Blog Descomplica
Mão de um homem para ilustrar o texto proposta de intervenção para prova do enem

11 exemplos de propostas de intervenção para redação do Enem 2024

Confira os 11 exemplos de proposta de intervenção para a redação do Enem 2024 para você arrasar na prova.

Atualizado em

Compartilhe

Sabe o que a gente preparou para você? Propostas de intervenção Enem prontas para você trabalhar nas suas redações!

Isso mesmo: separamos 11 temas de redação do Enem e indicamos as possíveis situações-problemas para cada um deles, além de propostas de intervenção para debater o tema, confira.

Corrija a sua redação com o Corretor de Redação Gratuito para o Enem!

1. Desafios para o enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes no Brasil;

Situações-problema:

  1. Falta de denúncia por medo de repressão dos agressores;
  2. Desconhecimento dos canais de denúncia e apoio às vítimas;
  3. Insuficiência de acompanhamento psicológico das vítimas.

Propostas de intervenção:

  1. Ampliar campanhas de conscientização sobre o problema e promover ampla divulgação das leis de apoio às crianças e adolescentes no Brasil, por exemplo: Lei nº 13.010/2014 (Lei Menino Bernardo) que estabelece o direito de crianças e adolescentes serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante; e a Lei nº 14.344/2022 (Lei Henry Borel) que estabelece medidas protetivas para crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica e familiar;
  2. Divulgação de canais de denúncia como o Disque 100 (serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, destinado a receber demandas relativas a violações de Direitos Humanos, especialmente as que atingem populações em situação de vulnerabilidade social);
  3. Investir em centros de atendimento psicológico e social especializados para vítimas crianças e adolescentes e promover a ampliação de psicólogos nas escolas brasileiras para auxiliar no apoio às vítimas.

2. A crise climática como desafio ambiental urgente no Brasil;

Situações-problema:

  1. Aumento das emissões de gases de efeito estufa devido aumento do desmatamento, nos últimos anos, dos biomas brasileiros, tais como: Amazônia, Cerrado e Pantanal;
  2. Falta de incentivo fiscal e financeiro para a transição energética para fontes renováveis;
  3. Degradação de ecossistemas que afetam a sustentabilidade do país e a preservação da biodiversidade para as gerações futuras.

Propostas de intervenção:

  1. Implementar punições mais rígidas de combate ao desmatamento ilegal, uma vez que já existe uma lei sobre isso (Lei nº 9.605/1998, a qual dispõe sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente), além de promover a recuperação de áreas degradadas;
  2. Incentivar o uso da implementação de energias renováveis, como a solar e a eólica, através de subsídios e incentivos fiscais. Atualmente só existem projetos de lei com foco na agricultura familiar;
  3. Desenvolver programas de conservação de ecossistemas e espécies ameaçadas, conforme estabelecem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Agenda 2030 da ONU. 

Leia também o texto com modelos de redação para a prova do Enem

3. Juventude e mercado de trabalho no Brasil: a geração “nem nem” e seus impactos socioeconômicos;

Situações-problema:

  1. Alta taxa de jovens que não estudam nem trabalham;
  2. Baixa qualificação profissional que dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho;
  3. Falta de oportunidade em estágios e aprendizado prático.

Propostas de intervenção:

  1. Implementar programas de formação profissional e técnica voltados para jovens, tais como os centros federais de cursos técnicos e/ou profissionalizantes;
  2. Promover parcerias entre escolas e empresas para oferecer estágios e primeiro emprego, pois atualmente a Lei de Estágio (Lei nº 11.788) estabelece que os estagiários estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio etc, mas muitos já terminaram a escolaridade obrigatória e ainda não possuem oportunidades profissionais pela falta de experiência;
  3. Ampliar incentivos fiscais para empresas que contratem jovens em programas de aprendizagem. Atualmente as empresas que oportunizam o ingresso ao mercado de trabalho para jovens possuem alguns benefícios proporcionados pela Lei nº 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem), mas nem todas as empresas ainda participam desse projeto.

4. As consequências para a população brasileira em decorrência das queimadas;

Situação-Problema:

  1. Deterioração da qualidade do ar e aumento de doenças respiratórias;
  2. Destruição da biodiversidade e perda de habitats naturais;
  3. Prejuízos econômicos em setores como agricultura, turismo e impactos no cotidiano dos cidadãos (fechamento de rodovias e impossibilidade de realização de aulas).

Propostas de intervenção:

  1. Reforçar a fiscalização e aplicar multas mais severas para queimadas ilegais. Embora já exista a Lei nº 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) que regulamenta uma multa para quem fizer uso de fogo em áreas sem autorização, a impunidade ainda é um fator que contribui para a perpetuação do problema;
  2. Desenvolver projetos de reflorestamento e recuperação de áreas afetadas. Atualmente existem grandes projetos realizados por instituições privadas. A pauta deve ser também uma questão do Governo Federal;
  3. Investir em campanhas de conscientização sobre a importância da preservação ambiental, conforme estabelecem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável proposto pela Agenda 2030 da ONU.

5. Os desafios relacionados à insegurança alimentar no Brasil;

Situação-Problema:

  1. Aumento da fome e da pobreza em regiões vulneráveis;
  2. Desigualdade na distribuição de alimentos entre regiões;
  3. Insuficiência de programas de assistência social para famílias em situação de vulnerabilidade.

Propostas de intervenção:

  1. Ampliar os programas de distribuição de alimentos e cestas básicas em comunidades vulneráveis. Existe, desde a pandemia da Covid-19, a Ação de Distribuição de Alimentos (ADA) para grupos populacionais tradicionais que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mas ainda há outros grupos sociais que necessitam de ajuda;
  2. Incentivar a agricultura familiar e a produção local de alimentos, uma vez que as grandes produtoras de alimentos da agricultura é destinada para a exportação;
  3. Ampliação de programas sociais para complementação de renda e auxílio à compra de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

6. Os impactos de práticas capacitistas na sociedade brasileira;

Situação-Problema:

  1. Exclusão de pessoas com deficiência em ambientes educacionais e de trabalho;
  2. Falta de acessibilidade em espaços públicos e privados;
  3. Preconceito e discriminação que dificultam a inserção social.

Propostas de intervenção:

  1. Promover campanhas educativas sobre inclusão e respeito à diversidade, conforme previsto pela Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) – Lei nº 13.146/2015;
  2. Garantir a aplicação das leis de acessibilidade em espaços públicos e privados para diminuir a exclusão social dessa minoria;
  3. Incentivar empresas a adotarem políticas inclusivas de contratação de pessoas com deficiência. Embora já exista a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei nº 8.213/91), ainda há empresas que não contemplam essa legislação.

7. Desafios para combater a evasão escolar na realidade brasileira;

Situação-problema:

  1. Altos índices de gravidez na adolescência e desinformação sobre métodos contraceptivos;
  2. Necessidade de trabalho precoce para complementar a renda familiar;
  3. Desinteresse pela educação devido a currículos pouco atraentes e desatualizados.

Proposta de intervenção:

  1. Promover campanhas de conscientização nas mídias sociais, TV e rádio e em espaços públicos sobre métodos contraceptivos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  2. Ampliar programas de assistência social para famílias em situação de vulnerabilidade, tais como o Bolsa Família e o Programa Pé-de-Meia;
  3. Reformar os currículos escolares para incluir conteúdos mais práticos e relevantes para os jovens, uma vez que a função da educação consiste na formação cidadã e na preparação para o mercado de trabalho.

8. Os impactos da superexposição de crianças na internet para a sociedade brasileira;

Situação-problema:

  1. Aumento de casos de cyberbullying e exposição a conteúdos inapropriados;
  2. Falta de controle parental e de orientação sobre o uso seguro da internet;
  3. Diminuição das interações sociais presenciais e impacto no desenvolvimento social.

Proposta de intervenção:

  1. Criar campanhas de conscientização sobre o uso seguro da internet direcionadas a pais e educadores para diminuir casos de violência física, psicológica e/ou sexual. 
  2. Desenvolver aplicativos e ferramentas de controle parental acessíveis e fáceis de usar. Além de as redes sociais reforçarem a necessidade de os usuários terem mais de 13 anos, tais como Instagram e TikTok.
  3. Incentivar atividades que promovam a interação social e o desenvolvimento de habilidades offline por meio de ações escolares.

9. Caminhos para combater a violência escolar na sociedade brasileira;

Situação-problema:

  1. Falta de preparo dos educadores para lidar com conflitos em sala de aula;
  2. Influência de questões sociais como desigualdade, racismo e intolerância religiosa, por exemplo, no ambiente escolar;
  3. Insuficiência de programas de apoio psicológico para estudantes.

Proposta de intervenção:

  1. Oferecer capacitação contínua para educadores em resolução de conflitos;
    Criar programas de mediação de conflitos e de cultura de paz nas escolas conforme já estabelecido pelo Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) – Lei nº 13.185;
    Ampliar a oferta de atendimento psicológico para estudantes dentro das escolas , uma vez que nem todas as escolas brasileiras possuem esse cargo. Embora seja obrigatória a presença de psicólogos em escolas públicas (Lei nº 13.935/2019).

10. Desafios para a inclusão de pessoas com deficiência no Brasil.

Situação-problema:

  1. Infraestrutura urbana e de transporte público inadequada para pessoas com deficiência.
  2. Falta de oportunidades de trabalho e discriminação no ambiente corporativo.
  3. Pouca representatividade de pessoas com deficiência na mídia e na sociedade.

Propostas de intervenção:

  1. Garantir a acessibilidade em todos os projetos de infraestrutura urbana, uma vez que ainda há espaços (e transportes públicos) que não possuem rampas e/ou elevadores para garantir o acesso de pessoas cadeirantes, por exemplo;
    Incentivar políticas de inclusão e diversidade nas empresas. Embora já exista a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei nº 8.213/91), ainda há empresas que não contemplam essa legislação;
    Promover a representatividade e visibilidade de pessoas com deficiência em campanhas de mídia.

11. Os impactos do etarismo na sociedade brasileira contemporânea;

Situação-problema:

  1. Discriminação no mercado de trabalho, com a dificuldade de reinserção de pessoas acima de 50 anos.
  2. Representação negativa de pessoas idosas em mídias, reforçando estereótipos.
  3. Desvalorização do conhecimento e experiência de pessoas mais velhas em diferentes setores da sociedade.

Proposta de intervenção:

  1. Criar incentivos fiscais para empresas que contratem profissionais acima dos 50 anos e promover programas de qualificação contínua.
  2. Desenvolver campanhas de conscientização para valorizar a diversidade etária e combater preconceitos contra a idade, principalmente a partir de comerciais e/ou mídias engajadas (como as novelas). 
  3. Incentivar o protagonismo de pessoas mais velhas em espaços de decisão e em produções culturais, promovendo sua participação social, de maneira ativa, em diversas áreas, por meio de cursos de ofertas de integração social. 

Agora que você já conferiu os exemplos de proposta de intervenção para a prova do Enem, aproveite para conhecer o nosso cursinho preparatório.

Acompanhe o Gabarito do Enem 2024, que a gente divulga logo depois da prova!

Comentários

leticia oliveira
leticia oliveira
25/10/2023 às 13:33

proposta de intervenção relacionado a internet

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
31/10/2023 às 10:10

Olá, Leticia! Lá na nossa plataforma é possível identificar esse tema e enviar a redação para a correção, tá bem? Estamos aqui para ajudar, viu! 😊 Qualquer coisa chama a gente no chat 👉 bit.ly/WPPDesco que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos juntos!


Ana Paula
Ana Paula
23/10/2023 às 15:42

Não o que fazer de projeto de intervenção no Cras

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
30/10/2023 às 09:55

Ei, Ana! Lá na nossa plataforma é possível identificar vários temas e enviar a redação para a correção, tá bem? Estamos aqui para ajudar, viu! 😊 Qualquer coisa chama a gente no chat 👉 http://bit.ly/CentralDeAjudaDescomplica que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos juntos!


Francine Reis
Francine Reis
23/08/2023 às 22:49

Quero melhorar na redação!! Me ajudem😩

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Descomplica
Descomplica
25/08/2023 às 09:29

Ei, Francine! Estamos aqui para te ajudar mesmo, viu! Olha, chama a gente 👉 http://bit.ly/CentralDeAjudaDescomplica (canto inferior direito) que iremos conversar para te ajudar melhor na escolha do plano ideal pra você começar a estudar logo, combinado? Vamos te esperar! 💚


ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você