Você sabia que o casal “Brangelina” pode te ajudar a compreender as 5 fases da transição demográfica?

Com essa lista, além de se divertir, você vai aprender as seguintes competências e habilidades do ENEM:

Competência relacionada: C5 – Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.

Habilidade relacionada: H24 – Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.

Nenhuma família é tão badalada e falada quanto a família de Angelina Jolie e Brad Pitt. Uma grande família, diversa e que atrai a atenção de todos. E mais: Eles podem te ajudar a compreender como que se deram as transições demográfica – períodos em que a população oscilou suas taxas de natalidade e de mortalidade por diversas razões. 🙂

Então, vamos a esses momentos?
Então, vamos a esses momentos?

1. A fase do namoro ou a primeira fase da transição demográfica

Este momento representava o início do relacionamento do casal (ainda sem filhos), que se tornaria um dos mais falados dos últimos anos, lembra do filme Sr. e Sra Smith? Então, foi o início de tudo, ou pode ser também a primeira fase da transição demográfica. Neste período havia um crescimento populacional pequeno, isto porque a natalidade e a mortalidade eram ambas elevadas, o que gerava uma situação de equilíbrio.

2. A família começa a se formar ou segunda fase da transição demográfica

Neste período o casal adotou seus filhos, além de ter filhos naturais, foi um verdadeiro “baby boom” assim como ocorreu na segunda fase da transição demográfica. Neste período os avanços medicinais – medicamentos e vacinas – e estruturais – saneamento básico e coleta de lixo – garantiram a explosão demográfica ou o chamado “baby boom” pois a mortalidade estava baixa, acarretando assim no crescimento da população.

3. As crianças estão crescendo ou a terceira e a quarta fases da transição demográfica

Depois das adoções e do nascimento dos gêmeos, parece que a família encontrou uma estabilidade do crescimento. O mesmo ocorreu na terceira e quarta fases da transição demográfica. Neste período, houve a manutenção da queda da mortalidade agora acompanhada da queda da natalidade, gerando um equilíbrio no crescimento populacional.

5. A família parou de crescer ou a quinta fase da transição demográfica

Angelina Jolie, por que você não me adota?
Angelina Jolie, por que você não me adota?

Esse equilíbrio no crescimento da família Jolie-Pitt já dura tanto tempo que há quem questione se não haverão novas adoções ou nascimentos na família Jolie-Pitt, situação parecida ocorre na quinta fase da transição demográfica. Neste período, a natalidade está em queda levando à um crescimento negativo, como é o caso da Europa, acarretando consequências como a crise previdenciária e a diminuição do mercado consumidor interno.

Bom, se haverá um futuro crescimento ou não da família Jolie-Pitt ou novas alterações na dinâmica de crescimento populacional é difícil de saber, mas a certeza é que com essa lista, o seu 10 está garantido. 😉

Continue estudando
Post do blog

Geografia Populacional – País populoso e País povoado

Olá, meus nerds queridos!
artigo
Post do blog

Questões Comentadas: Migrações mundiais

Leia o resumo “O que caracteriza as migrações mundiais?” e resolva os exercícios abaixo.
artigo