito. Um abraço :*

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica